VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

15 dos centros históricos mais bonitos de Portugal

Alguns deles são património mundial da UNESCO e estão muito bem conservados. Descubra alguns dos centros históricos mais bonitos de Portugal.

VxMag by VxMag
Mar 17, 2023
in Viagens
0
cidades que marcaram a história de Portugal

Elvas

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Tongobriga

Tongobriga: uma das maiores ruínas romanas para visitar no Norte de Portugal

Mar 25, 2023
fundão

Fundão: natureza e aldeias históricas para descobrir na Serra da Gardunha

Mar 24, 2023
Rio de Onor

Parque Natural de Montesinho: rotas, trilhos e percursos pedestres para descobrir em Trás-os-Montes

Mar 24, 2023
aldeias mais altas de Portugal

As 5 aldeias mais altas de Portugal

Mar 23, 2023

Com vários locais classificados como património da UNESCO e com o turismo a assumir uma posição cada vez mais importante na economia e na sociedade portuguesas, Portugal tem apostado cada vez mais na recuperação e na valorização dos seus centros históricos. Recuperar este património não é apenas uma questão de agradar aos turistas mas, sobretudo, uma forma de fazer justiça e honrar a nossa história e os nossos antepassados.

E recuperá-los é também motivo de orgulho de um povo que está, lentamente, a redescobrir e a valorizar o seu passado. Existem algumas cidades ou vilas onde ainda é necessário um trabalho enorme para recuperar algumas ruas e edifícios e, caso os recuperem, podem mesmo existir novas candidaturas a património da UNESCO muito em breve.

Se ficou com curiosidade em conhecer estes locais, então descubra alguns dos centros históricos mais bonitos de Portugal. Escolha o seu preferido e parta à descoberta de um país que tem muito mais para descobrir do que aquilo que possa imaginar.

1. Elvas

Elvas
Elvas

Esta cidade alentejana é um exemplo de fortificação militar, com muralhas em forma de estrela que resistiram a vários cercos ao longo dos séculos. Dentro das muralhas, podemos encontrar monumentos como o castelo medieval, a sé com traços manuelinos e o aqueduto da Amoreira.

2. Évora

cidades mais bonitas de portugal
Évora

O centro histórico de Évora é um museu vivo da história de Portugal, desde a época romana até aos nossos dias. Podemos ver vestígios como o templo romano, a sua imponente catedral, a capela dos ossos e o palácio dos condes de Basto.

3. Bragança

Domus Municipalis

O centro histórico de Bragança é um lugar onde as tradições e os costumes ainda vivem. No topo da cidade, destaca-se o castelo de duas cinturas que guarda uma cidadela bem conservada. Dentro das muralhas, pode-se visitar a Domus Municipalis, um edifício românico único em Portugal, a igreja de Santa Maria e o museu militar. À entrada do castelo, há o pelourinho que mostra uma junção entre as crenças cristãs e pagãs.

4. Porto

Porto (Mike Deensel)

Esta cidade nortenha é famosa pelo seu vinho e pela sua beleza à beira-rio. O seu centro histórico é Património Mundial da UNESCO e tem atrativos como a torre dos Clérigos, a livraria Lello, a estação de São Bento e a ponte D. Luís I.

5. Lisboa

lisboa
Lisboa (Risa Nishino)

A Baixa Pombalina é o coração do centro histórico, reconstruída após o terramoto de 1755 com um traçado geométrico e regular. Aqui pode-se encontrar a Praça do Comércio, a Praça da Figueira, o Elevador de Santa Justa e o Rossio. Nas colinas circundantes à Baixa, há outros bairros que merecem uma visita. O Chiado é o bairro boémio e cultural, Alfama é o bairro mais antigo e típico, a Mouraria é o bairro multicultural e popular, onde nasceu o fado e o Bairro Alto é o centro da vida noturna e alternativa, com os seus bares, restaurantes e lojas.

6. Viseu

Viseu

Esta cidade beirã tem um centro histórico que é um dos mais belos e antigos de Portugal, com origens na época romana. Podemos percorrer as suas ruas estreitas e descobrir monumentos como a Sé Catedral, o Museu Grão Vasco, o Solar dos Peixotos e a Casa da Ribeira.

