Início Viagens 15 locais de sonho para visitar na Ilha de São Miguel (Açores)

15 locais de sonho para visitar na Ilha de São Miguel (Açores)

Procura os melhores locais para visitar na Ilha de São Miguel? Descubra 15 locais de sonho para visitar nesta belíssima Ilha de São Miguel, nos Açores.

2
locais para visitar na Ilha de São Miguel
Lagoa das Empadadas

Visitar a Ilha de São Miguel, nos Açores, é como entrar num mundo encantado. Os Açores estão cada vez mais na boca do mundo e a sua maior Ilha, a Ilha de São Miguel, é o seu principal cartão de visita. Escolher os melhores locais para visitar na Ilha de São Miguel não é, por isso, tarefa fácil.

Por toda a Ilha de São Miguel pode encontrar paisagens verdejantes, vestígios de vulcões adormecidos, lagoas deslumbrantes e águas termais. Parta à descoberta de 15 locais de sonho para visitar na Ilha de São Miguel, Açores.

1. Lagoa das Sete Cidades

locais para visitar na Ilha de São Miguel
Lagoa das Sete Cidades

A lagoa das Sete Cidades constitui-se no maior reservatório natural de água doce de superfície dos Açores, ocupando uma vasta área que chega aos 4,35 quilómetros quadrados, com uma profundidade de 33 metros. Caracteriza-se pela dupla coloração das suas águas, sendo dividida por um canal pouco profundo, atravessado por uma ponte baixa que separa de um lado um espelho de águas de tom verde e, do outro, um espelho de tom azul.

Essas características, e a beleza da paisagem envolvente, deram lugar a que surgissem belas lendas sobre a sua origem e formação, inclusive a que a liga ao mito da Atlântida. A lagoa, bem como a sua zona envolvente, encontra-se classificada como Paisagem Protegida.

2. Ponta do Sossego

locais para visitar na Ilha de São Miguel
Ponta do Sossego

O lindíssimo Miradouro da Ponta do Sossego é mais um dos vários que se podem encontrar pela belíssima costa norte da fabulosa Ilha de São Miguel, no maravilhoso Arquipélago dos Açores. Situado no concelho de Nordeste, do Miradouro da Ponta do Sossego têm-se panoramas de grande beleza da mais verdejante Ilha do Arquipélago e também do vasto Oceano Atlântico.

O Miradouro encontra-se graciosamente preservado, com áreas ajardinadas de grande beleza, mostrando todo o vigor da vegetação da Ilha, possuindo igualmente um aprazível parque de merendas.

3. Lagoa do Fogo

Lagoa Do Fogo
Lagoa Do Fogo

Situada na maravilhosa e verdejante Ilha de São Miguel, no encantador Arquipélago dos Açores, a Lagoa do Fogo é a segunda maior Lagoa da Ilha de São Miguel, e também a mais alta, classificada desde 1974 como Reserva Natural, tal o seu valor natural e paisagístico.

Ocupando cerca de 1360 hectares, na caldeira de um vulcão adormecido que se terá formado há cerca de 15.000 anos, dando forma ao grande maciço vulcânico da Serra de Água de Pau, a Lagoa do Fogo encanta pela sua beleza natural e dimensão fenomenal, chegando a atingir os 30 metros de profundidade.

4. Jardins Terra Nostra

locais mais românticos de Portugal
Parque Terra Nostra

A história do parque Terra Nostra está ligada à evolução da aldeia das Furnas como centro termal e estância de veraneio. Este jardim botânico de gosto romântico foi construído no séc. XVIII/XIX e é um dos sítios mais populares da Ilha de São Miguel, visitado por locais e estrangeiros atraídos pelos banhos da piscina geotermal, devido aos magníficos cenários e pela variedade e riqueza da vegetação exótica.

