A Suiça é, talvez, um dos mais fascinantes países europeus, tanto pela sua história como pela sua cultura e paisagens. Dominada pela paisagem dos Alpes, onde dominam o verde dos campos e o azul dos lagos, a Suiça manteve-se neutra nos vários conflitos mundiais do último século e por isso granjeou a fama de destino seguro, tanto para turistas como para pensadores livres, políticos, activistas e… banqueiros.
A diversidade cultural da Suiça manifesta-se nas suas cidades e é normal que, à medida que muda de cidade para cidade, mude o idioma falado pelas pessoas e também os hábitos culturais e gastronómicos.
A Suiça é um destino popular durante o Inverno graças às suas estâncias de esqui mas, na realidade, tem muito mais para oferecer. Cidades como Berna, Lugano, Zurique, Montreux ou Basileia possuem centros históricos muito bem conservados, centenas de museus e muitos motivos para cativar os turistas. Estes são os melhores locais para visitar na Suiça.
1. Berna
A capital da Suíça, Berna, fica nas costas do rio Aare e remonta ao século XII. A cidade está repleta de uma arquitectura medieval bem preservada, grande parte da qual pode ser admirada durante um passeio a pé pela Altstadt (cidade velha). Alguns dos destaques de sua caminhada serão o Bundeshaus (a prefeitura neo-renascentista) e o Zytglogge (torre sineira), que remonta ao século XIII.

A cidade também tem muitos e interessantes museus para todos os gostos, bem como vários locais de arte e música. Onde quer que você vá na cidade, nunca estará longe de impressionantes lojas suíças de relógios e lojas de chocolate – desgaste as calorias fazendo uma longa caminhada pelo campo.
2. Zurique
Zurique, a maior cidade da Suíça, é bem conhecida como centro económico e cultural do país e uma das principais capitais financeiras e industriais da Europa, e por isso é fácil esquecer que também é um lugar encantador e fascinante para os turistas. As suas muitas atracções incluem dezenas de museus, um centro histórico bem preservado, repleto de edifícios medievais e renascentistas, e arte suficiente – tanto dentro como fora dos museus – para manter os amantes da arte felizes por uma semana.

A tradição do pensamento liberal e da vida intelectual de Zurique atraiu figuras importantes que incluíam Georg Büchner, Vladimir Lenine, James Joyce, C. G. Jung e Thomas Mann, e essa tradição continua até aos tempos modernos. Apesar de vibrar com a actividade empresarial, Zurique é uma das melhores cidades suíças para visitar e está perfeitamente preparada para passeios a pé.
3. Montreux
Montreux está localizada ao longo das margens do Lago de Genebra, rodeado por vinhas e altos picos alpinos. A cidade possui um belo calçadão repleto de flores com vários exemplos da arquitectura da Belle Epoque. Se pretende visitar as belíssimas montanhas em redor de Montreux e apreciar as vistas para o lago, a melhor opção é utilizar o teleférico que vai desde a cidade até ao topo.

Pode ainda visitar o Castelo de Chillon, do século XIV, que fica no alto de uma ilha rochosa próxima das margens do lago ou fazer um passeio de barco no Lago de Genebra. Outra maneira de ver a bela paisagem é embarcar na Golden Pass Line, um comboio panorâmico que vai de Montreux a Gstaad e a Lucerna.
4. Grindelwald
Grindelwald é uma perfeita vila de montanha alpina na região de Bernese Oberland que lhe vai tirar o fôlego. A vila é cercada por montanhas magníficas, incluindo a face norte do Eiger e o Wetterhorn e é um dos resorts de esqui mais populares da região. Os entusiastas de desportos de inverno podem desfrutar de 100 quilómetros de pistas e mais de 30 teleféricos.

Além disso, pode tentar mais de 37 quilómetros de pistas de tobogã e 50 quilómetros de trilhas para caminhada de Inverno. No Verão, o resort é também atraente, oferecendo opções ilimitadas para caminhadas, montanhismo, mountain bike e parapente, bem como uma longa lista para desportos de adrenalina, como bungee e canyon jumping e rafting no rio.
5. Lauterbrunnen
Lauterbrunnen, na região de Berna, na Suíça, está localizada num dos vales mais impressionantes dos Alpes suíços, cercada por rochas íngremes e picos imponentes. No inverno, o vale convida os esquiadores de todos os níveis a entrar e desfrutar de 213 pistas, 62 quilómetros de trilhos para caminhada e 31 quilómetros de pistas de tobogã.

