VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

6 aldeias de xisto perfeitas para uma escapadinha de fim de semana

No total, são 27 as aldeias de xisto de Portugal. Localizam-se no centro do país e são perfeitas para uma escapadinha de fim de semana.

VxMag by VxMag
Mar 20, 2022
in Viagens
0
Talasnal aldeias de xisto

Talasnal

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Tongobriga

Tongobriga: uma das maiores ruínas romanas para visitar no Norte de Portugal

Mar 25, 2023
fundão

Fundão: natureza e aldeias históricas para descobrir na Serra da Gardunha

Mar 24, 2023
Rio de Onor

Parque Natural de Montesinho: rotas, trilhos e percursos pedestres para descobrir em Trás-os-Montes

Mar 24, 2023
aldeias mais altas de Portugal

As 5 aldeias mais altas de Portugal

Mar 23, 2023

Existem 27 Aldeias do Xisto em Portugal, todas elas distribuídas pela região centro, e todas com uma beleza ímpar, onde podemos contemplar a natureza luxuriante e tirar alguns momentos para conseguir alguma da tão ambicionada paz e tranquilidade. São aldeias típicas e tradicionais que ainda conservam o xisto como material de construção das suas casas.

A grande maioria destas aldeias está distribuída pelas serras da Lousã e do Açor. E embora existam mais aldeias de xisto noutras regiões, é nestas duas serras que se concentram as mais famosas, típicas e emblemáticas. Talasnal, Cerdeira, Gondramaz ou Casal de São Simão são alguns dos exemplos, mas existem outras menos conhecidas que também merecem uma visita.

As aldeias de xisto têm o dom de nos transportar numa viagem pelo tempo e nos fazer regressar ao passado e às nossas origens. E de entre todas estas aldeias, as mais desconhecidas são aquelas que, normalmente, nos cativam mais. Descubra 6 aldeias de xisto perfeitas para uma escapadinha de fim de semana.

1. Candal

Candal aldeias de xisto
Candal

Aninhada numa encosta da Serra da Lousã e nas margens da Ribeira de São João, Candal é uma das aldeias de xisto da região que recebe mais visitantes. A razão é simples: está bem servida de acessos, ficando mesmo junto à estrada nacional que liga Lousã a Castanheira de Pera.

O chafariz da aldeia convida-o a iniciar o passeio pelo Candal, de baixo para cima, até ao miradouro. O lagar de azeite, os moinhos de água, a represa e a antiga escola primária são outras das atrações. Lá em cima, no miradouro, a vista faz-nos esquecer o esforço da subida.

Como não poderia deixar de ser, as ruas são calcetadas em xisto, íngremes, sinuosas e labirínticas. Também sejam elas o maior encanto desta aldeia. Por isso mesmo, perca-se a percorrê-las com calma, apreciando cada pequeno pormenor. Não vá embora sem provar a gastronomia local. E quando for, siga pela mesma estrada até ao famoso baloiço do Trevim.

2. Casal de São Simão

Casal de São Simão
Casal de São Simão

Uma aldeia com apenas uma rua. Uma fonte que encanta com o borbulhar das suas águas. Um caminho que nos leva até às Fragas de São Simão, onde podemos dar um mergulho. Assim é a pequena, mas encantadora, aldeia de Casal de São Simão, em Figueiró dos Vinhos.

Esta é mais uma aldeia que, nos últimos anos, ganhou uma nova vida. Alguns dos seus antigos moradores deitaram mãos à obra e recuperaram as suas casas de xisto. Existe ainda um restaurante onde pode apreciar os pratos típicos da região e uma pequena loja.

Se estiver calor, pegue no fato de banho e faça uma caminhada até às Fragas de São Simão. O esforço vale bem a pena. Mas leve merenda e protetor solar!

3. Talasnal

Talasnal
Talasnal

É uma das mais bonitas e famosas aldeias de xisto da Serra da Lousã. Talasnal cativa pela disposição das suas casas e também pelos muitos projetos de recuperação em curso que, lentamente, começam a dar uma nova vida a uma aldeia outrora quase abandonada.

