O Santuário do Bom Jesus em Braga é um mundo à parte a muitos níveis. Para quem apenas ouve falar, não é possível perceber tudo o que pode encontrar num só lugar.
Pode naturalmente referir-se o lado espiritual, mas a potencialidade para atividades desportivas, gastronomia, fotografia, entre muitas outras é imensa. Fique a conhecer melhor este local magnífico.
A escadaria
A escadaria data da primeira metade do século XVIII. As obras para a construção da mesma começaram sob o domínio do Bispo D. Rodrigo de Moura.
Os peregrinos começaram por ser encorajados a subir esta escada de joelhos. A justificação prendia-se com o alcançar uma clareza espiritual de purificação e redenção.
Para quem se quiser arriscar a subir a escadaria sugere-se que não o façam com muito calor, pois esta experiência tem tanto de bom quanto de desgastante.

São três os conjuntos de escadas que aqui existem: o primeiro tem várias capelas decoradas com figuras que retratam a Paixão de Cristo; Já o segundo chamado de Escada dos Sentidos, é dedicado aos 5 sentidos humanos: Visão, Olfato, Audição, Tato e Paladar. O último conjunto está dedicado a 3 virtudes católicas: Fé, Esperança e Caridade.
O Elevador hidráulico
Este elevador tem várias particularidades, mas o destaque vai para o facto de permitir saltar a parte de subir (ou desder…) escadaria.
Como curiosidade fica também o facto deste ser o primeiro funicular da Península Ibérica. De facto, foi no santuário do Bom Jesus do Monte que o mesmo foi construído. A sua inauguração data de 1882 sendo o elevador movido por um sistema de balanço hídrico, o qual ainda está em uso.
O potencial fotográfico
Independentemente da forma encontrada para garantir a subida, existe uma clara recompensa no topo. A vista é simplesmente impagável. Para além disso, a Basílica do Bom Jesus do Monte e toda a envolvência garantem um enorme potencial fotográfico.
A gastronomia
A respeito das preciosidades encontradas no topo, deve reforçar-se a existência de um restaurante panorâmico, de uma esplanada e ainda de uma gruta com um pequeno lago. Uma visita ao santuário do Bom Jesus do Monte é o plano perfeito para famílias com crianças.
E, nesta perspetiva, destaca-se que o restaurante possibilita para além de uma vista magnífica deliciar-se com excelentes iguarias.
Relevo ainda para restaurantes nas estradas circundantes, e próximas do Bom Jesus, onde pode apreciar pratos típicos da gastronomia de bracarense, como o famoso Bacalhau à Braga, por exemplo..
O Alojamento
O Funicular é uma ótima forma de aceder ao topo do Bom Jesus conforme se referiu. Subir todos os degraus permite esticar as pernas, e os incontáveis caminhos pela encosta arborizada são ótimos para explorar, existindo locais muito interessante para encetar um piquenique.
No seguimento de todos os aspetos referidos, pode optar por pernoitar na zona do Santuário, pois são muitas e excelentes as opções propostas.
O Hotel do Parque, o Hotel do Lago e ainda o Hotel do Elevador são três das opções possíveis. Fazem parte do mesmo grupo hoteleiro, tem acesso a spa, piscina e todos possibilitam desfrutar desta zona na plenitude.