VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

15 dos melhores locais para visitar no Minho

Berço da Nação e símbolo maior da alma portuguesa, é de visita obrigatória. Descubra alguns dos melhores locais para visitar no Minho.

VxMag by VxMag
Ago 5, 2022
in Viagens
0
Guimarães

Guimarães

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Praia Fluvial de Adaúfe

Praia fluvial de Adaúfe: um pequeno paraíso para descobrir em Braga

Mar 28, 2023
Lagoa de Óbidos

Lagoa de Óbidos: a maior lagoa de água salgada de Portugal

Mar 28, 2023
locais para visitar na Serra da Arrábida

Passeio em família na Margem Sul: o que visitar com crianças

Mar 27, 2023
Passadiços do Tinhela

Passadiços do Tinhela: um passeio para descobrir o encanto de Trás-os-Montes

Mar 27, 2023

É uma das regiões mais genuínas de Portugal e está repleta de cantos e recantos de encantar. Tem praias e tem montanhas, tem parques nacionais e tem alvarinho. E tem as festas da Nossa Senhora da Agonia. De Viana do Castelo a Braga, de Guimarães a Monção, do Soajo ao Lindoso… O Minho possui muitos e variados encantos.

Visitar o Minho é fazer uma autêntica viagem pelo tempo e mergulhar num passado que nos ensina a perceber quem somos e como chegámos até aqui. É no Minho onde reside grande parte da verdadeira alma portuguesa. É aqui que se come bem, que se bebe ainda melhor e onde a arte de bem receber ainda impera.

A região onde nasceu Portugal, terra de gente hospitaleira, tem muito para oferecer a quem a visita mas, o melhor do Minho, serão sempre as suas gentes. Deslumbre-se e descubra 15 dos melhores locais para visitar no Minho.

1. Ponte de Lima

Ponte de Lima

Não faltam coisas para visitar em Ponte de Lima, começando pela visita à Igreja Matriz, de estilo gótico, e pela Ponte Medieval. A zona histórica, com vista para o rio, é também o local onde se encontra a Torre da Cadeia.

Não deixe de visitar igualmente o Parque do Arnado, o Museu dos Terceiros, e as Lagoas de Bertiandos, se estiver com tempo. E para reconfortar o estômago, escolha um dos restaurantes com vista para a zona ribeirinha, e aprecie o seu almoço e a paisagem envolvente.

2. Guimarães

Paço dos Duques de Bragança (Guimarães)
Paço dos Duques de Bragança (Guimarães)

Guimarães encontra-se fortemente associada à formação e identidade de Portugal, especialmente o seu centro histórico, que ficava dentro das muralhas, e que hoje se encontra classificado como Património Mundial da Unesco, com base nos valores de originalidade e autenticidade com que foi recuperado.

Toda a cidade possui um conjunto patrimonial muito bem preservado, com destaque para as varandas de ferro, os alpendres e balcões em granito, as casas senhoriais, os arcos que ligam ruas estreitas, as torres e claustros.

3. Braga

o que visitar no minho
Braga

Aqui encontra o santuário do Bom Jesus do Monte, conhecido pela sua escadaria e por ser um dos melhores miradouros da zona. Mas, se não quiser subir a escadaria, pode sempre usar o antigo elevador movido a água. Outro ponto de interesse, já na cidade, é a Sé de Braga, a mais antiga de Portugal, com oito séculos de história.

E claro, tem de visitar o Santuário do Sameiro, ou o Miradouro de Santa Maria das Cortiças, de onde pode ver Braga, Guimarães e Barcelos. Visite também a Praça da República e prove as tíbias e biscaínhos, doces típicos imperdíveis. E se procura animação noturna, não pode perder a Rua do Souto, ponto de encontro da cidade.

4. Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez

É parte integrante do Parque Nacional da Peneda-Gerês, e um dos maiores concelhos de Portugal. Explore os principais pontos de interesse da vila de Arcos de Valdevez, como a Ponte da Vila, e depois siga caminho para locais como o Conjunto de Espigueiros do Soajo e os socalcos de Sistelo.

Procure também conhecer o Santuário de Nossa Senhora da Peneda e o seu longo escadório. Em cada uma destas paragens, tire o seu tempo para apreciar a paisagem e a arquitetura.

