Início Viagens As 16 melhores praias de nudismo em Portugal

As 16 melhores praias de nudismo em Portugal

Os naturistas são cada vez mais e as suas praias estão um pouco por todo o país. Estas são as melhores praias de nudismo em Portugal.

45637
1
praias de nudismo
Praia do Beliche

Os adeptos do naturismo são cada vez mais em Portugal. Por vezes, não há nada mais libertador do que entrar no mar tal como viemos ao mundo. Ou então apenas querem ter um bronzeado sem marcas do biquíni… Seja qual for a sua razão para praticar nudismo, não faltam praias de nudismo em Portugal para o fazer. Antes de mais nada, convém diferenciar entre praias de nudismo oficiais e não oficiais.

As praias oficiais são as primeiras 8 desta lista que elaborámos e estendem-se um pouco por todo o país. Depois há as praias de nudismo não oficiais. Estas praias, embora não licenciadas, proporcionam um ambiente ideal para a prática de nudismo e, regra geral, as restantes pessoas aceitam bem esse facto.

Como em todos os casos, alerta-se para o facto da possível existência de “mirones” nestas praias de nudismo, ou seja, não nudistas que apenas se deslocam estes locais para observar os naturistas. Estas são as melhores praias de nudismo em Portugal (divididas entre oficiais e não oficiais).

 

1. Praia da Ilha de Tavira (oficial)

Esta praia encontra-se situada no extremo este da Ilha de Tavira, junto à Barra do Cochicho, mesmo em frente à localidade de Tavira. O acesso faz-se por barco desde o cais de Tavira ou das Quatro-Águas. O caminho até ao cais da Ilha de Tavira é acompanhado pelo rio Gilão no qual poderá observar a frota de pesca artesanal.

Ilha de Tavira
Ilha de Tavira

Esta parte da ilha de Tavira tem algumas casas de verão, parque de campismo, instalações turísticas e bares no areal. Conta também com infraestruturas locais para a prática de actividades náuticas e a partir daqui é possível realizar passeios pela ria Formosa. As águas da parte da ilha virada para ria são mais cálidas, tranquilas e gozam de uma boa qualidade, pelo que são perfeitas para as crianças brincarem. Acesso: É feito de barco a partir do cais das Quatro Águas e/ou de Tavira, no centro da cidade.

 

2. Praia das Adegas (oficial)

A Sul da Praia de Odeceixe há uma segunda enseada, unicamente acessível na maré baixa. Trata-se da Praia das Adegas, praia de naturismo oficial. Na maré alta, o único acesso é através de caminho pedonal que desce a falésia.

Praia das Adegas
Praia das Adegas

Como chegar: O mesmo que o indicado para a Praia de Odeceixe, pela respectiva Variante. Chegado à Praia de Odeceixe, continue pela mesma estrada cerca de 500 metros, até ao parque de estacionamento junto ao miradouro no alto da falésia. Encontrará então um caminho pedonal de acesso à praia.

 

3. Praia dos Alteirinhos (oficial)

Bem perto da Zambujeira do Mar, a Praia de Alteirinhos é muito procurada por adeptos do nudismo, sendo esta uma das várias praias autorizadas para a prática do mesmo. Com um parque de estacionamento no alto da falésia, o acesso à praia faz-se por uma escadaria.

Praia dos Alteirinhos
Praia dos Alteirinhos

Sem infra-estruturas para o veraneante que por cá vem a banhos, tem-se mantido no seu estado selvagem, permitindo apreciar uma praia de beleza única, pela imponente falésia que a contorna e pelas rochas que aparecem e desaparecem consoante a maré alta ou baixa.

 

4. Praia do Meco (oficial)

Caracterizada pelo extenso areal, a Praia do Moinho de Baixo (ou praia do Meco), na Aldeia do Meco, é uma das mais frequentadas do concelho de Sesimbra. Reúne várias infraestruturas de apoio aos veraneantes próximo do principal acesso ao areal. Existem ainda zonas mais afastadas para a prática do naturismo.

Praia do Moinho de Baixo
Praia do Moinho de Baixo

Nos últimos anos o principal acesso foi melhorado e, em 2013, foi instalada à entrada da praia uma escultura alusiva à Arte Xávega, actividade piscatória praticada há muitos anos neste areal pelos habitantes da Aldeia do Meco, Alfarim e de outras localidades da zona rural.

1 COMENTÁRIO

  1. É necessária uma verificação/correcção do que se passa na Praia da Belavista. Há uns anos havia uma placa a indicar o início da praia naturista oficial à entrada, do lado esquerdo em frente ao bar. Neste momento a praia está ocupada por actividades ligadas ao kitesurf, eno ano passado a placa do início da praia naturista apareceu bastante distante da sua entrada, praticamente em cima da “19”. Infelizmente não se respeita a raridade de uma classificação como esta, sendo o naturismo prejudicado por uma prática desportiva/comercial mais agressiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here