Uma fonte, um tanque e as videiras que decoram as casas e que proporcionam sombra a quem visita são alguns dos detalhes mais cativantes desta aldeia. Mas o melhor de tudo é mesmo vivenciar a experiência de passar uns dias de paz, em comunhão com a natureza circundante.

Veados, corços, javalis e muitas outras espécies: são muitos os encantos da floresta que circunda Talasnal. E se este pequeno paraíso não for suficiente, experimente explorar as redondezas: Candal, Catarredor, Cerdeira… são muitas as aldeias de xisto para descobrir na Lousã.

4. Cerdeira

Cerdeira
Cerdeira

Cerdeira é uma daquelas aldeias abandonadas que se soube reinventar. Fruto da dedicação de alguns entusiastas, esta belíssima aldeia de xisto da Serra da Lousã é hoje um centro dedicado às artes. Algumas das suas casas foram também recuperadas para turismo rural.

Passear pela Cerdeira é uma experiência mágica: logo à entrada somos presenteados com uma pequena ponte que dá acesso à povoação. As suas ruas de ardósia serpenteiam as casas, construídas na encosta de forma a deixar os terrenos planos livres para a agricultura.

5. Água Formosa

Água Formosa
Água Formosa

Ainda existem aldeias assim… rústicas, típicas, genuínas e repletas de cantos e recantos de encantar capazes de surpreender os turistas mais exigentes. A Aldeia do Xisto de Água Formosa está situada em Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, e está indicada como sendo das mais antigas deste concelho.

Aninhada entre a ribeira da Corga e a ribeira da Galega, e circundada por paisagens de cortar a respiração, esta aldeia deve o seu nome a uma fonte de água, que fica a poucos metros do centro da povoação, cujos habitantes ainda hoje vêm a abundância de água como uma das suas maiores riquezas.

Água Formosa é um sítio perfeito para escapar do stress do quotidiano, nem que seja só por uns dias. Aqui ouve constantemente o som de água a correr, num local onde a natureza ainda cresce selvagem, e onde as tradições se mantêm, como os fornos a lenha espalhados pela aldeia.

6. Sobral de São Miguel

Sobral de São Miguel
Sobral de São Miguel

A aldeia de Sobral de São Miguel, também chamada de “coração do xisto”, encontra-se na serra do Açor, no concelho da Covilhã, e é um dos maiores aglomerados de casas construídas neste material em Portugal. As aldeias de xisto da Serra do Açor são únicas e irrepetíveis, cada uma diferente das outras mas todas com muito encanto.

Esta é uma das “aldeias brancas” das Aldeias do Xisto, já que, apesar de a construção usar este material, as fachadas se encontram rebocadas e pintadas de branco, criando assim um contraste único com a paisagem envolvente. É uma experiência diferente mas, que mesmo assim, consegue deslumbrar os turistas que visitam a aldeia de Sobral de São Miguel.

Tags: aldeias de xistoescapadinha
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tongobriga
Viagens

Tongobriga: uma das maiores ruínas romanas para visitar no Norte de Portugal

by VxMag
Mar 25, 2023
0

No Norte de Portugal é possível encontrar diversos locais ricos em história, que nos proporcionam uma autêntica viagem no tempo,...

Read more
Lenda do Galo de Barcelos

Galo de Barcelos: mais do que uma lenda, um símbolo de Portugal

Mar 25, 2023
fundão

Fundão: natureza e aldeias históricas para descobrir na Serra da Gardunha

Mar 24, 2023
Rio de Onor

Parque Natural de Montesinho: rotas, trilhos e percursos pedestres para descobrir em Trás-os-Montes

Mar 24, 2023
Estação de Aveiro

Azulejos portugueses: história, origem e curiosidades

Mar 23, 2023
aldeias mais altas de Portugal

As 5 aldeias mais altas de Portugal

Mar 23, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine