Início Viagens 12 locais de visita obrigatória em Sortelha

12 locais de visita obrigatória em Sortelha

Localizada do concelho do Sabugal, está é uma das aldeias mais bonitas de Portugal. Estes são os melhores locais para visitar em Sortelha.

6330
0

5. Igreja Matriz de Sortelha

A Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora das Neves, fica localizada no Largo da Igreja, dentro do perímetro amuralhado. Inclui, para além da igreja, a torre sineira, um passo da via sacra e algumas sepulturas escavadas na rocha. Embora, actualmente, o que podemos observar corresponda a uma igreja renascentista, a sua construção poderá datar do século XVI, uma vez que no portal possui a data de “1573”. Foi Vigaria do padroado real e Comenda da Ordem de Cristo. Ao longo dos séculos sofreu profundas alterações.

Igreja Matriz de Sortelha
Igreja Matriz de Sortelha

Possui uma planta longitudinal, uma única nave, cornija e gárgulas de canhão. O portal principal é caracterizado por arco pleno, pilastras caneladas, capitel de inspiração jónica e esferas armilares. No interior da capela-mor podemos observar um tecto mudéjar. Saliente-se, ainda, o púlpito renascentista, retábulos de estilo renascentista, maneirista, nacional e joanino, um baixo-relevo na fachada principal e a pia baptismal assente sobre três degraus. Na parede lateral da capela-mor existe uma imagem gótica de Nossa Senhora das Neves com o menino ao colo. A cabeça desta imagem foi decepada, segundo diz a lenda, por um soldado napoleónico que se queria certificar se a imagem seria de ouro.

 

6. Igreja da Misericórdia

A Igreja da Misericórdia (Igreja de Santa Rita ou de São João) fica situada no exterior do recinto amuralhado, e tem origens medievais, pois em 1320 era taxada em 70 libras, como Igreja de São João. A Igreja da Misericórdia foi transferida para este edifício em 1626, altura em que terá sido ampliada. A atribuição do nome de Santa Rita a este templo relaciona-se, possivelmente, com a grande devoção da população a esta santa e a existência de uma imagem da mesma, num dos altares da igreja.

Igreja da Misericórdia
Igreja da Misericórdia

O imóvel encontra-se em ruínas há mais de 50 anos e apresenta planta rectangular com nave única, que actualmente não possui cobertura. O portal principal é em arco abatido, encimado por duas janelas de lintel recto. No interior, o arco triunfal é de volta inteira e a base do púlpito é decorada com voluta e motivo antropomórfico medieval. Tem ainda a sacristia adossada do lado sul e sobra ainda a armação em ferro forjado do seu primitivo campanário.

 

7. Casa dos Falcões

Algumas das casas em pedra oferecem a Sortelha a sua atmosfera medieval quando passeamos pelos seus largos e ruelas, visto algumas serem de especial relevo. É o caso da Casa dos Falcões, da Casa com Janela Manuelina, Casa do Governador, Casa da Câmara e da Cadeia, Casa Árabe, a chamada Casa Número Um e ainda a Residência Paroquial ou Passal, entre inúmeros solares e casas senhoriais que também merecem um olhar atento.

Casa dos Falcões
Casa dos Falcões

Edifício do século XVI, localizado em frente à fonte de mergulho, a Casa dos Falcões, com remodelações no século XVIII, sofreu influências vernaculares. Exibe planta quadrangular, com dois pisos (sendo o piso térreo para fins comerciais e o primeiro andar para residência), vãos de lintel recto sem moldura saliente e escada com patamar moldurado.

 

8. Casa número 1

Data presumivelmente do Séc. XIII, datação apoiada na fresta medieval e no facto de ter pertencido aos Ferreira Ferraz, antigos alcaides da Sortelha. Embora o edifício não possua nenhum elemento medieval comprovado, a sua possível construção corresponde aos Séc. XVI-XVIII.

sortelha
Sortelha

Possui influências vernaculares e classicistas. Apresenta diferenciação entre os dois pisos, uma escada exterior adossada à casa contígua e vãos de lintel recto, sendo que apenas uma janela possui moldura saliente lisa. O nome do edifico advém de uma inscrição que possui numa das portas a nível térreo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here