Início Viagens As 10 cidades mais feias de Portugal

As 10 cidades mais feias de Portugal

Serve este artigo para alertar consciências para o urbanismo desenfreado e a falta de planeamento urbano. As 10 cidades mais feias de Portugal.

561221
27
PARTILHE
Loures
Loures

Amadora

Amadora
Amadora

Amadora é uma cidade, sede de concelho, situada na grande área metropolitana de Lisboa, sendo mesmo a quarta cidade mais populosa do País.

A ocupação humana no território que corresponde ao actual concelho de Amadora remonta ao período do Paleolítico e do Neolítico, ocupações que encontraram na terra fértil e abundância de água boas condições de subsistência, deparando-se por toda a área do município vestígios arqueológicos de outras épocas, como a “Villa” Romana da Quinta da Bolacha, na Falagueira ou o Aqueduto Romano (séculos II e III).

Loures

Loures
Loures

Loures é uma cidade, sede de um vasto concelho, localizada na região de Lisboa, tradicionalmente conhecida como a zona saloia, que há longos anos abastece a cidade de Lisboa de vegetais e produtos frescos.

A fertilidade das terras, a abundância das águas e a pureza dos ares do campo moldaram desde cedo a região, que desde sempre cresceu na envolvência da grande Lisboa, tendo sido eleita por nobres e monarcas como local de lazer e fuga às doenças e pestes.

A região conta com vestígios arqueológicos de tempos remotos, como a Estação Paleolítica do Casal do Monte, em Santo António dos Cavaleiros ou a Anta de Casaínhos, em Fanhões.

27 Comentários

  1. Vens morar aqui no Brasil e tu vais ver o que são cidades feias.As grandes cidades tomadas de favelas,sem saneamento básico,com um transporte público caríssimo e de péssima qualidade,violência desenfreada,os viciados em crack vagando pelas ruas como se fossem zumbis,não a segurança para andar nas ruas nem de dia e nem de noite,lixo e pichações emporcalham a cidades,serviço médico a beira do caos,inflação,corrupção e desemprego.Aqui sim tem cidades horrorosas e o governo e a mídia esconde do jeito que podem as mazelas desta terra muito boa mas destruída por seu próprio povo.

      • Devias ir ao Brasil se achas que isso descreve uma cidade que é considerada uma das mais bonitas capitais do mundo!…

      • Acho que te trocaram o nome, não te chamas BRUNO e sim BURRO… onde Lisboa tem falta de saneamento básico, onde andam os viciados zumbis?? e onde esta a falta de segurança?’ e o lixo?? Só se for dentro dessa cabeça ….

    • Vc tem toda razão. Essa galera que fala mal de Lisboa deveria vir às cidades de periferia do Rio de Janeiro.
      A Zona Sul do rio, algumas cidades da Região dos Lagos, Angra, Regiões Serranas e a Barra da Tijuca são lindas, mas a Zona Norte é um lixo, sem contar as cidades da Região Metropolitana (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí…). A Baixada fluminense é horrorosa também.
      Venham conhecer esses lugares, onde te matam por um telefone móvel ou tênis.
      Muitos portugueses não sabem a sorte que têm de terem nascido lá!!!

  2. Tanta gente que discorda disso da “capital Lisboa”…
    – Eleita pela “Urban city Guides” como uma das cidades mais belas do mundo (em concreto em 4º lugar)…
    🙂

  3. Estas são as mais feias?? Poupa-me! tens cidades muito mais feias que estas, e sinceramente não concordo nada com estas cidades serem consideradas as mais feias. Cá para mim veio meter como as cidades mais feias devido a haver imensos grafittis pelas ruas, ou devido a não terem monumentos ou algo de tão importante para ver. Sou do Barreiro e com todo o orgulho digo que aqui não tem nada de feio! Até porque posso dizer que é bom acordar todas as manhãs, olhar para a janela e ver o Rio Tejo a minha frente e também e com uma ótima e enorme vista para Lisboa. E digo o mesmo por Amadora, Loures e sobretudo Odivelas e Costa da Caparica, de feias não têm NADA! Não tenho nada a ver nem nada contra com a pessoa que escreveu ou disse que estas cidades são as mais feias, mas espero que não tenha selecionado estas cidades devido a ser onde se localiza mais pessoa de cor. Pois como eu vejo e sinto, parece que selecionou devido as pessoas que vivem lá. Eu acredito que no Porto e algures pelo Alentejo ou Algarve haja cidades mais feias que estas. Desculpa a minha opinião mas algumas destas cidades não merecem nem deviam se quer, estar aqui. Obrigado.

    • Todas as cidades que elegeran como feias são belas. Creio que em Portugal não há cidades feias. Penso que há mazelas sociais que dificultam à muitas pessoas terem acesso à uma vida menos precárias. No mais, seu país é belíssimo!

  4. Epah, acho mal considerarem Póvoa Santa Iria uma cidade feia, é uma cidade dormitório que podia ter sido melhor concebida para serviços e comércio e a nível de estacionamento é sim o caos mas em termos urbanístico até teve ordenamento e planeamento, salvo rara excepção. Os subúrbios de Lisboa são na maioria um caos e feios, fruto da falta de planeamento e de muitos interesses em fazer dinheiro fácil. Mas se todas as zonas de subúrbios fossem como a Póvoa de Santa Iria, até não estavam muito mal. Não é exemplo mas sempre consegue estar muito acima da média do que são os nossos subúrbios( que infelizmente é muito baixo) em planeamento, arruamentos e espaços verdes consegue estar acima de muitas cidades dormitório da capital.Temos um país tão bonito e deixamo-lo estragar em certas zonas por interesses e muita mas muita falta de organização e planeamento.

  5. Essa foto do Barreiro não demonstra o Barreiro por inteiro e, mesmo assim , que mal tem? Afinal de contas todas as cidades por país e por Mundo fora têm partes menos boas e não é por isso que deixam de ser consideradas bonitas. O que interessa não é só o que vemos, é o que está para além disso, coisa que essas imagens não refletem por completo. Antes de publicarem seja o que for sobre beleza de alguma cidade, seja ela qual for, façam uma pequena pesquisa.

  6. Nascido e criado no Barreiro posso atestar com toda a segurança que o Barreiro é feio. Ponto. Para que um ex-mega pólo industrial possa ser bonito é necessário um trabalho de raíz enorme. É Uma cidade onde até muito recentemente esgotos não tratados brotavam, qual nascentes, em direcção ao Tejo. O (des)urbanismo é confuso, completamente desajustado e parece feito de improviso em algumas zonas, salvo áreas mais recentes mas que ainda assim são uma brutalização de betão (Fidalguinhos). Uma torre de 10 andares no meio de 2 prédios de 3 andares é algo banal e normal no urbanismo barreirense, só para não falar da “torre biónica” embargada há décadas, bem no centro da cidade, que posteriormente foi alvo de reconversão e pomposamente baptizada de edifício Fénix, apenas para ser reembargada, mas com melhor aspecto, por enquanto. O abandono urbano com a perda de 20 mil habitantes em 2 décadas, é bastante visível, pese embora isso seja mal nacional. Certas zonas da cidade são pejadas de lixo e estrume canino, mas isso é mais culpa das pessoas e não da cidade. Agora, posto isto, é uma cidade bastante funcional em que há um acesso generalizado a serviços, cultura, saúde, educação transportes e afins. Tem a sua própria veia cultural e cena nocturna aceitável. Tem um sistema municipal de transportes públicos que, com mais ou menos defeitos, cobre todo o concelho e até horas bem tardias. Só para não falar das melhores ligações a Lisboa em termos de disponibilidade e horários. Tem tido melhorias notáveis, nos últimos anos, devido essencialmente ao projecto POLIS, que veio a organizar e embelezar as áreas ribeirinhas, devolvendo-as à população. O Parque da Cidade também foi um óptimo projecto, numa zona onda seria expectável mais betão. Há ainda muito por fazer. Agora a verdade é esta; se trocava o Barreiro por um outro qualquer subúrbio de Lisboa (ou mesmo a capital)? Não. Pois tenho a certeza que não ganharia muito em beleza paisagística (todos os subúrbios lisboetas são feios!) e perderia seguramente qualidade de vida e serviços. Próximo artigo, 10 Cidades Mais Funcionais de Portugal, metam lá o nome do Barreiro também…