7. Tomar

Tomar
Tomar

Tomar é um símbolo da história dos templários em Portugal, que aqui fundaram o seu quartel-general no século XII. O seu centro histórico tem como ponto alto o Convento de Cristo, uma obra-prima da arquitetura manuelina e Património Mundial da UNESCO.

8. Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo
Igreja da Misericórdia de Angra do Heroísmo

Esta cidade açoriana é Património Mundial da UNESCO pela sua importância histórica e cultural. Foi um dos primeiros locais habitados nos Açores e um ponto estratégico nas rotas marítimas entre a Europa e as Américas. O seu centro histórico tem edifícios renascentistas e barrocos, como o Palácio dos Capitães Generais, a Câmara Municipal e a Igreja da Misericórdia.

9. Braga

curiosidades braga
Braga

Braga é conhecida como a “Roma portuguesa”, pela sua riqueza religiosa e arquitetónica. O seu centro histórico tem igrejas e conventos de vários séculos, como a Sé Catedral, o Jardim de Santa Bárbara e o Palácio do Raio.

10. Guimarães

Guimarães
Guimarães

Guimarães é considerada o berço da nação portuguesa, pois foi aqui que nasceu o primeiro rei do país, Dom Afonso Henriques. O seu centro histórico é um conjunto harmonioso de edifícios medievais e barrocos, destacando-se o castelo, o paço dos duques de Bragança e a igreja de São Miguel.

11. Coimbra

Coimbra
Coimbra

Esta cidade universitária é uma das mais antigas e prestigiadas da Europa, com uma tradição académica que remonta ao século XIII. O seu centro histórico tem edifícios emblemáticos como a universidade, com a sua biblioteca barroca e a sua torre sineira.

12. Ponte de Lima

Ponte de Ponte de Lima
Ponte de Ponte de Lima

Ponte de Lima é uma das vilas mais antigas de Portugal. O seu centro histórico conserva o traçado medieval, com pontes romanas e góticas sobre o rio Lima, igrejas e capelas históricas, casas senhoriais e solares e jardins e fontes ornamentais.

13. Serpa

Serpa
Serpa

Esta cidade alentejana tem um centro histórico que reflete a sua história milenar, desde a época romana até aos nossos dias. Podemos ver monumentos como o castelo medieval, a muralha árabe, igreja matriz gótica e o aqueduto. Serpa é também famosa pela sua gastronomia e pelos seus produtos locais, como o queijo e o presunto.

14. Moura

locais para visitar no Alqueva
Moura

Moura tem um centro histórico que guarda as marcas das várias civilizações que por aqui passaram, desde os celtas aos árabes. Podemos admirar edifícios como o castelo mourisco, a igreja matriz com traços manuelinos, o convento do Carmo e a torre do relógio.

15. Aveiro

Aveiro
Aveiro

Aveiro é conhecida como a “Veneza portuguesa”, pelos seus canais navegáveis por barcos coloridos chamados moliceiros. O seu centro histórico tem um charme especial, com casas típicas decoradas com azulejos, o Museu de Arte Nova e a Sé Catedral. Destacam-se ainda as muitas casas construídas segundo o estilo da Arte Nova.

Tags: centro histórico
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tongobriga
Viagens

Tongobriga: uma das maiores ruínas romanas para visitar no Norte de Portugal

by VxMag
Mar 25, 2023
0

No Norte de Portugal é possível encontrar diversos locais ricos em história, que nos proporcionam uma autêntica viagem no tempo,...

Read more
Lenda do Galo de Barcelos

Galo de Barcelos: mais do que uma lenda, um símbolo de Portugal

Mar 25, 2023
fundão

Fundão: natureza e aldeias históricas para descobrir na Serra da Gardunha

Mar 24, 2023
Rio de Onor

Parque Natural de Montesinho: rotas, trilhos e percursos pedestres para descobrir em Trás-os-Montes

Mar 24, 2023
Estação de Aveiro

Azulejos portugueses: história, origem e curiosidades

Mar 23, 2023
aldeias mais altas de Portugal

As 5 aldeias mais altas de Portugal

Mar 23, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine