Início Viagens As 12 melhores praias fluviais do Norte de Portugal

As 12 melhores praias fluviais do Norte de Portugal

Quem disse que ir à praia era apenas possível junto ao mar? Estas são as 12 melhores praias fluviais do Norte de Portugal.

86374
0
cascata da cabreia
Cascata da Cabreia

No Norte de Portugal abundam pequenos paraísos, alguns quase secretos, onde as pessoas desfrutam de algumas horas de sol e praia longe do oceano. As praias fluviais do Norte de Portugal primam pela qualidade das suas águas, cristalinas, límpidas e sem poluição. Nos últimos anos, várias autarquias têm feito um esforço ainda maior no sentido de promover estas praias fluviais e de as dotar de melhores condições para os veraneantes, como bares de apoio, acesso para pessoas com mobilidade reduzida e vigilância balnear.

Como resultado deste esforço, são cada vez mais as praias fluviais no Norte de Portugal com a distinção de Bandeira Azul ou Praia de Ouro. Algumas delas estão ainda inseridas em deslumbrantes cenários naturais ou em pitorescas aldeias o que aumenta ainda mais a vontade de as visitar e de explorar os seus arredores. Conheça as melhores praias fluviais do Norte de Portugal.

 

1. Praia Fluvial de Adaúfe (Braga)

Situada numa zona de grande beleza natural na margem do Rio Cávado, a Praia fluvial de Adaúfe tem uma extensão de cerca de 200 metros que inclui uma zona de areia e uma ampla área relvada, recortada por percursos pedonais acessíveis. A praia oferece condições para a prática de diversas actividades como o vólei, canoagem e desportos radicais, e excelentes infraestruturas de apoio que incluem prancha de saltos, parque de fitness e um parque de merendas com mesas e assadores.

Praia Fluvial de Adaúfe
Praia Fluvial de Adaúfe (Joaquim Rios)

Vigiada durante a época balnear goza de uma zona com um amplo relvado para piqueniques e dispõe de espaços para a prática de desporto e o aluguer de gaivotas. Em memória de tempos passados e de outras utilizações deste espaço, ainda é possível encontrar aqui um moinho antigo e um engenho para a elevação de água e rega dos campos agrícolas adjacentes.

 

2. Praia Fluvial de Estorãos (Ponte de Lima)

Vigiada pela Serra de Arga, junto à ponte romana do rio Estorãos e duma antiga azenha, localiza-se esta encantadora praia fluvial. Sem pretensões, convida a uma imersão romântica no seio da natureza, numa ribeira de águas límpidas povoada por trutas e lampreias. O silêncio, entrecortado apenas pelo ranger da mó nas águas da ribeira.

Estorãos
Estorãos

A Praia Fluvial de Estorãos surpreende pelo enquadramento da paisagem mas revela ser muito mais do que uma simples praia. Trata-se de um recanto muito agradável situado numa pequena, encantadora e típica aldeia do Minho. Se, depois de desfrutar das águas cristalinas desta praia lhe apetecer fazer um passeio pela aldeia, irá surpreender-se com as suas habitações típicas e as suas ruas de pedra numa harmonia já difícil de encontrar noutras paragens.

 

3. Praia Fluvial do Azibo (Macedo de Cavaleiros)

A Albufeira do Azibo avaliada como Paisagem Protegida situa-se no concelho de Macedo de Cavaleiros. Este magnífico espelho de água em comunhão com os areais e a vasta diversidade de fauna e flora acolhem duas belíssimas praias fluviais. A Praia Fluvial da Ribeira e a Praia Fluvial da Fraga da Pegada. Ambas as praias são bastante frequentadas durante toda a época balnear não só pela qualidade da água bem como da qualidade das infraestruturas de apoio.

Praia Fluvial do Azibo

Possui uma paisagem sem igual, de uma beleza natural fantástica, água doce e uma extensa área para apanhar banhos de sol. Em harmonia com a natureza envolvente esta Paisagem Protegida foi galardoada com Qualidade de Ouro pela Quercus. Merecedora também do prémio de Bandeira Azul possui acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Dotada de um extenso relvado, na altura do verão são criadas zonas de sombra com chapéus de sol. Pode fazer as suas refeições no restaurante ou simplesmente aproveitar a paisagem no café. Possui casas de banhos e zona de lavabos.

 

4. Praia Fluvial da Valeta (Arcos de Valdevez)

Situada dentro do perímetro urbano da sede do concelho, esta zona balnear é muito procurada como espaço de lazer e recreio. Espaço agradável, localizado no decorrer do curso do rio Vez, com um extenso areal com águas calma e limpas, área relvada e arborizada, criando zonas de excelente sombra e fruição.

praia fluvial da valeta
Valeta – Arcos de Valdevez

Dispõe de várias infraestruturas de apoio, tais como sanitários, vigilância e bar com esplanada; nos meses de Julho e Agosto existe uma estrutura de cariz cultural, intitulada “Biblioteca do Rio”, um espaço pensado para aproximar as pessoas dos livros e da leitura durante a época balnear. A Praia da Valeta possui a classificação de água de excelente qualidade e compatível para a prática balnear, controlada regularmente pela Autoridade de Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here