No verão, vários trilhos para caminhadas revelarão mais de 72 cascatas no vale, duas das quais são realmente impressionantes, com uma queda de 650 e 980 metros, respectivamente. Os destaques de Lauterbrunnen incluem uma excursão ao topo de Jungfraujoch, conhecido como o Telhado da Europa e que você pode alcançar através de um dramático túnel de 4,3 milhas na Jungfrau Railway, e uma viagem ao cume de Schilthorn, Piz Gloria, que proporciona deslumbrantes vistas de 40 picos de montanhas e 20 glaciares.
6. Genebra
Aninhada no sopé dos Alpes ao longo das margens do Lago de Genebra, a cidade de Genebra é sem dúvida uma das cidades mais bonitas da Europa. Genebra convida os visitantes a explorar uma grande variedade de atracções culturais, que incluem mais de 30 museus e galerias de arte – dois dos mais populares são o Museu Internacional da Cruz Vermelha e o deslumbrante MAMCO – Museu de Arte Moderna e Contemporânea.

Os destaques de uma visita a Genebra incluirão a caminhada ao longo da avenida à beira do lago, a exploração da cidade antiga e das suas ruas históricas e a visita aos artesãos da Carousa boémia. A cidade também dispõe de lojas maravilhosas (fabulosas relógios suíços são uma especialidade) e excelente cozinha.
7. Lugano
Lugano encontra-se nas margens do Lago Lugano, na região de Ticino, no sul da Suíça, que é conhecida pelo seu clima ameno e muitos dias de sol. A região é perfeita para actividades ao ar livre de todos os tipos e é particularmente popular entre os ciclistas de montanha, que vêm para explorar mais de 230 quilómetros de trilhos cénicos ao longo dos vales e das montanhas.

Outras actividades ao ar livre populares incluem golfe, escalada e parapente, bem como passeios de barco no Lago Lugano. Para aproveitar ao máximo a sua estadia deve fazer pelo menos uma visita guiada, seja a pé, de barco ou de bicicleta, para conhecer um pouco da história da região. Para uma pausa nas actividades ao ar livre, pode visitar o Centro Cultural de Lugano, o Museu da Mineração de Ouro ou o Swissminiatur – uma paisagem urbana em miniatura ao ar livre.
8. Lucerna
Maravilhosamente aninhada nas margens do Lago de Lucerna, a cidade de Lucerna é uma das mais bonitas da Europa e as suas muitas atracções irão mantê-lo ocupado do amanhecer ao anoitecer. Para obter uma visão geral da cidade, pode optar por participar numa visita guiada, que o levará a muitos dos destaques históricos, incluindo a famosa Ponte da Capela, a Muralha de Musegg, a Ponte do Moinho e a Torre da Água.

Se gosta de museus, encontrará muito para visitar em Lucerna, começando com o Museu de Arte de Lucerna e a fabulosa Colecção Rosengart, bem como o Museu de História, o Jardim da Geleira, o Museu de História Natural e o Museu Richard Wagner para os amantes da música. Também pode desfrutar de um cruzeiro panorâmico no lago e passar horas admirando fantásticos relógios suíços em cada esquina.
9. Lausana
Localizada na região de Vaud, nos arredores do Lago de Genebra, Lausana é uma cidade moderna e movimentada, com muitas atracções culturais notáveis, incluindo o Museu de Belas Artes de Vaud e o Museu de l’Elysee, dedicado à exibição de arte fotográfica.

Quando precisar de uma pausa dos muitos museus da cidade, pode ir até Ouchy para passear entre os habitantes locais, skaters e ciclistas. Reserve um tempo para absorver a atmosfera única de Flon, que é uma área revitalizada de antigos armazéns negligenciados que foi transformada num movimentado centro de compras, restaurantes e entretenimento e que possui uma pista de patinagem ao ar livre no inverno.
10. Thun
Thun é uma cidade antiga localizada na extremidade inferior do Lago Thun. Originalmente estabelecida no século XII, a cidade nova circunda um belíssimo centro histórico, mais antigo, com vista para o castelo de Thun, que foi construído por volta de 1100. Os entusiastas da arquitectura vão encontrar muito para admirar, incluindo a torre sineira octogonal do século 14 Stadtkirche Thun (igreja da cidade) e o seu salão barroco.

