Início Viagens Quinta da Regaleira: poços, túneis, símbolos ocultos e mistérios em Sintra

Quinta da Regaleira: poços, túneis, símbolos ocultos e mistérios em Sintra

Trata-se de um dos mais misteriosos locais de Sintra e de Portugal. Descubra todos os segredos, história e encantos da Quinta da Regaleira.

2841
0
Quinta da Regaleira
Quinta da Regaleira Foto: Roy Roos

Não é o local mais falado de Sintra, mas é certamente um dos mais interessantes. Esta situação justifica-se pela grande variedade e riqueza de ambientes a explorar. Não o conhecer é objetivamente um crime turístico, pelo que fica uma apresentação daquilo que pode encontrar.

Quinta da Regaleira
Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira é uma propriedade que foi construída entre os anos de 1904 e 1910 por decisão do milionário António Augusto Carvalho Monteiro. O respetivo palácio e jardins foram projetados pelo arquiteto italiano Luigi Manini.

O Palácio apresenta uma construção do estilo romântico e revivalista, sendo identificáveis formas arquitetónicas e decorativas variadas. Pode destacar-se a influência gótica, manuelina e renascentista, mas igualmente a existência de simbologia esotérica.

Quinta da Regaleira
Quinta da Regaleira

Trata-se de um lugar simplesmente lindo e que chega a parecer mágico. Esta quinta ficou famosa devido ao Poço Iniciático. Provavelmente é este o motivo que leva 9 em cada 10 visitantes a deslocarem-se à Quinta da Regaleira. Contudo, desengane-se quem pensa que esta é a única ou mesmo a principal atração. Para além desta existem muitos outros pontos de interesse.

Quinta da Regaleira
Quinta da Regaleira, Sintra (Dmitry Kovalchuk)

Assim, e antes mesmo de atingir esse poço, deve dar-se particular ênfase à capela da santíssima trindade, que possibilita descer à cripta. Na parte posterior e já após o poço, são de destacar um surpreendente lago no meio dos jardins.

A Quinta da Regaleira é por assim dizer um local fora da caixa. Nada convencional e com elementos dignos de relevo, como o jardim que apresenta vários níveis, pois fica num terreno encostado à Serra. Apresenta também vários lagos, e ainda pequenas construções de que são exemplo pontes, grutas e torres.

Quinta da Regaleira
Quinta da Regaleira

Contextualizando os elementos existentes, deve destacar-se a existência no Palácio das salas de Caça, da sala Octogonal e da sala dos Reis. De igual modo, elementos como a capela, a Álea dos Deuses, o Portal dos Guardiões e os Percursos Subterrâneos merecem destaque particular.

No que toca os Percursos Subterrâneos, é extremamente original o sistema de túneis que liga vários pontos desta propriedade, onde se inclui o já referido Poço Iniciático. O percurso efetuado por baixo da propriedade cria uma sensação de fascínio e ao mesmo tempo de alguma reserva por se estar debaixo de terra. Contudo, será importante mencionar que é útil levar uma lanterna ou algo similar para obter iluminação.

Quinta da Regaleira
Quinta da Regaleira

Existem no jardim muitos símbolos que se suspeita terem relação com entidades como a Ordem dos Templários, a Maçonaria e a Rosa-Cruz. No entanto, sendo situações pouco concretas, não é possível estabelecer relações diretas com as mesmas.

Deve mencionar-se que a propriedade foi adquirida pela Câmara municipal de Sintra em Março de 1997, sendo atualmente a sede social da Fundação CulturSintra. Esta organização desenvolve aí um vasto programa de conservação e recuperação patrimonial, de dinamização turística e de aplicação de um plano de atividades culturais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here