Início Viagens Sete Vales Suspensos de Lagoa: um percurso deslumbrante para descobrir o Algarve

Sete Vales Suspensos de Lagoa: um percurso deslumbrante para descobrir o Algarve

Com o percurso dos Sete Vales Suspensos em Lagoa, pode descobrir o outro lado da beleza do Algarve, para além das maravilhosas praias desta região.

3957
0
Sete Vales
Sete Vales Suspensos

De todos os destinos e locais paradisíacos no mundo, é no concelho da Lagoa no Algarve que se encontra aquele que foi considerado, num ranking promovido pela European Best Destinations, “O Melhor Destino para Caminhadas da Europa” – os Setes Vales Suspensos. Este trata-se de um trilho que acompanha uma linha (quase) contínua de arribas que tem, como cruzamento, sete linhas de água que, ao longo do tempo, criaram pequenos vales que se encontram suspensos – daí o nome.

Algar de Benagil
Algar de Benagil

Os Sete Vales Suspensos são um percurso de dificuldade média que conta com 5,7 km estendidos por cima das arribas entre a Praia da Marinha e a Praia de Vale de Centianes.

Apesar da dificuldade, esta rota encontra-se com boas indicações, não sendo necessário um guia, pois existem várias marcações e placas informativas, assim como barreiras de proteção.

Percurso dos Sete Vales Suspensos
Percurso dos Sete Vales Suspensos

Na totalidade (ida e volta), este trajeto conta com seis horas de caminhada, por isso, é recomendável fazer a mesma durante a manhã ou o fim de tarde, evitando assim as horas de grande exposição solar.

Praia da Marinha
Praia da Marinha

Seis horas de percurso é algo que, de certa forma, pode parecer assustador, porém cada passo dado é deslumbrante: as maravilhosas praias que se encontram em ambas as pontas e no meio do trilho, são uma considerável recompensa pela grande caminhada, não esquecendo todo o cenário que merece ser fotografado.

É impossível ficar-se indiferente perante todas aquelas paisagens acompanhadas pelo brilho das águas cristalinas, que se estendem ao longo da costa algarvia.

Praia da Marinha
Praia da Marinha

Durante esta longa caminhada por cima das arribas, merecem ser destacados alguns pontos de interesse como é o caso do farol de Alfanzina (Cabo Carvoeiro), a gruta Algar do Benagil, o leixão do ladrão e as pequenas praias do Benagil, do Carvalho e da Marinha.

Praia da Marinha
Praia da Marinha

A praia do Benagil é uma pequena praia, virada para sul, que serve de lar para uma comunidade de pescadores e que se tornou conhecida devido à maravilhosa gruta que nela se formou. Com isto, tornou-se um dos pontos mais procurados e curiosos, neste percurso, uma vez que passou a existir a possibilidade de visitar as grutas e as praias mais isoladas, através de passeios de barco.

Mapa do Percurso dos Sete Vales Suspensos
Mapa do Percurso dos Sete Vales Suspensos

Perante tudo aquilo que o Algarve tem para oferecer, não se deixe deslumbrar apenas pelas suas praias. Deixe-se encantar também por toda a sua natureza, incluindo assim toda a beleza paisagística deste percurso que já foi considerado “um verdadeiro tesouro de beleza rara” em Lagoa.

Autora: Patrícia Rodrigues

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here