Conhecido como o “pulmão verde” da cidade de Lisboa, a serra de Monsanto alberga o maior parque florestal da Europa que abrange as áreas de Campolide, São Francisco de Xavier, Santa Maria de Belém, Santo Condestável, Alcântara e Ajuda. O Parque Florestal do Monsanto é aquele que ocupa uma oitava parte da capital portuguesa, tendo o mérito de ser reconhecido pela sua biodiversidade.

Este é um espaço com uma grande vertente de lazer que proporciona amplas vistas panorâmicas sobre o Tejo e a cidade, não esquecendo a diversidade vegetal e animal que nele existem. Correr, andar de bicicleta e caminhar.
São algumas das atividades a fazer neste coração da capital que é considerado um paraíso para aqueles que são amantes de desporto, natureza e atividade física ao ar livre.

No âmbito do lazer, a zona de Monsanto, com este parque, proporciona, a todos, várias condições para a prática de diversas atividades nos vários parques de merendas, recreativos e de campismo como é o caso do Parque da Serafina, do Parque do Alvito, do Parque Moinhos de Santana, entre outros. Nestes mesmos espaços, a natureza poderá ser aproveitada sem ser degradada através de playgrounds e de algumas rotas.

Tratar da manutenção do ar e manter o clima ameno na capital são alguns pequenos e grandes objetivos do Parque Florestal de Monsanto. Sendo o resultado de uma enorme operação de arborização, este parque florestal serve de habitat a muitas espécies tanto de plantas como de animais como é o caso dos esquilos.
Para dar a conhecer a biodiversidade aqui existente foi criada a “Rota da Biodiversidade” com 14 km de uma rota pedestre que liga este parque ao rio Tejo.

Para além desta rota pedestre que permite conhecer a biodiversidade existente, foi criada também a “Rota da Água” com cerca de 7,5 km. Com um baixo grau de dificuldade, este passeio pedestre tem a duração de três horas e é ideal para caminhadas e passeios de BTT.

Os espaços verdes são fundamentais nos meios urbanos sendo que toda esta área de 1000 hectares que envolve a “Grande Lisboa” tem um papel fundamental na cidade, devendo ser preservada e respeitada. Com o objetivo de não degradar esta área, foi aplicado um regime florestal total que serve para sua proteção.

Apelidado de “pulmão verde” da cidade de Lisboa, Monsanto é um destino que integra o turismo de natureza, ligando assim as pessoas à mãe natureza.
Olhos jovens para sitios velhos,mas sempre lindos.