Início Viagens Provesende: uma belíssima aldeia de xisto no Douro Vinhateiro

Provesende: uma belíssima aldeia de xisto no Douro Vinhateiro

Trata-se de uma aldeia quase desconhecida pela maioria dos portugueses mas que merece uma visita: descubra Provesende, no Douro Vinhateiro.

1
Provesende
Provesende

Diziam-nos que era uma das aldeias mais belas da Europa, para outros a mais acolhedora do universo. Partimos à procura deste recanto, Provesende, no Concelho de Sabrosa, em pleno Douro Vinhateiro, Património Mundial. O que ali encontramos foi muito mais que um pedaço de céu, fui um gigantesco universo de beleza absoluta, onde nos deslumbramos e deixamos encantar.

Provesende
Provesende

As pessoas são genuínas como as cepas das videiras que dão vida ao generoso Vinho do Porto. Os sabores são poderosos como as paisagens que nos arrebatam a alma.

A obra humana, seja nos impiedosos socalcos de xisto que pintam toda a paisagem montanhosa, em escarpas que parecem violinos cintilantes, seja nas casas de xisto, feitas de pedra sobre pedra, adornadas pelas plantas que a mãe natureza ali acrescenta, fazem deste Território um paraíso perdido nos sonhos dos deuses.

Provesende
Provesende

Situada em pleno Alto Douro Vinhateiro, a aldeia de Provesende, em Sabrosa, é um recanto a não perder. Na margem norte do rio Douro, a sua localização no alto de um planalto oferece uma vista singular sobre a região vinhateira mais antiga do mundo, Património Mundial da UNESCO.

As muitas vinhas que a rodeiam, a praça principal da aldeia e os seus magníficos edifícios oferecem uma viagem no tempo com muito para descobrir. Venha conhecer esta pérola do Douro!

Provesende
Provesende

Provesende é uma aldeia bem preservada que promete encantar com seu património único e singular. Num passeio prolongado pelas ruas da aldeia observe os solares em granito e as várias casas nobres que atestam o poder e a riqueza da região.

O local preserva um belo Pelourinho e no centro da aldeia, junto à Igreja Matriz, de traça setecentista, está o Fontanário em granito, datado de 1755.

Provesende
Provesende

Não deixe de visitar também, junto a esta fonte, uma padaria típica cuja configuração se mantém idêntica à data em que abriu portas: 1940. Classificada como “Aldeia Vinhateira do Douro”, em Provesende terá lugar, futuramente, o Museu da Filoxera, já que foi nesta aldeia que se começou a combater esta praga no século XIX.

Provesende
Provesende

A doença das vinhas destruiu, nesta fase, a produção de vinho do Porto no Douro. Vale a pena conhecer este espaço que conta uma parte da história do território.

Provesende
Provesende

Uma boa altura para visitar Provesende é durante o Festival das Aldeias Vinhateiras do Douro, que celebra estes pequenos locais cheios de história e se realiza entre Setembro e Outubro. Outra época de festa é a da celebração do Senhor Jesus de Santa Marinha, que acontece no último domingo de maio, na Igreja de Santa Marinha.

Provesende
Provesende

Para provar os sabores regionais, sempre na excelente companhia dos vinhos do Douro, aconselha-se uma passagem pelo restaurante típico da aldeia, a Casa típica Papas Zaide, onde também poderá encontrar à venda produtos locais tradicionais. Para prolongar a estadia, escolha uma das unidades de alojamento da aldeia.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns pelo artigo. Surpreende-me contudo que não haja nem referência nem fotografia de uma das casas mais bonitas, senão a mais bonita da aldeia: o Morgadio da Calçada, onde se produz o excelente vinho com o mesmo nome.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here