O Parque divide-se em duas zonas: a parte alta, ocupada pelas alamedas e bosques mais densos, e a zona baixa entre os cursos da Ribeira Amarela e a Serpentina de água, onde se podem encontrar passeios, relvados, tanques e fontes.

5. Miradouro da Boca do Inferno

locais para visitar na Ilha de São Miguel
Miradouro da Boca do Inferno

Há uma paisagem na Ilha de São Miguel que é muito comum ser vista nos catálogos de viagens para os Açores, mas que a grande parte dos turistas, que viajam para a ilha, nunca chegam a conhecer.

Trata-se do Miradouro da Boca do Inferno, na Mata do Canário, junto à Lagoa do Canário. Neste local único é possível ter uma vista da Lagoa das Sete Cidades, da Lagoa Rasa, da Lagoa de Santiago, da Lagoa do Canário, de parte da povoação das Sete Cidades e da Serra Devassa. A uma altitude de 730 metros, vemos o mar, a montanha e as lagoas, no meio de uma vegetação natural e selvagem.

6. Parque dos Caldeirões

Parque Natural dos Caldeirões
Parque Natural dos Caldeirões

O Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões encontra-se situado ao longo do curso das águas límpidas da Ribeira dos Caldeirões, na pequena freguesia da Achada concelho do Nordeste, na lindíssima ilha de São Miguel, nos Açores.

O que de facto merece mais destaque nesta zona do parque natural, é a existência de uma lindíssima cascata, que certamente encanta todos quanto a contemplam. Neste bonito espaço existem serviços de cafetaria, um parque de apoio para fazer merendas, e um parque infantil para os mais novos.

7. Lagoa das Furnas

locais para visitar na Ilha de São Miguel
Foto: João Sousa

A Lagoa das Furnas localiza-se muito perto da vila das Furnas que pertence ao concelho da Povoação da Ilha de São Miguel. De origem vulcânica, junto à lagoa é possível ver algumas fumarolas resultantes das manifestações vulcânicas, devido às águas ferventes, debaixo da terra, fazem-se os tradicionais cozidos à Portuguesa.

Envolvida de uma vegetação muito bonita, o local convida a passeios no seu redor. Destaque para a capela de Nossa Senhora das Vitórias de 1886 inserida na Mata Jardim José do Canto que vale a pena a visita.

8. Miradouro Vista do Rei

locais para visitar na Ilha de São Miguel
Lagoa das Sete Cidades

Miradouro sobre a Lagoa das Sete Cidades, assim chamado por ter sido este o local onde o rei D. Carlos e a rainha D. Amélia se quedaram a apreciar tão inolvidável paisagem aquando da sua visita à ilha de S. Miguel, em 1901.

Miradouro situado no concelho de Ponta Delgada, na freguesia das Sete Cidades. Circulando na ER-8-2, no sentido de Ponta Delgada para as Sete Cidades, no cruzamento em que se inicia a descida para esta localidade, segue-se em frente cerca de 1 km, pela ER-1-1, onde se descobrira o miradouro.

9. Ponta Delgada

Ponta Delgada
Ponta Delgada

Com uma História de mais de cinco séculos e preciosos testemunhos do passado, Ponta Delgada é uma cidade multifacetada onde a tradição convive com a actualidade e o cosmopolitismo com a tranquilidade salutar da vida açoriana.

Não deixe de ver em Ponta Delgada a Igreja Matriz de São Sebastião, a Igreja de São Pedro, a Igreja São José, o Convento e capela de Nossa Senhora da Esperança, o Tesouro do Senhor Santo Cristo dos Milagres, o Museu Carlos Machado, as Portas da Cidade e o Jardim José do Canto.

10. Igreja da Senhora da Vitória

locais para visitar na Ilha de São Miguel
Igreja da Senhora da Vitória

A Capela ou Ermida de Nossa Senhora das Vitórias está localizada nas Furnas, concelho de Povoação, na ilha açoriana de São Miguel. É um dos mais ricos e originais templos dos Açores. Foi mandada levantar pelo ilustre micaelense José do Canto, em consequência de um voto formulado por ocasião de uma doença grave de sua esposa, Maria Guilhermina Taveira Brum do Canto.

