VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Natureza
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Cultura

7 expressões populares de Lisboa e as histórias que escondem

Descubra a origem de 7 expressões populares nascidas em Lisboa e o que nos dizem sobre a história e o espírito da capital portuguesa.

VxMag by VxMag
Jun 24, 2025
in Cultura
1
7 expressões populares de Lisboa e as histórias que escondem

7 expressões populares de Lisboa e as histórias que escondem

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

expressões populares portuguesas

A surpreendente origem de 27 expressões populares portuguesas

Set 22, 2025
palavras antigas

14 palavras antigas que quase desapareceram do português – mas merecem ser recordadas

Ago 30, 2025
A curiosa origem da palavra "pai"

A curiosa origem da palavra “pai”

Ago 30, 2025
A curiosa origem da palavra "mãe"

A curiosa origem da palavra “mãe”

Ago 30, 2025

A língua portuguesa está cheia de expressões que usamos no dia a dia sem pensar muito na sua origem. Em Lisboa, algumas dessas expressões nasceram de episódios concretos — históricos, lendários ou simplesmente curiosos — e ajudam a contar a história da cidade.

Conheça sete expressões tipicamente lisboetas e a origem de cada uma.

1. Caiu o Carmo e a Trindade

Usa-se para descrever situações dramáticas ou acontecimentos inesperados e intensos. A expressão remonta ao terramoto de 1755, que destruiu grande parte de Lisboa, incluindo dois importantes conventos: o do Carmo e o da Trindade.

A comoção provocada por este desastre foi tão grande que o povo passou a dizer que “caiu o Carmo e a Trindade” sempre que algo de enorme impacto acontecia.

2. Ficar a ver navios

Significa ficar desiludido, esperar por algo que nunca chega. Há duas teorias ligadas ao miradouro de Santa Catarina: uma sugere que era ali que as pessoas esperavam os navios vindos das Índias, outra diz que era o local onde os apoiantes de D. Sebastião aguardavam, em vão, o seu regresso. Em ambos os casos, o que ficou foi a espera frustrada.

3. Rés-vés Campo de Ourique

Usa-se para descrever algo que aconteceu “por um triz”, mesmo à justa. Uma explicação relaciona a expressão com o facto de Campo de Ourique ter escapado quase incólume ao maremoto que se seguiu ao terramoto de 1755.

Outra teoria liga-a ao traçado antigo da cidade, quando Campo de Ourique marcava o limite urbano. Fosse qual fosse a origem, a ideia de “por pouco” ficou associada ao bairro lisboeta.

4. Meter o Rossio na Rua da Betesga

Refere-se a algo impossível ou altamente desproporcionado. A Rua da Betesga é uma curta ligação entre o Rossio e a Praça da Figueira, com apenas 35 metros de comprimento. A imagem de tentar encaixar a vasta praça do Rossio naquela rua minúscula ajuda a perceber o exagero implícito na expressão.

5. Calhandreira

Hoje usada para descrever alguém dado à bisbilhotice, esta palavra terá nascido entre os séculos XVII e XVIII. O termo deriva de “calhandro”, nome popular para os penicos da época.

Eram despejados no Tejo por mulheres ao serviço das famílias ricas de Lisboa, que aproveitavam a ocasião para trocar mexericos. Daí surgiu o termo “calhandreira”.

6. À grande e à francesa

Usa-se para descrever comportamentos faustosos ou vidas levadas com grande ostentação. A origem está ligada ao Palácio Chiado, então residência de Joaquim Pedro de Quintela, o Conde de Farrobo, conhecido por organizar festas luxuosas.

Durante as invasões francesas, o general Junot também ali se instalou e deu continuidade às celebrações. Daí nasceu a ideia de viver “à grande e à francesa”.

7. Farrobodó

Deriva também das festas promovidas pelo Conde de Farrobo. As celebrações eram tão extravagantes que o nome do anfitrião acabou por dar origem ao termo “farrobodó”, hoje usado para descrever festas animadas, por vezes descontroladas.

Curiosamente, a forma popular “forrobodó” está incorreta — o termo original e correto é mesmo “farrobodó”.

Ajude-nos a chegar mais longe

Gosta do que lê na VortexMag? Adicione-nos como fonte preferida no Google e passe a ver mais dos nossos artigos nos seus resultados de pesquisa.

Adicionar como Fonte Preferida  →
VxMag

VxMag

A VxMag é a assinatura editorial coletiva da Vortex Magazine. Os artigos publicados sob este nome são escritos e revistos pela equipa da redação, que cobre sociedade, cultura, viagens, tecnologia e atualidade com o mesmo compromisso de rigor e verificação de factos.

Comments 1

  1. Francisco Manuel Freitas Braamcamp Figueiredo says:
    1 ano ago

    Ficar a ver navios: Sempre ouvi dizer que tem a ver com a chegada de Junot a Lisboa. Quando este chegou a Lisboa com a intenção de capturar o Rei só terá conseguido ficar a ver os navios que transportavam D. João VI já no Tejo a caminho do Brasil

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Porque alguns tubarões têm de nadar sempre para não se afogarem
Natureza

Porque alguns tubarões têm de nadar sempre para não se afogarem

by Fernando Alves
Ago 9, 2026
0

Existe uma ideia popular de que todos os tubarões têm de nadar continuamente, sob pena de morrerem. É um mito...

Read moreDetails
Bacalhau espiritual gratinado no forno: perfeito para reunir a família à mesa

Bacalhau espiritual gratinado no forno: perfeito para reunir a família à mesa

Ago 9, 2026
Porque os polvos têm três corações e sangue azul

Porque os polvos têm três corações e sangue azul

Ago 9, 2026
Como os salmões sabem voltar ao rio exato onde nasceram

Como os salmões sabem voltar ao rio exato onde nasceram

Ago 9, 2026
Porque os tomateiros deixam de dar frutos no verão mesmo com muitas flores

Porque os tomateiros deixam de dar frutos no verão mesmo com muitas flores

Ago 9, 2026
Porque o manjericão murcha depressa mesmo com rega regular

Porque o manjericão murcha depressa mesmo com rega regular

Ago 8, 2026

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Natureza

© 2024 Vortex Magazine