Pode optar por fazer caminhadas, fazer canyoning e fazer rafting no rio Aare, ou fazer um passeio guiado pela cidade e talvez inscrever-se numa das muitas e deliciosas excursões gastronómicas que o levarão a provar os petiscos regionais. A cidade oferece muitas atracções para toda a família, incluindo parques infantis, passeios de burro e escola de esqui para crianças.
11. Basileia
Localizada ao longo das margens do Reno e remontando há mais de 2.000 anos, a cidade de Basileia está repleta de maravilhosos edifícios históricos e mais de 40 museus dentro de uma área de 14 quilómetros quadrados. Participar numa visita guiada é uma óptima maneira de obter uma visão geral da cidade e aprender sobre a sua história.

Se preferir ir sozinho, deve começar passeando pela bem preservada cidade velha e visitar a Rathaus (prefeitura). Se estiver hospedado num hotel da cidade, receberá um cartão Basel, que oferece transporte público gratuito, Wi-Fi e entrada com descontos em museus e outras atracções. Os amantes da arte apreciarão várias instalações de arte de rua, além de visitar dezenas de galerias.
12. Bellinzona
A cidade histórica de Bellinzona fica na região de Ticino, no sul da Suíça, perto do belo Lago Lugano. Poderá pensar por momentos que cruzou a fronteira para a Itália quando constatar que toda a gente fala italiano e como a fantástica gastronomia desta localidade é fortemente influenciada pelo país vizinho. Bellinzona é famosa principalmente pelos seus três castelos medievais e é cercada por uma paisagem muito bonita, que oferece excelentes oportunidades para caminhadas e mountain bike.

Para obter uma visão geral dos picos alpinos e dos deslumbrantes lagos, pode optar por fazer um passeio num dos dois tipos diferentes de gôndola. Para os amantes da gastronomia, a cidade oferece um maravilhoso mercado matinal e é quase obrigatória uma visita ao Museu do Chocolate.
13. Engelberg
Localizada a 20 quilómetros a sul do Lago Lucerna, Engelberg é o maior destino de férias de Verão e Inverno no centro da Suíça. A longa temporada de desportos de inverno pode durar de Outubro a Maio, e o resort oferece todo tipo de desporto de Inverno que pode imaginar, com pistas para todos os gostos, apropriadas tanto para crianças e principiantes até esquiadores experientes e snowboarders.

Durante o Verão, são populares as caminhadas, o ciclismo, o montanhismo e até a prática de golfe. Independentemente da época, pode ainda viajar de barco pelo lago até ao glaciar permanentemente coberto de neve e ver a notável ponte suspensa Titlis Cliff Walk. Engelberg é um destino muito familiar e oferece óptimas actividades para as crianças durante todo o ano.
14. Davos
A cidade de Davos é famosa por sediar o Fórum Económico Mundial anual e por oferecer algumas das melhores actividades ao ar livre do país. Se você visitar durante o Verão, pode passar horas caminhando, andando de bicicleta de montanha ou a praticar golfe. Actividades aquáticas incluem paddleboarding, vela e rafting.

Os visitantes de Inverno nunca terão um momento de tédio, pois podem escolher entre esqui alpino, esqui cross-country e snowboard. Depois de um dia agitado de caminhadas ou esqui, pode relaxar num spa, desfrutar de um jantar maravilhoso e depois experimentar a vida nocturna. Tente organizar a viagem a Davos de comboio e poderá experimentar algumas das mais deslumbrantes paisagens da Suiça ao longo do caminho de ferro.
15. Interlaken
Aninhada entre dois lagos (Lago Thun e Lago Brienz), a cidade de Interlaken tem muito a oferecer aos visitantes na Suíça. Além da sua localização à beira do lago, a cidade também é cercada por algumas das montanhas mais icónicas da Suíça e oferece aos aventureiros uma ampla selecção de desportos de aventura, incluindo parapente, rafting, canyoning e paraquedismo.

Para os menos aventureiros, há muitos passeios guiados e passeios de barco nos lagos. Pode passar um dia maravilhoso viajando até o topo do Jongfraujoch, que está coberto de neve todo o ano. A subida até à montanha faz-se por uma espécie de comboio muito íngreme até ao topo e, assim que lá chegar, terá a oportunidade de desfrutar de vários trilhos pedestres ao longo dos locais escavados nas rochas pelo glaciar.
BEM APRESENTADO, COM BOAS FOTOGRAFIAS. APENAS UM REPARO. O LAGO QUE ENVOLVE GENÈVE NÃO SE CHAMA LAGO DE GENÈVE MAS SIM LAGO LEMAN.