Início Sociedade São Martinho: dicas simples para assar castanhas

São Martinho: dicas simples para assar castanhas

No São Martinho assam-se as castanhas e prova-se o vinho, diz o povo e com razão. E se houver jeropiga, ainda melhor. Dicas simples para assar castanhas.

33226
0

Por esta altura, celebra-se uma das mais antigas tradições de Portugal: o São Martinho, onde é hábito comer castanhas, que por esta época começam a ser habituais nos nossos campos, e se prova o novo vinho. Mas afinal, quem foi São Martinho?

Corria o ano de 337, no século IV, e um outono duro e frio assolava a Europa. Reza a lenda que um cavaleiro gaulês, chamado Martinho, tentava regressar a casa quando encontrou a meio do caminho, durante uma tempestade, um mendigo que lhe pediu uma esmola. O cavaleiro, que não tinha mais nada consigo, retirou das costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com a espada, e deu-o ao mendigo. Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar.

São Martinho
São Martinho

O milagre ficou conhecido como “o verão de São Martinho”. Desde então, por altura de Novembro, o ríspido tempo de outono vai embora e o sol ilumina-se no céu, como aconteceu quando o cavaleiro ofereceu o manto ao mendigo.

É por causa desta lenda que, todos os anos, festejamos o Dia de São Martinho a 11 de Novembro. O famoso cavaleiro da história era um militar do exército romano que abandonou a guerra para se tornar num monge católico e fazer o bem.

São Martinho foi um dos principais religiosos a espalhar a fé cristã na Gália (a actual França) e tornou-se num dos santos mais populares da Europa! Diz-se que protege os alfaiates, os soldados e cavaleiros, os pedintes e os produtores de vinho!

Foi a 11 de Novembro que São Martinho foi sepultado na cidade francesa de Tours, a sua terra natal, e é por esse motivo que a data foi a escolhida para celebrar o Dia de São Martinho. Além de Portugal, também outros países festejam este dia. Em França e Itália, à semelhança de Portugal,comem-se castanhas assadas. Já em Espanha, faz-se a matança de um porco, e na Alemanha acendem-se fogueiras e organizam-se procissões.

Com o Outono, chega um dos frutos secos mais apreciados: a castanha. Deliciosa e de fácil preparação, a castanha pode ser assada de várias formas: seja no forno eléctrico, num assador de barro ou metal ou colocando-as nas brasas de uma fogueira. Aprenda aqui como preparar castanhas para os dias frios que se avizinham.

Preparação

  • Faça um corte na horizontal nas castanhas, para evitar que, com o calor, o interior da castanha expluda e para facilitar a sua cozedura.
  • Coloque-as num recipiente ou tabuleiro e coloque bastante sal grosso.

 

Receita

Frigideira

  • Uma maneira rápida de assar as castanhas é com uma frigideira. Coloque as castanhas na superfície da frigideira, deixando algum espaço entre elas. Coloque mais sal grosso, se necessário.
  • A chama deve estar a um nível médio. De forma a que tostem e não queimem, com a ajuda de uma pinça, deve ir voltando as castanhas conformem vão ficando tostadas.
  • As castanhas estarão prontas uma vez que estas tenham uma cor amarela intensa e a casca esteja, ligeiramente, queimada em algumas zonas. Normalmente, demora cerca de 10 a 15 minutos.
  • Depois, retire-as da frigideira e coloque-as num prato. Sem as deixar arrefecer, retire a casca e a pele.

 

Forno

  • A maneira mais tradicional de as preparar é através das assadeiras (barro ou metal). Se não tiver assadeira, pode sempre usar o forno.
  • Uma vez que as castanhas estão preparadas (corte), borrife-as, ligeiramente, com água e tempere com sal grosso. Como opção, pode juntar folhas de alecrim (previamente separado ramo).
  • Se optar pela assadeira, coloque as castanhas na assadeira e coloque-a em cima de brasas de uma fogueira (grelhador ou lareira). Agite de vez em quando.
  • Se optar pelo forno, pré-aqueça a uma temperatura de 180º C. Depois, coloque as castanhas durante cerca de 40 minutos.

Acompanhe as castanhas com um cálice de jeropiga, água-pé, moscatel ou vinho tinto.

Mais artigos

Mais recentes

Os 12 melhores locais para visitar na Letónia

A Letónia é um destino cada vez mais popular entre os turistas europeus. Este pequeno país do Báltico conseguiu nos anos 90 do século...

REDES SOCIAIS

184,411FãsCurtir
280SeguidoresSeguir
759SeguidoresSeguir

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here