Início Viagens Gondramaz: a aldeia de xisto que renasceu das cinzas na Serra da...

Gondramaz: a aldeia de xisto que renasceu das cinzas na Serra da Lousã

Tem apenas 7 habitantes permanentes mas nos últimos anos ganhou vida e força. Descubra Gondramaz, aldeia de xisto na Serra da Lousã.

2238
0
Gondramaz
Gondramaz

A belíssima e singela Gondramaz é uma pequena aldeia de xisto a meio de encosta da serra da Lousã. Tem sete habitantes permanentes e pertence ao concelho de Miranda do Corvo. Foi toda renovada com cuidado e está escondida numa zona repleta de árvores. A aldeia estrutura-se a partir de uma rua principal que se sobrepõe à linha de festo, até ao limite em que o declive permitiu construções.

Gondramaz
Gondramaz

Desta rua, sai uma rede de ruelas estreitas e sinuosas que apetece percorrer com curiosidade. A rua tem plantas e há vasos com flores em várias janelas, o que acrescenta um ambiente natural e genuíno.

Gondramaz
Gondramaz

As casas foram quase todas arranjadas seguindo as normas camarárias para manter a traça original. As boas vindas são-nos dadas com um poema de Miguel Torga, que se encontra numa placa metálica na área de recepção da aldeia.

Gondramaz
Gondramaz

Gondramaz distingue-se pela tonalidade específica do xisto que nos envolve da cabeça aos pés. Até o chão que se pisa é exemplo da melhor arte de trabalhar artesanalmente a pedra. Esta é, aliás, terra de artesãos cujas mãos hábeis criam figuras carismáticas que são marca da serra e que levam consigo o nome do mestre e da aldeia além-fronteiras.

Gondramaz
Gondramaz

Situada na vertente ocidental da Serra da Lousã, a paisagem que envolve Gondramaz é uma obra de arte da Natureza. Há nas ruas desta aldeia uma fina acústica que nos desperta todos os sentidos. Dentro das suas ruas a voz das pessoas torna-se mais nítida e convidativa.

Gondramaz
Gondramaz

Com uma notável aplicação em xisto, o pavimento permite que sobre ele se desenvolva um percurso acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

Gondramaz
Gondramaz

Numa das mais bem sucedidas intervenções de requalificação da Rede das Aldeias do Xisto, não é de estranhar o surgimento de novos habitantes e o ambiente animado que aqui se vive em cada fim-de-semana. A animação com provas de BTT protagonizada a partir daqui, traz praticantes e uma movimentação que os habitantes já não estranham.

Gondramaz
Gondramaz

É um prazer percorrer ruas onde tudo é xisto e o chão que se pisa é uma obra de arte, até que para lá das casas pode seguir o trilho pedestre que o faz mergulhar na vegetação a caminho do Penedo dos Corvos. A envolvente florestal é dominada por castanheiros, a que se juntam carvalhos e alguns azevinhos.

Gondramaz
Gondramaz

Os veados também são uma presença constante nas encostas que rodeiam a aldeia e os seus inúmeros riachos conferem-lhe todas as características de um cenário de conto de fadas. Com vontade de visitar Gondramaz? Venha, vale mesmo a pena! Gondramaz está a 9km de Miranda do Corvo que é a sede de concelho. É uma das aldeias de xisto com melhores acessibilidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here