VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Aldeia da Pena: um pequeno paraíso no coração das Aldeias de Xisto

A pequena Aldeia da Pena, em Góis, é uma das mais singelas e bonitas aldeias de xisto da Serra da Lousã. Descubra-a e saiba o que visitar nela e nos arredores.

VxMag by VxMag
Nov 6, 2021
in Viagens
0
aldeias de xisto

Aldeia da Pena (Góis)

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Convento de Santo António da Castanheira

Convento de Santo António da Castanheira: uma testemunha incrível da história de Portugal está em ruínas

Set 28, 2025
aldeia de Pias

Pias: uma aldeia entre o rio e a memória, no coração de Cinfães

Set 26, 2025
Sé de Braga

Sé de Braga: uma viagem milenar pela história de Portugal

Set 26, 2025
Monsaraz

Monsaraz: uma viagem no tempo com vista para o Alqueva

Set 26, 2025

À entrada da Aldeia da Pena, no concelho de Góis, encontra-se um secular castanheiro, um guardião da história da localidade. Chegar a esta aldeia de xisto que se desenvolveu num promontório pode ser desafiante, mas é algo que vale bem a pena, com a paisagem a desenvolver-se em todo o esplendor por volta das casas que parecem desafiar a força da gravidade.

É uma das doze Aldeias do Xisto que se encontram na serra da Lousã, aninhada entre os colossais Penedos de Góis. A Aldeia da Pena tem apenas uma rua, com vários becos a desenharem a malha urbana desta pequena aldeia. As casas são de xisto e quartzito, e perto corre uma ribeira com água cristalina. 

Após a viagem, reconforte o estômago na Adega Típica, onde pode provar bom vinho e especialidades como o cozido à portuguesa à moda da Pena, a vitela e borrego assados em forno de lenha, o queijo da serra, o presunto, os enchidos e o arroz de cabidela. A gastronomia é um dos pontos fortes da Aldeia da Pena e motivo de sobra para regressar várias vezes.

Aldeia da Pena (Góis)
Aldeia da Pena (Góis)

Finda a refeição, percorra a aldeia com calma, aproveitando para falar com as suas simpáticas e acolhedoras gentes. Comece a visita no castanheiro à entrada da aldeia e aprecia a ribeira da Pena, que corre entre abruptas margens e se precipita em quedas de água e se acalma numa piscina natural (o Poço Escuro de Cima e o Poço Escuro de Baixo). 

Como património natural, podem-se destacar também os Penedos de Góis e o Parque Florestal da Oitava, um rico habitat para aves em vias de extinção e diversos mamíferos como veados e corços. Existem vários trilhos e percursos pedestres que pode explorar para conhecer melhor as redondezas. 

O grande destaque vai para o Trilho do Baile (PR9 GOI), um trilho circular com com pouco mais de 12 quilómetros e fácil de percorrer que começa e acaba na aldeia de Aigra Velha. Passa pela Aldeia da Pena e por outras localidades vizinhas, para além dos já referidos Parque Florestal da Oitava e os Penedos de Góis.

Os Penedos de Góis são escarpas de 1040 metros, feitos de rocha granítica, que é mais dura e menos suscetível à erosão. Pode encontrar por aqui vários miradouros, de onde pode observar as serras da Estrela e do Açor e o Alto do Trevim, o ponto mais alto da serra da Lousã, com 1204 metros. 

Aldeia da Pena (Góis)
Aldeia da Pena (Góis)

De volta à aldeia em si, visite a Alminha, único local de vocação religiosa desta aldeia cujo orago é Santa Rita, e o Fontanário, que se localiza bem no centro da localidade. Aprecie cada detalhe, cada pormenor e não se esqueça de ir olhando à sua volta e para o horizonte, sempre dominado pelos Penedos de Góis.

A Aldeia da Pena é o local perfeito para conhecer as tradições da região, e é um excelente ponto de partida para conhecer outros pontos, como o Talasnal ou Piódão. Mas mais perto existem outras aldeias de xisto que merecem destaque: Aigra Velha e Aigra Nova, Comareira, Cerdeira, Candal, Vaqueirinho ou Catarredor, por exemplo.

Aliás, toda a Serra da Lousã está repleta de pequenas aldeias que vale a pena descobrir. São recantos repletos de simplicidade mas que espelham bem toda a beleza do Portugal rural que muitos ainda desconhecem. Visitá-las é descobrir um povo simples, genuíno e muito hospitaleiro.

Se visitar a Aldeia da Pena no Verão, aproveite para dar um saltinho até um dos segredos mais bem guardados da região: a praia fluvial da Ponte Velha, na aldeia vizinha da Cabreira. O passeio demora menos de 30 minutos e garante-lhe um banho refrescante num rio de águas puras e cristalinas com as casas de xisto a emoldurar a paisagem.

No final do seu passeio, não vá embora da Aldeia da Pena sem comprar uma lembrança ou um produto local. Para além de estar a comprar um produto de qualidade, está também a ajudar o comércio local e a permitir que o povo da aldeia possa continuar a viver aqui e a recebê-lo sempre de braços abertos, como eles tão bem sabem fazer.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

flores roxas
Notícias

7 plantas com flores roxas para transformar o seu jardim numa explosão de cor

by VxMag
Abr 30, 2026
0

Há algo de irresistível nas flores roxas. Talvez seja a forma como se destacam entre o verde das folhagens, ou...

Read moreDetails
Jiboia

As melhores plantas pendentes para decorar prateleiras altas

Abr 30, 2026
Os melhores aspiradores robô para casas com animais

Os melhores aspiradores robô para casas com animais

Mai 1, 2026
O que a airfryer faz realmente pela alimentação - e como usá-la além das batatas fritas

O que a airfryer faz realmente pela alimentação – e como usá-la além das batatas fritas

Abr 30, 2026
Como limpar o exaustor da cozinha por dentro e por fora

Como limpar o exaustor da cozinha por dentro e por fora

Abr 30, 2026
Como limpar o pó de forma eficaz - a ordem certa e os locais que toda a gente esquece

Como limpar o pó de forma eficaz – a ordem certa e os locais que toda a gente esquece

Abr 30, 2026

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine