Início Viagens 12 locais de visita obrigatória em Sortelha

12 locais de visita obrigatória em Sortelha

Localizada do concelho do Sabugal, está é uma das aldeias mais bonitas de Portugal. Estes são os melhores locais para visitar em Sortelha.

4900
0
Sortelha
Sortelha

A belíssima Sortelha, no concelho do Sabugal, é uma daquelas aldeias que nos faz sentir orgulho em ser portugueses. Sortelha faz parte da rede de Aldeias Históricas de Portugal e é, sem dúvida, uma das aldeias mais bem conservadas do país. Passear pelos becos e ruelas de Sortelha é uma experiência única, uma autêntica viagem no tempo que nos faz recuar até aos tempos medievais. O seu castelo domina toda a paisagem em redor e as suas muralhas envolvem, dentro de si, o casario em pedra. Sortelha parece integrar-se totalmente na paisagem, fazendo parte dela sem a destruir, numa autêntica comunhão de sentidos.

Uma das melhores formas de conhecer Sortelha é passear pelas ruas, deambular durante algumas horas pelo emaranhado de becos que compõem esta aldeia. Mas se pretende descobri-la a fundo, saiba que há muito mais para conhecer, caso esteja disposto a realmente descobrir a história desta pequena pérola no centro de Portugal. Desde o seu pelourinho às suas igrejas, desde as suas casas senhoriais às suas fontes… estes são os melhores locais para visitar em Sortelha.

 

1. Castelo e muralhas de Sortelha

O castelo de Sortelha, não pode ser dissociado do conjunto histórico que forma com a aldeia do mesmo nome, uma vez que para além do castelo e das muralhas que envolvem a povoação, o pelourinho, a Igreja Matriz, a Capela de São Sebastião, o Antigo Hospital da Misericórdia, a Fonte de Mergulho e a Fonte da Azenha, são um todo nesta aldeia histórica. O castelo medieval terá sido construído em 1228, já com D. Sancho II, que também concedeu foral à vila, as muralhas de protecção da povoação, terão sido erguidas no reinado de D. Dinis e mais tarde melhoradas por D. Fernando.

Sortelha
Sortelha

Ao longo dos séculos este castelo, muito pela sua colocação estratégica perto da fronteira, sofreu com as lutas com Castela e não escapou também às invasões francesas. Classificado como Monumento Nacional, já teve obras de conservação e restauro. Mantendo a traça gótica e manuelina, este castelo é como uma sentinela sentada nos rochedos, vigiando a paisagem, para lá das muralhas que protegem a povoação.

 

2. Casa da Câmara e Cadeia

A Antiga Casa da Câmara e Cadeia fica situada no Largo do Pelourinho e a sua construção remonta ao século XVI, tendo em conta as armas manuelinas e a datação atribuída ao pelourinho. O edifício tem dois pisos, sendo o piso inferior a cadeia e o superior a Câmara.

Casa da Câmara e Cadeia
Casa da Câmara e Cadeia

A planta é rectangular simples, com dois compartimentos por piso. Os vãos são de lintel recto, sem moldura saliente. Curiosamente, o piso inferior é encravado na muralha. Em 1855 com a extinção do concelho de Sortelha, o edifício foi transformado em escola primária, recentemente desactivada. Actualmente funciona no edifício a Junta de Freguesia.

 

3. Casa do Governador

A Casa do Governador do Concelho de Sortelha é atribuída aos séculos XV ou XVI, com ocupação posterior. Possui dois pisos e uma planta quadrangular e regular. A fachada principal apresenta cornija e vãos de lintel reto sem moldura, demonstrando influências classicistas.

Casa do Governador
Casa do Governador

Destacamos ainda uma janela de sacada moldurada, com mísulas laterais, a diferenciação funcional dos pisos, sendo o inferior para lojas, que possuía uma cozinha com lareira e pavimento lajeado, bem como um armário embutido na parede e um nicho rematado por uma cruz. No quintal existe um poço.

 

4. Pelourinho de Sortelha

Pelourinho Manuelino de tabuleiro Mandado construir em 1510 por D. Manuel situa-se no Largo fronteiro à Casa da Câmara e Cadeia no sopé do castelo. Exibe seis degraus octogonais, a coluna não possui base e o capitel é canelado com secção circular. Sobre este existe uma peça em forma de losango, com lados curvos.

Sortelha
Sortelha

O remate é efectuado em tabuleiro, originando uma imagem de secção circular, devido à sobreposição de anéis em forma crescente, onde assentam quatro colunelos. No topo encontra-se uma esfera armilar alongada atravessada por um espigão em ferro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here