Início História Quem é que chegou aos Açores antes dos portugueses?

Quem é que chegou aos Açores antes dos portugueses?

São cada vez maiores as evidências que já haveria presença humana nos Açores antes da sua descoberta. Mas quem chegou aos Açores antes dos portugueses?

13415
2
COMPARTILHE
ocupação humana dos açores
Açores

Html code here! Replace this with any non empty text and that's it.

Quem é que chegou aos Açores antes dos Portugueses?

Uma pia esculpida numa rocha na ilha Terceira foi datada como tendo 950 anos. A ser verdade, isso significa que houve ocupação humana nos Açores antes da chegada dos portugueses. Mas por quem?

Quem é que chegou aos Açores antes dos Portugueses?
Angra do Heroísmo

As referências coevas a uma estátua equestre na ilha do Corvo no século XVI, a moedas cartaginesas e cirenaicas no Corvo no século XVIII, e as inscrições existentes na falésia da costa da freguesia das Quatro Ribeiras, na ilha Terceira, apesar de nunca aceites pela historiografia oficial, parecem indiciar a visitação humana ao arquipélago na Idade Antiga.

Quem é que chegou aos Açores antes dos Portugueses?
Lagoa das Sete Cidades, São Miguel, Açores

Com a queda do Império Romano do Ocidente (ver também Queda do Império Romano), o declínio do mundo clássico na Europa ocidental durante a Alta Idade Média, e o encerramento do mar Mediterrâneo diante da expansão islâmica, o conhecimento da existência de terras a oeste da Europa continental foi progressivamente relegado para o reino do mito. Comprovam-no as múltiplas lendas medievais acerca da Atlântida, das Sete Cidades, das terras de São Brandão, das ilhas Afortunadas, da ilha do Brasil, da Antília, das Ilhas Azuis, da Terra dos Bacalhaus, e de muitas outras terras perdidas no oceano Atlântico.

Quem é que chegou aos Açores antes dos Portugueses?
Ponta Delgada

Na última metade do século XIV, com o advento do Renascimento, começam a surgir múltiplos roteiros e cartas de marear onde aparecem, em posições e com configurações mais ou menos fantasiosas, muitas dessas ilhas e terras. Nessa época, o retomar dos contactos comerciais e das navegações entre o Mediterrâneo e o Atlântico, nomeadamente as navegações genovesas, florentinas e venezianas, bem como o surgimento de melhores embarcações e de um crescente fervor prosélito no sentido de levar o cristianismo para fora da Europa, foram progressivamente expandindo os horizontes europeus e recriando antigas ligações.

Quem é que chegou aos Açores antes dos Portugueses?
Lagoa das Sete Cidades – Açores

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here