5. Caminha

Caminha

Está limitada a norte pelo Rio Minho, e encontra-se entre a Serra d’Arga e o mar. Por isso, não é de espantar que Caminha tenha paisagens lindíssimas e passeios para todos os gostos. Pode começar pela zona histórica, onde vai encontrar a Torre do Relógio, um monumento que está inserido na Fortaleza de Caminha.

Junto à praia da Foz do Minho, pode percorrer os caminhos da Mata Nacional do Camarido em direção à praia, e avistar o Forte da Ínsua. Se rumar depois em direção à Serra d’Arga, irá ter ao Mosteiro de São João D’Arga, podendo pelo caminho conhecer as bucólicas aldeias de Arga.

6. Soajo

espigueiros gerês
Espigueiros do Soajo (Serge Daigneault)

É uma das surpresas mais agradáveis do Gerês. Esta aldeia típica tem sido recuperada a um bom ritmo nos últimos anos. São cada vez mais as pessoas que recuperam as casas que possuem nesta aldeia e as transformam em segunda habitação ou turismo rural.

A aldeia do Soajo é conhecida também pelos seus espigueiros, tal como o Lindoso. Mas não se fique apenas por aí: aventure-se pelo seu interior e descubra uma aldeia de ruas e ruelas estreitas e sinuosas, ladeadas por casas antigas de granito. O passeio é sublime.

7. Lindoso

Lindoso

É uma das aldeias mais bonitas do Gerês. Lindoso é conhecida sobretudo pelo seu castelo e pelo conjunto impressionante de espigueiros (são mais de 60). Estes espigueiros, que servem para guardar o milho, são um testemunho vivo das tradições comunitárias desta terra.

Além do castelo e dos espigueiros, é possível observar uma pequena ponte medieval, várias calçadas medievais, o castro de Cidadelhe, os moinhos de água de Parada ou as eiras comunitárias, por exemplo

8. Ponte da Barca

escapadinha fim de semana norte de portugal
Ponte da Barca

Visite com tempo a vila de Ponte da Barca, e atravesse a Ponte Medieval para se passear também nas margens do Rio Lima. Depois, sugerimos que parta à descoberta de Lindoso, uma vez que as estradas são boas, e o caminho o leva através de paisagens incríveis. Quase a chegar a Lindoso, perto do lugar de Parada, faça uma paragem e faça o pequeno percurso pedestre dos Moinhos de Parada, até ao Poço da Gola.

Depois, já em Lindoso, visite o Castelo e os diversos espigueiros que por lá encontra. Se é um apreciador de aldeias de montanha, não pode também perder a aldeia de Ermida e de Germil, em pontos diferentes da Serra Amarela.

9. Viana do Castelo

Santa Luzia – Viana do Castelo

É conhecida como “Princesa do Minho”, e foi eternizada por Amália Rodrigues no fado “Havemos de ir a Viana”, com autoria de Pedro Homem de Mello. Falar de Viana do Castelo é falar de rio, de mar e de montanha, tudo numa só cidade, com esse cenário a conjugar-se na perfeição no cimo do Monte de Santa Luzia, em frente à Basílica.

No centro histórico, encontra também diversos pontos de interesse, e, por isso, sugerimos que comece o percurso nos Paços Municipais e termine na zona ribeirinha, na Marina.

10. Sistelo

Padrão, Sistelo

E de repente… Portugal descobriu o Sistelo! A aldeia passou décadas no anonimato e bastou o slogan do “Tibete português” para chamar a atenção. Um slogan injusto, no entanto, já que Sistelo é muito mais do que socalcos nas montanhas.

Mas são os socalcos que saltam primeiro à vista, claro. Não apenas no Sistelo, mas em toda a área envolvente. Assim que se entra nesta região, a paisagem transforma-se e deslumbra quem por aqui passa. Afinal de contas… poucos lugares são tão bons exemplos da comunhão entre os humanos e a paisagem envolvente.

