VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Aldeia de Brotas: um segredo bem guardado no Alentejo

A pequena aldeia de Brotas é uma das mais bonitas e típicas do Alentejo, mas é também uma das mais desconhecidas. Conheça-a melhor.

VxMag by VxMag
Abr 20, 2022
in Viagens
0
brotas alentejo

Brotas

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Convento de Santo António da Castanheira

Convento de Santo António da Castanheira: uma testemunha incrível da história de Portugal está em ruínas

Set 28, 2025
aldeia de Pias

Pias: uma aldeia entre o rio e a memória, no coração de Cinfães

Set 26, 2025
Sé de Braga

Sé de Braga: uma viagem milenar pela história de Portugal

Set 26, 2025
Monsaraz

Monsaraz: uma viagem no tempo com vista para o Alqueva

Set 26, 2025

Encontra-se no concelho de Mora e, apesar de ficar já na fronteira com o Ribatejo, tem uma essência do mais puro e genuíno que o Alentejo tem. Fica a pouco mais de uma hora de viagem de Lisboa e, assim, é uma excelente opção para um passeio de fim-de-semana. Trata-se de uma das aldeias mais típicas e genuínas desta região e, no entanto, uma das mais desconhecidas.

Irá ficar encantado com as suas casas caiadas de branco, com as típicas faixas azuis e um risco colorido sobre ombreiras e portadas. As ruas são sinuosas e íngremes, existem flores a decorar janelas e varandas e as pessoas reúnem-se para dois dedos de conversa no largo da aldeia.

Brotas é uma aldeia singular, até porque cresceu devido ao seu imponente santuário, maior motivo de interesse da aldeia. Antes da construção deste templo, nada existia neste pequeno vale encaixado. Depois, começaram a ser construídas casas, e assim nasceu Brotas.

Brotas
Brotas

O Santuário de Nossa Senhora das Brotas foi construído em 1424, e tornou.se num importante centro religioso nas décadas seguintes. A sua importância e a devoção de Nossa Senhora das Brotas foi de tal ordem, que a primeira igreja construída pelos portugueses na Índia lhe foi dedicada.

Não se sabe qual é a origem do culto, mas, segundo a lenda, tem origem num suposto milagre, presenciado por um pastor, ao qual Nossa Senhora terá aparecido e curado uma das suas vacas, isto numa época em que estes animais traziam subsistência e asseguravam a sobrevivência de famílias inteiras. A notícia do milagre correu o país e chegou aos primeiros peregrinos, que deram origem à aldeia, construída de volta do santuário. 

Esses mesmos peregrinos organizaram-se em confrarias e ordenaram a construção de albergues junto ao templo. Nasciam assim as casas de confraria, e com elas, a aldeia de Brotas. A aldeia não parou de crescer e foi aumentando a sua importância regional graças à fama do seu santuário.

O largo que se encontra em frente ao santuário é uma espécie de anfiteatro, rodeado por estas casas que serviam de abrigo aos antigos romeiros, e que por isso se chamam “casas de romaria”. Estas habitações foram recuperadas e transformadas em alojamento local.

Brotas
Brotas

Conforme Brotas crescia, aumentava igualmente a sua importância regional. A aldeia fazia parte do concelho de Águias, vila localizada bem perto, mas ganhou rapidamente autonomia e independência em relação a esta. No entanto, depois do séc. XVI os peregrinos passaram a ser cada vez menos, Brotas perdeu a sua importância, e acabou por ser integrada no concelho de Mora.

Caso venha fazer uma visita a esta belíssima aldeia, saiba que, para além do santuário, das casas de confraria e das típicas ruas alentejanas, pode visitar a Igreja Matriz do séc. XVI, e bem perto, em Águias, encontra a imponente Torre das Águias, um dos melhores exemplares do estilo manuelino no Alentejo, e que hoje está, infelizmente, ao abandono.

Quanto à gastronomia, esta é tipicamente alentejana, podendo ser degustada em qualquer restaurante da aldeia ou das redondezas. Brotas é famosa pelo seu mel, doces, compotas, enchidos e pelos seus óleos essenciais, produzidos segundo métodos ancestrais. Destacamos também a olaria típica, que pode ser comprada em algumas lojas da aldeia.

Nos últimos anos, esta aldeia começou a ganhar nova vida, muito graças à febre da EN2, que cruza a aldeia e faz dela um ponto de paragem obrigatório para todos os que enveredaram na aventura de conhecer Portugal de Norte a Sul.

Assim, quer esteja a percorrer a EN2 ou se vive na zona de Lisboa e quer fazer um passeio de fim-de-semana, dê uma oportunidade a Brotas, aldeia típica alentejana rica em tradições e gentes que sabem receber como ninguém.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ponte da Misarela: a ponte que foi construída pelo Diabo
Notícias

Ponte da Misarela: a ponte que foi construída pelo Diabo

by VxMag
Jun 12, 2026
0

A Ponte da Misarela, em Vieira do Minho, foi reconstruída trinta vezes antes de ficar de pé. Pelo menos é...

Read moreDetails
Quantos castelos existem em Portugal?

Quantos castelos existem em Portugal?

Jun 12, 2026
Senhora do Salto: um pequeno paraíso a poucos minutos do Porto

Senhora do Salto: um pequeno paraíso a poucos minutos do Porto

Jun 12, 2026
Alvoco da Serra: um pequeno segredo para descobrir na Serra da Estrela

Uma das aldeias mais bonitas e secretas da Serra da Estrela

Jun 12, 2026
Capela dos Ossos de Campo Maior

Capela dos Ossos de Campo Maior: um lugar arrepiante para descobrir no Alentejo

Jun 12, 2026
Covas do Monte: uma aldeia com 50 habitantes… e 2500 cabras

Covas do Monte: uma aldeia com 50 habitantes… e 2500 cabras

Jun 12, 2026

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine