VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home História

O dia em que o exército português conquistou Madrid

Trata-se de um episódio desconhecido da história de Portugal, mas houve uma época em que o exército português conquistou Madrid comandado pelo Marquês de Minas.

VxMag by VxMag
Abr 30, 2021
in História
0
Batalha de Almansa

Batalha de Almansa

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Filipe de Brito

Filipe de Brito: a fantástica história do português que foi rei da Birmânia

Mar 12, 2023
Pedro Teixeira

Pedro Teixeira: o português que conquistou a Amazónia

Fev 21, 2023
Vasco da Gama

Vasco da Gama: o navegador português que deu início à globalização

Fev 18, 2023
Conímbriga

Conímbriga: as mais deslumbrantes ruínas romanas em Portugal

Fev 8, 2023

Em 28 de junho de 1706, um exército aliado de 14.700 portugueses e 4.200 anglo-holandeses, sob o comando do 2º Marquês das Minas, entrou em Madrid e tomou-a, como culminar de uma campanha com mais de 500km percorridos e que operou durante 3 meses em terras de Espanha. O Marquês das Minas, D. António Luís de Sousa, era filho primogénito do 2º casamento do seu pai, o 1º Marquês das Minas. Nasceu a 6 de abril de 1644, e foi senhor das vilas de Beringel, Guvari, Nossa Senhora da Escada e Prado, no Brasil, com todos os privilégios que isso acarretava.

Além disso, D. António foi mestre-de-campo general, estribeiro-mor, Governador e capitão-geral do Brasil. Chegou a ser alcaide de Beja e recebeu cinco comendas na Ordem de Cristo e duas na Ordem de Sant’Iago.

Para muitos, esta personagem pode ser equiparada a Napoleão Bonaparte, graças à sua tomada de Madrid em 1706. Apesar de tudo, como atualmente esta proeza não é muito falada, e porque, apesar de hábil em termos militares, em termos políticos é apenas um pré-Napoleão, D. António não ficou tão conhecido na história europeia.

Marquês de Minas
Marquês de Minas

A campanha do marquês de Minas em Espanha surgiu no contexto da Guerra da Sucessão em Espanha, que teve lugar entre 1701 e 1714. Portugal fazia parte da Grande Aliança, que juntava o nosso país à Inglaterra, Áustria e Holanda, que pretendiam aclamar como rei em Espanha o Arquiduque Carlos de Habsburgo. 

Para entender este episódio da história portuguesa e espanhola é necessário perceber como começou a Guerra da Sucessão, disputada entre 1701 e 1714. O príncipe das Áustrias, José Fernando da Baviera, foi o escolhido para suceder ao seu tio-avô, o rei Carlos II de Espanha, que morreu sem deixar herdeiros. No entanto, o jovem príncipe tinha uma saúde frágil e acabou por falecer aos seis anos de idade. Este óbito levou Filipe V, neto de Luís XIV de França, a ser a figura ponderada para ocupar o trono espanhol. 

Os Bourbon iriam, assim, liderar dois dos Estados mais poderosos da Europa – França e Espanha. As restantes potências receavam as consequências deste vínculo. O imperador romano-germânico Leopoldo I, parente de Carlos II, decide tentar romper esta união dinástica e afirma ser o detentor do direito ao trono. Tem assim início a Guerra da Sucessão de Espanha.

As forças inglesas, portuguesas e germânicas unem-se contra os Bourbon. Portugal já tinha reconhecido Filipe V de Espanha mas, perante a pressão dos ingleses, com quem o nosso país mantinha relações muito próximas, D. Pedro II de Portugal viu-se obrigado a repensar a sua posição, anulando assim, em 1702, o tratado pelo qual Portugal se comprometia a guardar os direitos da França, com a promessa de um auxílio militar em caso de ameaça. Assim, o reino português une-se às forças opositoras, reconhece o arquiduque Carlos, filho de Leopoldo I, como rei de Espanha, e entra na guerra. 

Batalha de Almansa
Batalha de Almansa

A importância de Portugal neste confronto deveu-se principalmente ao seu posicionamento geográfico: o nosso país torna-se a base de operações dos aliados. 
Ciudad Rodrigo foi o local escolhido para atacar, mas esta campanha ficou sem efeito e as forças militares regressaram a território português sem qualquer conquista. O início das hostilidades começou da pior maneira para Portugal e os seus aliados. 

Assim, o Marquês das Minas entrou por Espanha e tentou tomar Badajoz, algo que não conseguiu. Não desistindo, fez nova investida a 7 de março de 1706, queimando a vila de Bricas e derrotando junto desta as forças do Duque de Berwick, que comandavam o exército que defendia Filipe de Anjou. Nesta batalha, conseguiu-se um espólio de 80 prisioneiros e 240 cavalos.

A 9 de abril, sitiou Alcântara e conseguiu tomá-la, fazendo prisioneiro o governador D. Miguel Gasco, juntamente com toda a sua guarnição e 47 peças de artilharia. A campanha seguiu vitoriosa, tomando Ciudad Rodrigo, Salamanca, Coria e Plasencia, e fazendo a sua entrada triunfal em Madrid a 25 de junho.

Aqui, D. António esteve instalado durante 40 dias no Paço Real, recebendo a sujeição dos poderes constituídos e tribunas, não só de Madrid como de Segóvia e Toledo, e proclamando rei o Arquiduque Carlos.

Ao longo de toda a campanha, foram feitos mais de 8 mil prisioneiros e capturadas mais de 100 peças de artilharia. Apesar de tudo, o candidato Filipe de Anjou, neto de Luís XIV de França, viria a triunfar e inaugurar a dinastia Bourbon que ainda hoje reina em Espanha.

Tags: história de portugalmarquês de minas
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

casa mais antiga de Lisboa
Viagens

8 belíssimos edifícios de Lisboa que resistiram ao terramoto de 1755

by VxMag
Mar 20, 2023
0

O terramoto de 1755 foi incrivelmente devastador, e é considerado como um dos mais violentos da história da humanidade, tendo...

Read more
Sevilha

12 dos melhores locais para visitar em Sevilha

Mar 20, 2023
Eslovénia

12 dos melhores locais para visitar na Eslovénia

Mar 20, 2023
grandes rotas portugal

Passadiços do Paiva: viagem mágica ao longo de um rio deslumbrante

Mar 20, 2023
Praia da Ursa

Praia da Ursa: um dos recantos mais belos de Sintra

Mar 19, 2023
eslovénia

10 dos lagos mais bonitos do mundo

Mar 19, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine