Início Viagens Os 12 melhores locais para visitar em Ponta Delgada

Os 12 melhores locais para visitar em Ponta Delgada

Na belíssima Ilha de São Miguel, nos Açores, é uma cidade repleta de história e natureza. Estes são os melhores locais para visitar em Ponta Delgada.

816
0
Ponta Delgada
Ponta Delgada

O mais difícil, quando se visita os Açores, é não de apaixonar. O mesmo acontece quando se visita Ponta Delgada. Começou por ser um simples povoado de pescadores atraídos pelas suas enseadas seguras, mas depressa começou a desempenhar o papel de principal porto da Ilha de São Miguel. A cidade cresceu e viu surgir durante os séculos XVII e XVIII os conventos, igrejas e casa senhoriais que ainda hoje definem o seu centro histórico. Ponta Delgada é hoje uma cidade cosmopolita, voltada para o exterior, com uma vida económica e cultural activas. A extensa marginal, que ladeia o porto e o mar definindo o perfil da cidade, é a expressão do seu dinamismo, da adaptação aos novos tempos e também a via de acesso à cidade.

Ponta Delgada
Ponta Delgada

Com uma História de mais de cinco séculos e preciosos testemunhos do passado, Ponta Delgada é uma cidade multifacetada onde a tradição convive com a actualidade e o cosmopolitismo com a tranquilidade salutar da vida açoriana. Não deixe de ver em Ponta Delgada a Igreja Matriz de São Sebastião, a Igreja de São Pedro, a Igreja São José, o Convento e capela de Nossa Senhora da Esperança, o Tesouro do Senhor Santo Cristo dos Milagres, o Museu Carlos Machado, as Portas da Cidade e o Jardim José do Canto. Mas fora da cidade e ainda dentro do concelho de Ponta Delgada, tem ainda inúmeras maravilhas naturais para descobrir, como a deslumbrante Lagoa das Sete Cidades. Estes são os melhores locais para visitar em Ponta Delgada, nos Açores.

 

1. Lagoa das Sete Cidades

A lagoa das Sete Cidades constitui-se no maior reservatório natural de água doce de superfície dos Açores, ocupando uma vasta área que chega aos 4,35 quilómetros quadrados, com uma profundidade de 33 metros. Caracteriza-se pela dupla coloração das suas águas, sendo dividida por um canal pouco profundo, atravessado por uma ponte baixa que separa de um lado um espelho de águas de tom verde e, do outro, um espelho de tom azul.

locais para visitar na Ilha de São Miguel
Lagoa das Sete Cidades

Essas características, e a beleza da paisagem envolvente, deram lugar a que surgissem belas lendas sobre a sua origem e formação, inclusive a que a liga ao mito da Atlântida. A lagoa, bem como a sua zona envolvente, encontra-se classificada como Paisagem Protegida.

2. Portas da Cidade

As Portas da Cidade de Ponta Delgada são um dos marcos arquitectónicos da capital da magnífica Ilha de São Miguel, no deslumbrante Arquipélago dos Açores. Situadas hoje em dia bem no centro da cidade, em plena Praça de Gonçalo Velho Cabral, as Portas da Cidade foram edificadas em 1783 junto ao antigo cais a Leste da cidade, tendo sido transferidas para este local de prestígio em 1952, devido às obras da também muito importante e bela Avenida Infante D. Henrique.

Portas da Cidade
Portas da Cidade

Classificadas em 1953 como Imóvel de Interesse Público, caracterizam-se pelos seus três arcos de volta perfeita, ostentando no centro o brasão das armas reais e da cidade, e pelo seu pavimento tipicamente calcetado com as pedras basálticas da região em tons escuros e o elegante mármore claro trazido do continente.

 

3. Convento de Nossa Senhora da Esperança

Intimamente ligado ao culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres, o convento e a capela foram construídos em 1545. Alterações posteriores foram efectuadas, nomeadamente a curiosa torre quadrangular com várias ordens de janelas. No interior, de referir o altar-mor revestido a talha dourada e os painéis de azulejo.

Santuário do Senhor Santo Cristo
Santuário do Senhor Santo Cristo

O coro-baixo, revestido por azulejos historiados do séc. XVIII produzidos por António de Oliveira Bernardes, dá acesso à Capela dedicada ao Senhor Santo Cristo. A imagem do Santo Cristo encontra-se envolvida por um retábulo de talha dourada e faz parte de um valioso tesouro, um conjunto de jóias acumuladas desde o século XVIII, no qual se destaca a coroa de espinhos cravejada de diamantes e rubis, o ceptro, a cana e a espiga, o resplendor de ouro e prata e o relicário.

 

4. Igreja Matriz de Ponta Delgada

A bela e imponente Igreja de São Sebastião, ou Igreja Matriz de Ponta Delgada, situa-se na bela capital da Ilha de São Miguel e do maravilhoso Arquipélago dos Açores. No local onde outrora existia uma pequena ermida em honra a São Sebastião, teve início a construção do actual templo, no ano de 1531, tendo sido finalizada no ano de 1547. A Igreja foi construída com o esforço da população, ao apelar ao Santo protector dos enfermos, um milagre de modo a pôr um fim na Peste que assolou a cidade entre 1523 e 1531.

Igreja Matriz de Ponta Delgada
Igreja Matriz de Ponta Delgada

A Igreja de São Sebastião apresenta uma bonita fachada em estilo Manuelino, onde estão presentes as armas reais e o escudo com as setas do martírio do Santo, tendo contudo sofrido algumas alterações no século XVIII com elementos Barrocos, como são exemplo os dois portais que ladeiam o central, quatro janelas e um óculo. O interior é rico em talha dourada e diversas e ricas madeiras locais, como o mobiliário em jacarandá do século XVII, e uma rica colecção de paramentos bordados a ouro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here