Localizada no troço médio e na maior fonte do Rio Nabão no concelho de Ourém, mais precisamente na freguesia de Formigais, a Praia Fluvial do Agroal é sem dúvida uma das estâncias mais procuradas do país nos dias quentes que perseguem Portugal todos os anos durante a altura do verão.
O seu estilo e carácter rural combinado com a sua inserção numa zona verdejante de uma beleza natural invejada por muitas outras estâncias (beleza essa que deve ser visitada durante percursos terrestres para poder apreciar a mesma de maneira máxima), é uma das qualidades que mais atrai cada vez mais de pessoas vindas dos quatro cantos do mundo.
Esta maravilha do município de Ourém possui toda e qualquer amenidade necessária para proporcionar uma experiência inesquecível e única aos seus banhistas.

Algumas das suas infraestruturas incluem: nadadores salvadores disponíveis a qualquer momento e policiamento permanente para assegurar a segurança de todos os visitantes e utentes no caso de alguma eventualidade; casas de banho e chuveiros grátis para manter uma higiene de qualidade.
Possui ainda um parque de estacionamento vasto com lugares suficientes para toda a gente; dois bares/restaurantes (cafetaria do Agroal e Galfurra) com várias opções culinárias e vendedores ambulantes para quem não esteja munido de refeições; e até mesmo uma pensão óptima para quem deseje pernoitar para poder repetir a experiência ou simplesmente visitar a zona.
Esta cumulação de infraestruturas destinadas ao melhoramento da experiência dos visitantes e utentes da Praia Fluvial do Agroal, resultou na mesma receber o galardão da Bandeira Azul, galardão esse que designa as praias e praias fluviais portuguesas com melhor qualidade, com uma acessibilidade bastante boa e que são capazes de proporcionar as experiências mais inéditas.
De certa forma, este galardão é o expoente máximo no que toca a esta categoria.

No entanto, existem algumas precauções no que toca a esta praia fluvial. Primeiramente, a mesma tem pouca sinalização antes de chagar perto dela, o que se pode tornar numa dificuldade na altura de encontrar o caminho.
Em segundo lugar, é importante notar que a água provém de um rio bastante frio o que pode ser uma qualidade bastante boa durante a altura do verão, no entanto, é não se pode negligenciar os efeitos da mesma caso alguém esteja já doente.
Além disso, a praia fluvial possui algumas regras que devem ser respeitadas para o bom funcionamento da mesma e para a segurança dos banhistas.
Durante a altura do verão, a maior parte dos turistas, não importa de que canto do mundo provêm, decidem de visitar países com estâncias balneares de alta qualidade onde se possam refrescar e relaxar sem ter qualquer outro tipo de preocupação.
Seria, portanto, um grande erro se Portugal não investisse no recurso enorme que são as suas praias, felizmente tal coisa não é o caso e o país tem investido fortemente nas suas mais de 660 praias durante os últimos anos.
O rápido desenvolvimento das mesmas, fruto de tais investimentos, tornaram as praias portuguesas em estâncias prestigiosas não só a nível regional como também a nível internacional, sendo reconhecidas por várias organizações locais e internacionais pela sua qualidade extrema. Uma destas estâncias renomeadas e que tem magnetizado cada vez mais de banhistas ao longo dos anos é a Praia Fluvial do Agroal.
Gosto muito das publicações. São interessantes e lindas.
Penso, contudo, que deveriam ser melhor localizadas do ponto de vista geográfco , com indicativo de proximidade com cidades, mapas, etc
Bonita praia fluvial na região de Santarém