VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home História

Por que razão chamam alfacinhas aos habitantes de Lisboa?

São várias as teorias e todas elas muito diferentes mas igualmente curiosas. Mas afinal porque razão chamam alfacinhas aos habitantes de Lisboa?

VxMag by VxMag
Dez 2, 2021
in História
1
Alfacinhas

Hauke Vagt (https://atelier49lisboa.com/)

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Filipe de Brito

Filipe de Brito: a fantástica história do português que foi rei da Birmânia

Mar 12, 2023
Pedro Teixeira

Pedro Teixeira: o português que conquistou a Amazónia

Fev 21, 2023
Vasco da Gama

Vasco da Gama: o navegador português que deu início à globalização

Fev 18, 2023
Conímbriga

Conímbriga: as mais deslumbrantes ruínas romanas em Portugal

Fev 8, 2023

Todos nós sabemos que, popularmente, os lisboetas são conhecidos como “os alfacinhas”. A primeira referência a esta expressão surgiu em meados do séc. XIX, na obra “Viagens na minha Terra”, de Almeida Garrett. Não se sabe ao certo de onde surgiu o termo, mas existem diversas versões que procuram explicar essa designação.

Em 1943, Fernanda Reis publicou um artigo no Boletim do Grupo Amigos de Lisboa, intitulado “alfacinhas”, onde defendia que a razão para existir essa designação se devia ao facto de os lisboetas, noutros tempos, comerem alfaces exageradamente. Noutra explicação popular para o nome, dizia-se que os lisboetas, tal como as alfaces, não se movimentavam muito, mesmo dentro da própria cidade, pelo que o nome poderia derivar daí.

lisboa
Lisboa (Risa Nishino)

Em maio de 2002, a revista LX Metrópole defendia, no entanto, que a designação vinha do gosto dos habitantes de Lisboa em procurar frescura e sombra nas hortas. A maioria defende, no entanto, que o nome teve origem na época de ocupação árabe, entre 711 e 714.

Dizia-se que os árabes cultivavam em Lisboa a Al-Hassa, que mais tarde se transformou em alface na nossa língua. Numa das várias guerras da época, diz a lenda que os habitantes de Lisboa apenas acabaram com alfaces para comer, vindo daí o nome que permanece até hoje, passados todos estes séculos.

Outra teoria, bastante popular e aceite, é que foram os saloios dos arredores de Lisboa a dar este nome aos habitantes da capital. Existem duas versões. A primeira diz-nos que o nome deriva de uns laços farfalhudos que eram moda na altura, usados no peito das camisas, e que aos saloios fazia lembrar alfaces. Assim, passaram a dar esse nome aos lisboetas domingueiros que por ali passavam.

lisboa
Lisboa (Nico Glubert)

A segunda teoria remete-nos para a época do cerco de Lisboa, em que estes eram alimentados sobretudo por alfaces trazidas nas suas carroças pelos saloios. Ao chegarem à capital, as sopeiras gritavam “chegaram as alfacinhas”, e rapidamente se começaram a chamar aos lisboetas alfacinhas devido a este pregão.

Seja qual for a origem do nome, a verdade é que esta designação é já usada há muito tempo, e ainda hoje é popular nos mais diversos meios de comunicação e nas conversas informais. Isto vem apenas provar a riqueza cultural da Língua Portuguesa, que consegue adaptar de forma magistral o uso de determinadas palavras.

Aliás, o mesmo se passa com as designações de Saloios e Tripeiros. Chama-se saloios aos habitantes dos arredores de Lisboa e tripeiros aos naturais do Porto. Os nomes acabam por ser utilizados de forma tão natural como os termos minhoto, transmontano ou alentejano.

Tags: alfacinhas
VxMag

VxMag

Comments 1

  1. Hauke Vagt says:
    1 ano ago

    Olá
    A imagem do artigo é uma ilustração feito por mim mas tem “alfacinha” escrito por baixo. sou meio alfacinha mas o meu nome é Hauke. :)
    ainda por cima as cores estão erradas… podem verificar a imagem original no meu website https://atelier49lisboa.com/product/poster-obras/
    agradeço que corrigem o nome por baixo da ilustração.
    Hauke

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

loriga serra da estrela
Viagens

Praia fluvial de Loriga: um paraíso para descobrir na Serra da Estrela

by VxMag
Mar 21, 2023
0

Em plena Serra da Estrela, podemos encontrar a magnífica praia fluvial de Loriga, detentora de uma grande variedade de comodidades...

Read more
locais mais frios do mundo

Os 10 locais mais frios do planeta

Mar 21, 2023
casa mais antiga de Lisboa

8 belíssimos edifícios de Lisboa que resistiram ao terramoto de 1755

Mar 20, 2023
Sevilha

12 dos melhores locais para visitar em Sevilha

Mar 20, 2023
Eslovénia

12 dos melhores locais para visitar na Eslovénia

Mar 20, 2023
grandes rotas portugal

Passadiços do Paiva: viagem mágica ao longo de um rio deslumbrante

Mar 20, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine