Início Gastronomia 4 motivos porque deve beber 1 colher de vinagre de maçã após...

4 motivos porque deve beber 1 colher de vinagre de maçã após as refeições

É utilizado como tempero de saladas mas possui muitas outras propriedades. Descubra os benefícios de beber vinagre de maçã após as refeições.

0
Vinagre de maçã
Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é cada vez mais utilizado como substituto de vinagre de vinho mais comum na nossa dieta. E não é de admirar: é mais saudável e, além disso, possui muitos outros benefícios.

A sabedoria popular acumulou, ao longo dos tempos, muita informação sobre os benefícios de certos alimentos, plantas ou chás. Muitos desses supostos benefícios são apenas mitos. Mas outros são validados pela ciência em diversos estudos realizados nos últimos anos.

Um hábito saudável, que qualquer pessoa pode fazer em casa, é beber uma colher de sopa de vinagre de maçã após cada refeição. Ou talvez seja melhor ideia beber essa colher de vinagre de maçã com água já que, para muita gente, o sabor não é o mais agradável.

Temos certeza de que em sua casa existe uma garrafa de vinagre de maçã para temperar saladas ou outros pratos. Oferece um sabor muito equilibrado, sem acidez excessiva, não contém calorias e é um bom substituto para a maionese. Descubra os benefícios de beber uma colher de vinagre de maçã após as refeições.

1. Torna a digestão mais fácil

O vinagre de maçã é feito através de vários processos de fermentação das maçãs. Este tipo de processamento aprimora ainda mais as propriedades naturais das maçãs. É por isso que é tão adequado para a nossa saúde digestiva.

  • O ácido acético presente nesta bebida retarda a digestão dos amidos e controla o nível de glicose, ajudando também a absorver melhor os nutrientes.
  • Combate a azia.
  • Contém enzimas digestivas que promovem a digestão e melhoram os movimentos intestinais.

2. Ajuda a perder peso

O hábito de tomar uma colher misturada com água após as refeições acelera o metabolismo, o que faz queimar gordura mais rapidamente.

Outro pormenor interessante é que o vinagre de maçã é rico em vitamina B6 e lecitina, dois elementos muito poderosos para promover a depuração de gordura e enfraquecer os depósitos gordurosos mais antigos que se acumulam no nosso corpo.

É importante que nunca exceda 10 ou 20 ml de vinagre de maçã diariamente.

3. Limpa o organismo de impurezas

  • Este tipo de vinagre tem um alto poder alcalinizante. Graças a isto, proporciona um ambiente menos ácido, onde vírus e bactérias não conseguem desenvolver-se com tanta intensidade.
  • Um corpo alcalino é sinónimo de saúde. Portanto, esta bebida, juntamente com limão e bicarbonato, é um dos melhores agentes naturais para regular o pH do organismo.
  • O vinagre de maçã permite desintoxicar o cólon e os intestinos, para que se possa eliminar melhor os compostos prejudiciais presentes nos alimentos, favorecendo também a absorção de nutrientes no intestino para que eles cheguem à corrente sanguínea.
  • Com uma colher deste remédio natural por dia combaterá a retenção de gases muito melhor e beneficiará do seu efeito diurético.
  • Outro aspecto a ser levado em consideração é que este remédio natural permite melhorar o funcionamento do sistema linfático e também torna o fluxo sanguíneo muito mais leve e fluído, combatendo a aterosclerose.
  • O vinagre de maçã é muito útil em caso de hipertensão ou altos níveis de triglicerídeos. Se o hábito de consumir uma colher após as refeições for acompanhado por uma dieta saudável e por exercício físico, os resultados serão visíveis após um mês.

4. Diminui a sensação de fome após as refeições

Algo tão simples quanto tomar uma colher desta bebida após a refeição principal do dia ajudará a regular o desejo e até a necessidade de comer doces.

Isto acontece porque este tipo de vinagre pode suprimir o pico pós-prandial, ou seja, o nível de açúcar no sangue, ajudando a combater o vício ou a ânsia de comer doces.

Muitas pessoas sofrem um aumento do nível de glicose no sangue depois de comer pois, momentos após comer, experimentam uma queda acentuada de açúcar que os faz sentir a necessidade de comer algo doce. É um círculo vicioso nada saudável.

Nestes casos, será benéfico beber um copo de água com uma colher de vinagre de maçã diluída. É recomendado meia hora antes das refeições ou meia hora depois.

Contra-indicações de vinagre de maçã

É sempre mais aconselhável consumir vinagre de maçã orgânico e o mais natural possível. Só assim poderá beneficiar de todas as suas propriedades.

Geralmente, os efeitos colaterais ou contra-indicações desta bebida são mínimos. Mas existe sempre um aviso importante: evite o consumo excessivo. A dose diária recomendada não deve exceder 1 a 2 colheres por dia (10 a 20 ml).

A ideia de que o vinagre de maçã pode ajudar a perder peso, por si só, é perigosa. Esta obsessão pode conduzir a abusos e a sofrer, a longo prazo, de gastrite ou de úlceras estomacais. A melhor forma de perder peso é manter uma dieta saudável e praticar exercício físico regularmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here