VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Salinas do Samouco: natureza e história de mãos dadas, bem perto de Lisboa

Ficam em Alcochete, bem perto de Lisboa, e são um local onde a natureza se cruza com a história. Conheça as salinas do Samouco.

VxMag by VxMag
Out 14, 2023
in Viagens
0
Salinas do Samouco

Salinas do Samouco

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Estremoz

Estremoz: o castelo de mármore branco único em Portugal

Mai 21, 2025
Curral das Freiras

Curral das Freiras: o recanto secreto da Madeira onde as freiras se esconderam dos piratas

Abr 22, 2025
Dornes

Dornes: a aldeia mágica dos Templários

Abr 21, 2025
Aqueduto das Águas Livres

Aqueduto das Águas Livres: a obra que levou água e imponência a Lisboa

Abr 11, 2025

Oficialmente instituídas como Fundação para a Proteção de Gestão Ambiental das Salinas do Samouco, as salinas do Samouco são um daqueles locais que não pode deixar de descobrir em Portugal, encontrando-se muito próximas de Lisboa. Estas salinas nem sequer eram para existir, tendo em conta as obras que se fizeram durante a construção da ponte Vasco da Gama e dos seus acessos. 

O nosso país sempre foi um dos maiores produtores de sal marinho, devido à nossa grande faixa costeira. É verdade que a maioria das nossas salinas já se encontra desativada, incluindo algumas das maiores, mas algumas zonas de Portugal ainda conservam essa tradição.

Por exemplo, Aveiro sempre foi um dos maiores centros de produção de sal, e, em Rio Maior, podemos encontrar as únicas salinas interiores do nosso país, as únicas que estão em funcionamento pleno em toda a zona europeia.

Salinas do Samouco
Salinas do Samouco

Em Algarve, perto de Tavira, encontrará também a segunda maior salina do nosso país, que pode ser visitada. Mas as salinas do Samouco não deixam de se destacar pelas suas atrações, que cativam os visitantes e dão visibilidade ao local.

Estas salinas são uma instituição de direito privado e utilidade pública, que tem como obrigação a promoção da conservação e manutenção do salgado, de modo a conservar a natureza e manter a proteção ambiental.

Assim, este é um autêntico paraíso natural com 360 hectares, onde se destaca o sal, chamado de “ouro branco” por servir de sustento a muitas famílias da zona de Alcochete, sendo que o lugar ainda está em laboração. Portanto, as salinas do Samouco são um motor fundamental da economia da região, para além de conservarem as suas maravilhas naturais.

A fundação é igualmente responsável por diversas modalidades de visita ao local, que está aberto todos os dias.  Poderá fazer uma visita com ou sem guia ou seguir pelo trilho do flamingo (aos sábados e domingos), com preços entre os 2.50€ e os 5€ (as crianças com menos de 5 anos não pagam a visita).

Salinas do Samouco
Salinas do Samouco

As salinas são também um sítio privilegiado para caminhadas e para a observação de aves, até porque esta é uma Zona de Proteção Especial, que é visitada por 170 espécies diferentes de aves.

O grande destaque no que toca ao birdwatching são os seus flamingos (que podem ser vistos no trilho dos flamingos), as garças e os pernilongos, espécies que não costumam ser tão avistadas noutros locais. Para esta atividade, poderá alugar binóculos e usufruir das cabinas de observação de pássaros, para uma experiência ainda mais imersiva.

E, se gosta de animais, nas salinas encontrará também os famosos burros mirandeses, que fazem a delícia de todos os visitantes que aqui acorrem, especialmente as crianças.

Como pode ver, existe muito para fazer e para descobrir nas salinas do Samouco, sendo o local perfeito para uma visita de fim-de-semana em família, ou durante as férias dos mais pequenos.

Portanto, não perca a oportunidade de visitar este maravilhoso local e de aprender mais sobre a produção do sal no nosso país, assim como de observar a rica e diversa fauna que tem este local por casa. Temos a certeza de que esta vai ser uma visita em que se vai divertir muito, e talvez até repetir no futuro.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Língua Portuguesa
Cultura

A origem da palavra “saudade”: entre a história e a alma portuguesa

by VxMag
Jun 20, 2025
0

Dificilmente se encontra uma palavra que provoque tanta curiosidade fora de Portugal como “saudade”. Mais do que um termo, é...

Read moreDetails
Arroz de robalo e gambas

Arroz de robalo e gambas: um prato cheio de sabor e tradição

Jun 20, 2025
Língua Portuguesa

Escrever sem tropeçar: os 8 erros ortográficos mais comuns em português

Jun 19, 2025
cê-cedilha

Língua Portuguesa: porque razão o cê-cedilha não faz parte do alfabeto?

Jun 18, 2025
Bacalhau com natas e espinafres

Bacalhau com natas e espinafres: um clássico que nunca falha

Jun 17, 2025
Bolo húmido de natas e laranja

Bolo húmido de natas e laranja: simples e delicioso

Jun 16, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine