Se é um amante de história, natureza e religião, não pode perder a oportunidade de conhecer o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, local que combina uma deslumbrante paisagem com a riqueza de um património espiritual e cultural, tudo bem perto do Parque Nacional da Peneda-Gerês, no Norte de Portugal.
O conjunto arquitetónico do santuário compõe-se de uma igreja, um cruzeiro, diversas capelas, edifícios de apoio aos peregrinos, uma gruta e algumas fontes. O santuário encontra-se na freguesia de Santa Maria do Bouro, em Amares, na encosta de uma montanha, e totalmente rodeado de uma paisagem deslumbrante, de onde se destacam os enormes plátanos, o ribeiro que corre entre as serras e a diversidade de flora e fauna.
O local tem uma longa tradição histórica e religiosa, sendo considerado por muitos como um dos santuários marianos mais antigos do norte de Portugal.
Diz-nos a lenda que o espaço foi fundado por dois monges beneditinos, Frei Lourenço e Paio Amado, que se diz terem encontrado uma imagem da Virgem Maria que tinha sido escondida numa gruta por eremitas, que fugiram da invasão árabe do século VIII. Esta imagem teria sido levada para o mosteiro, que foi construído nas proximidades. Anos mais tarde, no século XVII, ergueu-se o atual santuário barroco.
Este é um local de culto da Nossa Senhora da Abadia, padroeira dos agricultores e dos animais domésticos. Durante o ano, realizam-se diversas festas e romarias no santuário, com as mais importantes a serem a peregrinação do concelho, no último domingo de maio, e a romaria no dia 15 de agosto.
Por estas ocasiões, milhares de fiéis vão ao santuário para participar nas celebrações religiosas, nas procissões e nas feiras populares.
Se tiver a oportunidade, não deixe de visitar este santuário. Comece por conhecer a igreja, que tem uma fachada barroca com azulejos renascentistas, e uma varanda de onde pode apreciar a vista.
No seu interior, pode ver diversos altares com talha dourada e imagens sacras, especialmente no altar-mor, onde está a imagem da Virgem da Abadia. Depois, siga até ao cruzeiro, monumento de granito que simboliza a fé cristã e que foi construído em 1725.
A partir daí, pode subir pela montanha pelo caminho da via sacra, descobrindo as oito capelas com cenas bíblicas esculpidas em pedra, que são alusivas à vida de Cristo e da Virgem.
No final do caminho, chegará à gruta, onde se diz que estava a imagem da Virgem encontrada pelos monges fundadores. Pode ainda visitar os edifícios de apoio aos peregrinos, como a casa das ofertas, e o antigo quartel, onde se situa o Museu de Arte Sacra e Etnográfico da Confraria de Nossa Senhora da Abadia. Como pode ver, o local tem muito património a descobrir e merece uma visita demorada, para que se inteire de todos os seus detalhes.
Caso queira explorar a região, existe também muito que ver e fazer. Pode visitar o Mosteiro de Santa Maria de Bouro, mosteiro cisterciense que foi fundado no século XII. Também pode explorar os muitos trilhos do Parque Nacional da Peneda-Gerês, assim como as suas aldeias típicas.
Por fim, pode também partir à descoberta de Braga, com um Centro Histórico cativante e com muito para ver, contando também com santuários de renome nas proximidades, como o Santuário do Bom Jesus.
E claro, não pode perder a gastronomia da região, provando pratos como o cabrito assado no forno ou o bacalhau à Narcisa, ou os doces conventuais como as laranjinhas e as clarinhas. Uma visita simplesmente imperdível!