Início Viagens Os 12 melhores locais para visitar na Nazaré

Os 12 melhores locais para visitar na Nazaré

Uma pequena e pitoresca vila que se tornou num destino mundial de surf e atrai cada vez mais turista. Estes são os melhores locais para visitar na Nazaré, Portugal.

40698
3

9. Museu da Nazaré

O Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso, popularmente conhecido como Museu da Nazaré, é um museu de carácter regional, que está localizado numa antiga casa do início do século XX sobre o Sítio na Nazaré, Portugal. Este museu tem várias colecções permanentes e de diferentes áreas (arqueologia, etnografia, escultura, pintura, fotografia, entre outras) na região da Nazaré, bem como algumas exposições temporárias.

Museu da Nazaré
Museu da Nazaré

Actualmente, o Museu oferece uma perspectiva, especialmente etnográfica marítima, através da exposição de vários tipos de barcos de pesca típicos da vila e o traje tradicional dos seus habitantes. Embora a sua arqueologia, a história da vila e o culto mariano também estão muito presentes nas suas exposições.

 

10. Praia da Vila da Nazaré

A Praia da Nazaré é de ocupação humana relativamente recente. As primeiras referências sobre a pesca na Nazaré datam de 1643, no entanto, só no início de oitocentos a população se começou a fixar no areal. Os pescadores locais habitavam, sobretudo, nas partes altas – Sítio e Pederneira – dado que os constantes ataques dos piratas argelinos e holandeses tornavam o areal pouco seguro. Só no séc. XIX, posteriormente às invasões francesas, é que se reuniram condições de segurança necessárias à fixação dos pescadores junto à praia.

Nazaré
Nazaré

Na década de 60, o Turismo descobriu o encanto desta vila e a Nazaré começou a ser conhecida internacionalmente. Visitada anualmente por milhares de turistas nacionais e estrangeiros, a Nazaré é hoje uma vila moderna e sempre animada. Percorrer as suas ruas estreitas e perpendiculares ao mar, é descobrir um modo de vida peculiar e autêntico, onde as surpresas espreitam a cada esquina. Beleza, memórias, charme e tradições fazem da Nazaré a mais inesquecível das praias portuguesas.

 

11. Praia do Salgado

Protegida pela Serra da Pescaria (a norte) e pela Serra dos Mangues (a sul), localiza-se na freguesia de Famalicão a Praia do Salgado, um destino muito procurado por quem gosta de tranquilidade. Devido às suas condições naturais, é, igualmente, um destino muito procurado por praticantes de desportos de aventura, como a Asa Delta ou o Parapente. Afastada do centro da vila, o principal acesso à Praia do Salgado faz-se de carro, havendo, muito próximo do areal, um pequeno parque de estacionamento público, gratuito.

Praia do Salgado
Praia do Salgado

A qualidade da água balnear da Praia do Salgado já obteve diversas distinções “Qualidade de Ouro”, certificado atribuído pela Associação Ambientalista Quercus, cujo objectivo é realçar as praias que, ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente uma água balnear de boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água. Apesar de muito procurada, é uma praia sem concessionário, pelo que a vigilância de banhistas e utilizadores é, praticamente inexistente.

 

12. Praia do Norte

Conhecida pelas suas ondas grandes, perfeitas e incríveis, a Praia do Norte encontra-se sob a influência do fenómeno “Canhão da Nazaré”. Trata-se de um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e cinco quilómetros de profundidade.

Praia do Norte
Praia do Norte

O “Canhão da Nazaré” canaliza a ondulação do oceano Atlântico para a Praia do Norte, praticamente sem obstáculos, proporcionando a criação de ondas com um tamanho fora do normal em comparação com a restante costa portuguesa. Um verdadeiro playground para os amantes dos desportos de ondas.

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde!

    Gostaria de imprimir os artigos, mas não estou conseguindo. Poderia liberar? É para arquivo pessoal, sem divulgar para ninguém. Este pedido é porque eu quero visitar esses lugares maravilhosos que vc posta. Aguardo retorno, via e-mail. Grata Abs Fátima Salgueiro

  2. Somente hoje eu dei conta que os artigos que vcs postam no meu e-mail, fatimassalgueiro@yahoo.com.br não são completos e fiquei bem frustada porque eu colo e copio no word e fica no meu HD.
    Solicito, mais uma vez, que seja autorizada a colagem e copia dos artigos referente a viagens.
    Aguardo ansiosamente pela resposta, uma vez que estou de viagem marcada para Portugal em 28/05/2018. Conto com a compreensão dos autores deste site. Abs Fátima Salgueiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here