Início Viagens 15 locais de sonho para visitar em Sintra

15 locais de sonho para visitar em Sintra

Não faltam inúmeros locais para visitar em Sintra, uma das mais belas e encantadas de Portugal. Descubra 15 locais de sonho para visitar em Sintra.

74836
4
locais para visitar em Sintra
Palácio da Pena

A poucos minutos de Lisboa, Sintra é a terra dos palácios, da serra encantada, das lendas e na natureza exuberante. A lista dos melhores locais para visitar em Sintra é enorme e é difícil visitar esta encantada vila em poucos dias. Aceite as nossas dicas e, dependendo do tempo que possui para visitar Sintra, escolha você próprio os seus locais para visitar em Sintra. Descubra 15 locais de sonho para visitar em Sintra.

 

1. Palácio da Pena

O deslumbrante Palácio da Pena é um dos maiores exemplos do revivalismo romântico do séc. XIX em Portugal. Situado no Monte da Pena, foi edificado no sítio de um antigo convento de frades da Ordem de São Jerónimo. Foi fruto da imaginação de D. Fernando, que casou com a rainha D. Maria II em 1836.

locais para visitar em Sintra
Palácio da Pena

Apaixonado por Sintra, resolveu adquirir o convento e as terras envolventes para construir o palácio de verão da família real. O rei consorte adoptou para o palácio formas arquitectónicas e decorativas portuguesas, ao gosto revivalista (neo-gótico, neo-manuelino, neo-islâmico, neo-renascentista) e na envolvência decidiu fazer um magnífico parque à inglesa, com as mais variadas espécies arbóreas exóticas.

 

2. Palácio da Regaleira

O Palácio da Regaleira nasceu no início do século XX, da imaginação do seu proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro, e do arquitecto responsável pelo projecto, o italiano Luigi Manini.

locais para visitar em Sintra
Regaleira

Do sonho à realidade nasceu a Quinta da Regaleira, uma junção de várias correntes artísticas e arquitectónicas, do gótico, ao manuelino, com um toque renascentista. O resultado foi uma criação única, cheia de recantos mágicos e pormenores que não escondem a união entre a História nacional e o lado mítico e esotérico, inevitavelmente associado à serra de Sintra.

 

3. Azenhas do Mar

Um miradouro que nos dá a perspectiva litoral de Sintra. Com uma vista avassaladora das encostas que descem até ao Oceano Atlântico, em toda a sua força, mas ladeada pelo cenário pitoresco das pequenas casas debruadas a azul, quase como que esculpidas na rocha.

locais para visitar em Sintra
Azenhas do Mar

Neste cenário idílico, o mar corta as arribas formando pequenas piscinas naturais. Situa-se na freguesia de Colares, a 14 km do Centro Histórico de Sintra.

 

4. Castelo dos Mouros

Serpenteando por dois cumes da Serra de Sintra, o Castelo remonta aos primórdios da ocupação peninsular pelos mouros – o século VIII. Conquistado definitivamente, depois de várias tentativas, por D. Afonso Henriques, em 1147, ali foi edificada a primeira capela cristã do concelho, dedicada a São Pedro.

locais para visitar em Sintra
Castelo dos Mouros

No período romântico, cerca de 1860, as muralhas foram restauradas sob o controlo de D. Fernando II, que arborizou os espaços envolventes, tendo conferido às velhas ruínas medievais uma nova dignidade. De destacar, a Cisterna Moura no interior, e o chamado torreão Real. Está situado a cerca de 3,5 km do centro histórico de Sintra.

 

5. Palácio Nacional de Sintra

Também conhecido por Paço Real ou Palácio da Vila, o Palácio Nacional de Sintra ergue-se na Praça da República, o «centro do centro» histórico de Sintra. As duas grandes chaminés geminadas, vindas da cozinha do Palácio, constituem a sua imagem de marca e dominam a paisagem de todo o centro histórico da Vila.

Palácio de Sintra
Palácio de Sintra

Começou por ser um Palácio mouro e, ao longo das várias épocas, diversos corpos novos foram acrescentados à sua estrutura inicial. Hoje, é um dos mais importantes exemplares da arquitectura realenga em Portugal, para sempre ligado aos períodos mais significativos da História do nosso país. Por tudo isto, tem a classificação de Monumento Nacional e é frequentemente utilizado para cenário de eventos culturais ou encontros oficiais.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here