VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Palácio da Ega: um pequeno segredo para descobrir em Lisboa

O palácio da Ega é um dos mais bonitos e secretos de Lisboa. Conheça a sua história e saiba como visitá-lo.

VxMag by VxMag
Jul 20, 2023
in Viagens
0
palácios em lisboa

Palácio Ega

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Convento de Santo António da Castanheira

Convento de Santo António da Castanheira: uma testemunha incrível da história de Portugal está em ruínas

Set 28, 2025
aldeia de Pias

Pias: uma aldeia entre o rio e a memória, no coração de Cinfães

Set 26, 2025
Sé de Braga

Sé de Braga: uma viagem milenar pela história de Portugal

Set 26, 2025
Monsaraz

Monsaraz: uma viagem no tempo com vista para o Alqueva

Set 26, 2025

Por entre os muitos monumentos, museus e jardins de Lisboa, existem diversos locais de interesse que são desconhecidos, mas que merecem uma visita. Um deles é o Palácio da Ega, edifício do século XVI que é hoje a sede do Arquivo Histórico Ultramarino. Este palácio foi construído no século XVI e esteve nas mãos da família Saldanha até ao século XIX.

Este edifício tem três corpos principais: o de entrada, que dá acesso a um jardim com espécies botânicas; o do lago sul, com vista sobre o Tejo e um lago oval; e o Salão Pompeia, a parte mais notável do conjunto.

Esta é uma sala enorme, decorada com azulejos holandeses do século XVIII, que representam oito cidades portuárias da Europa (Constantinopla, Colónia, Londres, Veneza, Hamburgo, Midelburgo, Roterdão e Antuérpia), evidenciando as caraterísticas de cada uma dessas cidades. O salão conta com uma decoração inspirada na arte romana antiga, e está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1950.

Palácio da Ega
Palácio da Ega

Mas vamos à história deste edifício, que foi palco de grandes acontecimentos históricos. Por exemplo, durante as Invasões Francesas, foi frequentado pelo general Junot, amigo dos Saldanha, que tomaram partido pelos franceses.

Após a expulsão dos invasores, os condes de Ega foram exilados, e o seu palácio usado como hospital das tropas anglo-lusas e como quartel-general do marechal Beresford. O palácio só voltou à posse dos Saldanha em 1838, mas foi vendido por falta de meios para o manter.

Por fim, em 1919, o Estado adquiriu o palácio e passou a alojar o Arquivo Histórico Colonial. Em 1973, este palácio foi integrado na Junta de Investigações Científicas do Ultramar, atual Instituto de Investigação Científica Tropical.

Assim, visitar o Palácio da Ega é visitar um pedaço da nossa história, dando-lhe a oportunidade de conhecer a beleza e riqueza dos azulejos holandeses e apreciar a elegância e harmonia da arquitetura e decoração do espaço.

Palácio da Ega
Palácio da Ega

Dá-lhe também a oportunidade de explorar o Arquivo Histórico Ultramarino, que tem documentos valiosos sobre a nossa história colonial, desde o século XV até ao século XX, por entre cartas régias, mapas, desenhos, fotografias, filmes e outros registos.

Portanto, visitar este palácio é não só contribuir para a preservação e divulgação do nosso património, como é também uma maneira de dar mais visibilidade e reconhecimento ao trabalho deste arquivo.

O Palácio da Ega está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h30. A entrada no palácio é gratuita, não sendo necessária autorização prévia. Mesmo assim, recomenda-se que consulte o site do Arquivo Histórico Ultramarino, de modo a confirmar os horários e condições de acesso.

Poderá optar entre a visita livre ou guiada, sendo que a visita livre lhe permite explorar o palácio ao seu ritmo e apreciar com calma todos os detalhes da sua arquitetura e decoração.

Por sua vez, a visita guiada vai-lhe oferecer uma explicação mais aprofundada sobre a história e arte do palácio, assim como sobre os documentos do arquivo. Estas visitas guiadas têm duração de uma hora e são feitas por técnicos especializados, estando sujeitas a uma marcação prévia. Se quiser solicitar uma visita guiada, deverá enviar um e-mail para o endereço dglab.gov.pt com pelo menos cinco dias de antecedência.

Seja qual for a modalidade de visita escolhido, verá que não se vai arrepender de conhecer de perto o magnífico Palácio da Ega, rico em história, arte e detalhes encantadores. Portanto, comece já a planear a sua visita!

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exaustor da cozinha: o erro que impede a eliminação de cheiros e aumenta a sujidade
Notícias

Exaustor da cozinha: o erro que impede a eliminação de cheiros e aumenta a sujidade

by VxMag
Dez 7, 2025
0

O exaustor é um elemento essencial na cozinha. Para além de reduzir odores, remove vapor, partículas de gordura e poluentes...

Read moreDetails
Cinco objetos que nunca deve colocar na máquina de lavar roupa - e que muitos metem sem pensar

Cinco objetos que nunca deve colocar na máquina de lavar roupa – e que muitos metem sem pensar

Dez 7, 2025
Pensão mínima: quem tem direito e como garantir o valor mais alto

Pensão mínima: quem tem direito e como garantir o valor mais alto

Dez 7, 2025
Marcha atrás nas rotundas pode dar multa? Saiba o que dizem as regras de condução

Marcha atrás nas rotundas pode dar multa? Saiba o que dizem as regras de condução

Dez 7, 2025
Pagamentos por Multibanco: os comerciantes podem mesmo impor um valor mínimo?

Pagamentos por Multibanco: os comerciantes podem mesmo impor um valor mínimo?

Dez 7, 2025
A solução de 3 Ingredientes para renovar o seu chão de madeira riscado e sem brilho

A solução de 3 Ingredientes para renovar o seu chão de madeira riscado e sem brilho

Dez 6, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine