VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

7 destinos longe das multidões para férias no Alentejo

Se procura um destino de férias no Alentejo que ainda quase ninguém conhece e que se salvou do turismo de massas, esta é a lista indicada para si.

VxMag by VxMag
Jun 15, 2022
in Viagens
0
brotas alentejo

Brotas

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

loriga serra da estrela

Praia fluvial de Loriga: um paraíso para descobrir na Serra da Estrela

Mar 21, 2023
locais mais frios do mundo

Os 10 locais mais frios do planeta

Mar 21, 2023
casa mais antiga de Lisboa

8 belíssimos edifícios de Lisboa que resistiram ao terramoto de 1755

Mar 20, 2023
Sevilha

12 dos melhores locais para visitar em Sevilha

Mar 20, 2023

Se há região que nunca deixa de surpreender, é o Alentejo. Quando achamos que já conhecemos tudo, somos presenteados com a descoberta de locais quase desconhecidos, longe das multidões e do turismo de massas. As aldeias alentejanas cativam pelas suas casas caiadas de branco, pela sua simplicidade e pela envolvência que as rodeia.

Existem ainda castelos praticamente abandonados, que nos parecem transportar no tempo. Ou cascatas no meio de uma vegetação frondosa que surpreendem os mais distraídos. E até pequenas aldeias, quase paradas no tempo e que aliam o aspeto medieval à típica arquitetura alentejana.

Seja qual for o local, a melhor maneira de descobrir estes sítios menos frequentados é saindo das estradas principais e partindo à aventura através do Alentejo. Deixamos-lhe algumas sugestões daquilo que pode encontrar pelo caminho.

1. Ouguela

Ouguela
Ouguela

Localizada em Campo Maior, Ouguela é uma típica e belíssima aldeia alentejana, talvez uma das mais secretas da região. No alto de um monte com 270 metros de altitude, o castelo de Ouguela olha altivo para a paisagem ao seu redor e faz-nos lembrar a sua principal função no passado: a defesa da raia.

A aldeia foi perdendo importância (e população) à medida que deixou de ser crucial para a defesa do país. Hoje é apenas uma relíquia do passado, relativamente bem conservada e com todos os traços típicos do Alentejo. As casas dividem-se entre o interior e o exterior das muralhas e um passeio pelas suas ruas é a melhor forma de conhecer esta pacata e bela aldeia alentejana.

2. Veiros

Veiros
Veiros

Esta é uma das mais secretas e bonitas aldeias do Alentejo. Localizada no concelho de Estremoz, na vasta planície alentejana, a pequena Veiros cativa pelo seu casario branco e pelo seu castelo altaneiro. Tudo nesta localidade nos faz recordar o Alentejo. E tudo nela nos diz que, em tempos, já teve uma função crucial na defesa do território nacional.

Veiros foi doada à Ordem de Avis, altura em que o seu castelo foi construído. Com o apaziguamento das relações com Espanha e a expulsão dos mouros, a aldeia foi perdendo importância e população. Para além do castelo, merecem destaque as suas igrejas e o seu pelourinho. Mas a melhor forma de descobrir Veiros é mesmo caminhar pelas suas ruas e conversar com os seus habitantes.

3. Brotas

Brotas
Brotas

Localizada no concelho de Mora, Brotas é uma das mais bonitas e desconhecidas aldeias do Alentejo. No entanto, o facto de ser cruzada pela Estrada Nacional 2 (ao quilómetro 488), começou a trazer alguns turistas a esta aldeia pela primeira vez, graças à ascensão da N2 como rota turística.

A aldeia parece pacata e adormecida, mas talvez seja isso mesmo o que lhe dá mais encanto. Um caminho pelas suas ruas, com calma e atenção, permite descobrir todos os pequenos detalhes deste local tipicamente alentejano. O Santuário da Nossa Senhora das Brotas é o seu principal ponto turístico mas não deixe também de apreciar as suas fontes, os seus largos e as casas caiadas de azul e branco.

4. Messejana

Messejana
Messejana

As origens de Messejana perdem-se no tempo e não se sabe ao certo quem a fundou. Sabe-se, no entanto, que esta vila alentejana já existia no tempo dos mouros. Foi conquistada em 1235 e anexada ao concelho de Alustrel, embora ela próprio já tivesse sido, em tempos, sede de concelho.

Trata-se de uma típica vila alentejana, com ruas estreitas e casas caiadas de azul e branco. Até a própria igreja de Messejana se destaca na paisagem por causa destas cores. Mística e singela, cativa quem passeia pelos seus becos e ruelas e aqui acaba por encontrar toda a alma de uma povoação típica do interior do Alentejo.

5. Noudar

noudar alentejo
Parque de Natureza de Noudar

O Parque de Natureza de Noudar é um dos recantos mais secretos do Alentejo. Localiza-se na Herdade da Coitadinha, encaixado entre o rio Ardila e a ribeira de Múrtega, no concelho de Barrancos. Para além de todo o seu encanto natural, o lince ibérico é a sua grande estrela e aqui se tem promovido a sua reprodução e reintrodução no habitat.

O parque é dominado pelo seu castelo, o Castelo de Noudar, acabado de construir em 1307, a mando de D. Dinis. Não foi por acaso que se escolheu este local para construí-lo: fica bem perto de Espanha, no alto de um monte, e daqui se avista grande parte da região fronteiriça.

6. Juromenha

Juromenha
Juromenha

Pertencente ao concelho do Alandroal, Juromenha é a testemunha perfeita dos conflitos constantes na Raia. Hoje está ao abandono, embora existam planos para recuperar todo o local. Mas esta pequena aldeia-fortaleza foi em tempos a grande sentinela do Guadiana e desempenhou um papel crucial na defesa do território nacional.

Foi conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques e mais tarde doada à Ordem de Avis. Os seus domínios trocaram de dono várias vezes durante as guerras com Espanha. O terramoto de 1755 danificou muito a fortaleza, que nunca mais voltaria a ser a mesma. Com a paz com Espanha, perdeu o seu papel crucial na defesa do território, o que conduziu ao lento definhar da aldeia e ao êxodo da sua população.

7. Alegrete

Alegrete Alentejo
Alegrete

Localizada próximo da fronteira de Espanha, Alegrete conta com uma excelente posição geográfica, da qual se pode observar toda a envolvente com perfeição, o que tornou a localidade muito importante ao longo do tempo, como pode atestar o monumento principal a visitar: o castelo.

Para além disso, recomenda-se a visita à Igreja Matriz (do século XVI), às capelas de S. Pedro (século XV) e da Misericórdia (Séc. XVII), à Torre do Relógio (Século XVII) e ao encantador coreto, este já do século XX. Procure também percorrer as pacatas ruas de Alegrete e observe os típicos casarios com faixas coloridas. É o local perfeito para apreciar a verdadeira essência do Alentejo, com o tempo que parece parar e com a tradição sempre presente.

Tags: alentejo
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

loriga serra da estrela
Viagens

Praia fluvial de Loriga: um paraíso para descobrir na Serra da Estrela

by VxMag
Mar 21, 2023
0

Em plena Serra da Estrela, podemos encontrar a magnífica praia fluvial de Loriga, detentora de uma grande variedade de comodidades...

Read more
locais mais frios do mundo

Os 10 locais mais frios do planeta

Mar 21, 2023
casa mais antiga de Lisboa

8 belíssimos edifícios de Lisboa que resistiram ao terramoto de 1755

Mar 20, 2023
Sevilha

12 dos melhores locais para visitar em Sevilha

Mar 20, 2023
Eslovénia

12 dos melhores locais para visitar na Eslovénia

Mar 20, 2023
grandes rotas portugal

Passadiços do Paiva: viagem mágica ao longo de um rio deslumbrante

Mar 20, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine