Início Viagens A aldeia mágica de Drave

A aldeia mágica de Drave

Drave é uma aldeia anexa à freguesia de Covelo de Paivó, no concelho de Arouca. É uma aldeia perdida numa cova entre a Serra da Freita e a Serra de São Macário.

0
Drave
Drave

Aldeia típica em que as casas são feitas de pedra, denominada pedra Lousinha, sendo a sua cobertura de xisto. Os arruamentos são irregulares e a aldeia situa-se no fundo da montanha. O lugar da Drave, fica situado a mil metros de altitude, praticamente isolado dos lugares vizinhos, com fracos acessos, impraticáveis durante o inverno.

Drave
Drave

Não se sabe ao certo em que época surgiu esta aldeia colocada no fundo de um Outeiro elevado entre a confluência de três ribeiros: Palhais, Ribeirinho e Ribeiro da Bouça, que se juntam no fundo desta povoação dando origem ao Rio de Drave.

Pelas árvores antigas que se encontram neste local, parte-se do princípio que a aldeia data já de muitos séculos.

Drave
Drave

Drave foi berço da família Martins, que se conhece desde 1700, tendo o padre João Nepomuceno de Almeida Martins, tomado a iniciativa de realizar neste local em 1946, a primeira reunião familiar, que trouxe até aqui mais de 500 parentes, desde então esta reunião tem-se vindo a realizar de 2 em 2 anos, tendo já sido publicada a monográfica da família.

Actualmente esta aldeia tem sido ponto de encontro de escuteiros, que com muita frequência a visitam.

locais para visitar na Serra da Freita
Drave (Rui Videira)

Drave não é uma aldeia como outra qualquer, há qualquer coisa de diferente neste local… qualquer coisa de especial, pois embora actualmente abandonada não se considera uma aldeia desabitada! Isso mesmo não está desabitada! Chamam-lhe a aldeia mágica.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here