    • Só mesmo para lhe dizer que concordo com muito do que aqui deixou escrito.
      Uma boa análise e realista quanto baste. Não há necessidade de esconder aquilo que está à vista de todos.
      Os subúrbios de Lisboa na sua generalidade são quase todos feios.
      Tem total razão, pois eu acho exactamente o mesmo segundo o meu conceito de belo e esteticamente aceitável.
      Se considerarmos Sintra pelo concelho não é coisa bonita de se ver, mas se nos focarmos em Sintra propriamente dita é uma pérola do nosso país. Um pouco o mesmo para Cascais e Oeiras.
      Se pensarmos em Odivelas, Amadora, Loures, Almada, Barreiro, Seixal e tantas mais por este país fora, vemos aí a falta que fizeram os PDM (Planos Directores Municipais).
      Não foram solução para o já existente, mas pelo menos sempre condicionaram um pouco a avidez do homem em obter lucro fácil.

  7. Todas as cidades são belas em Portugal. Aliás, seu país é belíssimo! Penso que existam mazelas sociais e uma insegurança ou pessimismo cultural que impedem parte da população de ter acesso à uma vida menos precária. No mais, o país é pura beleza.

  8. Sou de Viana do Castelo, então considero que vivo na cidade mais linda de Portugal? Tem aqui zonas super feias também, ( darque,Areosa,Meadela) e outras que tais, o que não beneficia nada a beleza geral da cidade.

  9. Eu vivi em muitas cidades fora de portugal, atualmente vivo em São Paulo no Brasil! Posso garantir vos que portugal tem cidades maravilhosas.

  10. Estranha escolha, a Póvoa de Santa Iria tem uma excelente margem do estuário do Tejo, reconhecida com um prémio internacional, avenidas largas e bastantes jardins, não faz sentido figurar nesta lista.

  11. Peço desculpas aos Portugueses educados pois assim como tens mal educados aí também temos muitos brasileiros mal educados aqui. Somos povos irmãos, venham nos visitar, pois eu vou até Portugal para conhecê-la toda de norte a sul. Abraços, sejam bem vindos aqui também na República Federativa do Brasil.

  12. Visitei Portugal três vezes,amei,muito bonito,estive em diferentes lugares ,alguns fui mais vezes,ainda tenho muito para conhecer.

  13. Véi, esse cara é um fanfarrão. Nunca fui à Portugal e também nunca ouvi dizer que lá têm lugares, vilarejos ou algo feio. Entendo o espírito da matéria onde o rapaz quer citar as cidades de Portugal que ele acha feia, mas na boa eu moro em um país bem maior que Portugal. É óbvio termos aqui mais lugares sem sabeamento e problemas urbanos, porque somos pertencentes ao chamado terceiro mundo. Mas por estas fotos eu não vi absolutamente nada feio. Até acordaria feliz com uma vista dessas. Moro em uma cidade de 700 mil habitantes. Pelo que pesquisei maior que Lisboa. Agora eu desafio qualquer pessoa aí a dizer um problema urbano de Lisboa que seja pior que um outro da minha cidade que é considerada desenvolvida e linda. Pelo menos linda eu acho. Agora pegue qualquer uma dessas cidades consideradas feias e compare com cidades do meamo porte populacionall e vejam se a mais linda do Brasil se tivessem qualquer foto dessas seria com certeza o top do turismo da cidade. Cara amo meu país e acho aqui lindo, onde o homem não colocou a mão. Não sou baba ovo de países europeus mas raciocina meu, Portugal se fosse uma moça seria aquela meiga que você se apaixonaria vendo a foto.

  14. Ou seja, pelo que vi nas fotos, Portugal não tem favelas. Te convido a pegar um trem na zona leste de São Paulo, que sai de Mogi das Cruzes até São Paulo. Margeando os trilhos, quando estiver chegando perto do distrito de Guaianases você conhecerá a feiura de verdade. O Brasil não teve um projeto de país desde a sua colonização, como ocorreu com os Estados Unidos ou Canadá. Para cá foram trazidos prisioneiros de Portugal, e os escravos quando libertados, para onde poderiam ir sem ter posses. Então os descendentes dessas populações é que formam a nossa coletividade. É lógico que no Brasil a locais desenvolvidos, mas mesmo em vários desses não chega a ter a beleza que vi nas fotos que postou. Só para não discordar totalmente de você, Barreiros é a que está com a aparência mais descuidada, mas mesmo assim nem chega a ser feia, basta um reforma nos prédios.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here