A ermida foi levantada ainda em vida de José do Canto, do que resultou que a mesma ficasse a constituir uma pequena maravilha artística, em estilo neo-gótico, imitando as grandes catedrais europeias. Foi inaugurada solenemente no dia 15 de Agosto de 1886, ainda em vida de José do Canto, referindo-se os jornais do tempo, a essa festa, em termos elogiosos.

11. Fábrica de Chá Gorreana

locais para visitar na Ilha de São Miguel
Chá Gorreana

Fábrica de Chá Gorreana funciona ininterruptamente desde 1883 e é um marco incontornável na história, na economia e no turismo do arquipélago dos Açores. Entrar nas instalações do Chá Gorreana tem tanto de museu vivo, carregado de história e tradição, como de produção industrial.

É como fazer uma viagem no tempo em que, de forma singular, percebemos que a realidade associada à revolução industrial do século XIX é que faz sentido naquele espaço ladeado por 32 hectares, e não o mundo actual da alta tecnologia, apesar de dois equipamentos de laboração recentes.

12. Fumarolas das Furnas

locais para visitar na Ilha de São Miguel
Fumarolas

Na vila das Furnas pode ver as caldeiras em ebulição, com géiseres de água fervente e pequenas fontes, de onde brotam águas minerais, que deixam um rasto cor de laranja.

As caldeiras no centro da vila são uma coisa espectacular. Como é viver com as fumarolas (que emitem vapor de água e gases) à porta? Para os habitantes é a coisa mais natural do mundo. O Vale das Furnas tem mais de vinte nascentes termais.

13. Ribeira Grande

locais para visitar na Ilha de São Miguel
Ribeira Grande

Encontra na Ribeira Grande uma oferta variada, dinâmica e muito significativa de actividades de lazer dentro e fora de portas. Numa primeira viagem, pelo concelho, encontra uma natureza exuberante que se estende por entre as suaves planícies, vales profundos e recortados.

A sua original cidade, não só pela sua localização mas acima de tudo pela sua arquitectura histórica repleta de especificidades, oferece a possibilidade de o envolver numa viagem única de conhecimento e experiências através dos seus museus e monumentos religiosos representativos de um estilo muito próprio – barroco açórico.

14. Lagoa das Empadadas

locais para visitar na Ilha de São Miguel
Lagoa das Empadadas

Localizadas perto da Lagoa das Sete Cidade, estas Lagoas são um autêntico tesouro pouco conhecido; são um conjunto de pequenas lagoas rodeadas por um lindíssimo bosque e separadas entre si por pequenas faixas de terras.

Esta lagoa que se divide por dois lençóis de água com origem em duas diferentes crateras vulcânicas unidas entre si apresenta-se rodeada por bardos de Azáleas e por florestas típica da macaronésia e por florestas de criptomérias.

15. Lagoa de Santiago

locais para visitar na Ilha de São Miguel
Lagoa de Santiago

A Lagoa de Santiago situa-se na Serra Devassa, bem próxima da fantástica Lagoa das Sete Cidades, na maravilhosa Ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores. Num local de franca beleza natural, a Lagoa de Santiago surpreende pela sua envolvente de verdejantes escarpas montanhosas plenas de riqueza e diferentes espécies de fauna e flora, que parecem querer guardar para si a beleza deste caudal, num tom de verde escuro vívido.

A Lagoa de Santiago ocupa uma cratera vulcânica, bem visível no próximo Miradouro da Lagoa do Canário, de onde se tem um panorama de beleza ímpar, imagem pura do melhor que todo o verdejante Arquipélago dos Açores tem para oferecer a quem tem a fortuna de o contemplar.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here