11. Branda da Aveleira

Branda da Aveleira gerês
Branda da Aveleira

A Branda da Aveleira, localizada às portas do Parque Nacional da Peneda Gerês, é um daqueles casos que mostra que a resiliência das pessoas não tem limites. Utilizada durante séculos como residência temporária, este pequeno aglomerado de casas esteve quase a desaparecer no século passado. Mas renasceu das cinzas e agora espera pela sua visita.

Hoje, a Branda da Aveleira possui um conjunto de casas destinadas ao turismo rural. Foram cuidadosamente recuperadas, mantendo a traça original. Tudo foi reconstruído de modo a manter viva a essência da aldeia e proporcionando o conforto que se exige nos dias de hoje.

12. Barcelos

Barcelos
Barcelos

Muito para além dos galos que se espalham pela cidade, poderá visitar o Paço dos Condes de Barcelos, do século XV, que está hoje em ruínas, o edifício da Câmara Municipal, antigo e nobre, ou o largo mais antigo da cidade, o Largo do Apoio. Passeie também pela Rua Direita e aproveite o comércio tradicional, aproveitando para contemplar os bonitos edifícios.

No final da rua, encontra o Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, o Jardim das Barrocas, o Passeio dos Assentos e diversos miradouros, como a Ponte de Barcelos, com vista para o rio, praia fluvial e para a Casa da Azenha.

13. Castro Laboreiro

Castro Laboreiro Gerês
Castro Laboreiro

Um castelo que nos recorda as batalhas antigas que aqui se travaram, pontes e igrejas medievais, fornos e moinhos comunitários… tudo em Castro Laboreiro respira história e tradição. Esta é, sem dúvida, uma das aldeias mais bonitas do Minho (e do Gerês em particular).

Grande parte das suas casas foi recuperada para turismo rural. É ainda possível visitar o museu etnográfico e o núcleo megalítico. Mas o melhor de tudo talvez seja observar o dia-a-dia das pessoas, conhecer os hábitos e tradições deste povo e descobrir mais sobre a sua cultura.

14. Estorãos

praias fluviais
Estorãos

Localizada em Ponte de Lima, a pequena aldeia minhota de Estorãos é um segredo que merece ser descoberto. Por aqui passa uma ribeira com o mesmo nome, vinda do alto da serra de Arga. As suas águas límpidas e cristalinas serpenteiam por florestas e terrenos agrícolas até chegarem aqui.

É nesta ribeira que fica uma das paisagens mais icónicas desta aldeia: uma pequena ponte de pedra, românica, mesmo ao lado de um velho moinho com uma roda de madeira ainda intacta. Também neste local pode desfrutar de um banho nos dias mais quentes do Verão.

15. Nossa Senhora da Peneda

Cascata e Santuário da Peneda – António Cunha

Encontra-se num local recôndito, perto de Arcos de Valdevez, em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês. Foi construído entre finais do séc. XVIII e o terceiro quartel do séc. XIX, tendo a igreja sido terminada em 1875. Em frente desta, encontra o escadório das virtudes, com estátuas a representarem a esperança, fé, caridade e glória.

Este templo, perfeitamente enquadrado na montanha, tem 20 capelas ao longo do vale, que representam diversas cenas bíblicas. O Penedo das Meadinhas, um rochedo enorme, domina o local, com os seus 300 metros de altura, completando a paisagem de uma forma singular.

Tags: minho
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Praia Fluvial de Adaúfe
Viagens

Praia fluvial de Adaúfe: um pequeno paraíso para descobrir em Braga

by VxMag
Mar 28, 2023
0

Esta incrível praia encontra-se na freguesia de Adaúfe, no concelho de Braga, e é banhada pelo rio Cávado. Apesar da...

Read more
Lagoa de Óbidos

Lagoa de Óbidos: a maior lagoa de água salgada de Portugal

Mar 28, 2023
locais para visitar na Serra da Arrábida

Passeio em família na Margem Sul: o que visitar com crianças

Mar 27, 2023
Passadiços do Tinhela

Passadiços do Tinhela: um passeio para descobrir o encanto de Trás-os-Montes

Mar 27, 2023
Marco de Canaveses

Marco de Canaveses: passeio por uma terra repleta de segredos para descobrir

Mar 26, 2023
melhores casas de fado de Lisboa

Fado: história e origem de um símbolo tão português

Mar 26, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine