Início História Histórias insólitas de Portugal: rei de dia, Dr. Tavares de noite

Histórias insólitas de Portugal: rei de dia, Dr. Tavares de noite

Rei de dia, Dr. Tavares de noite. A vida louca do rei que enfureceu os portuenses ao faltar à inauguração de uma ponte. Histórias insólitas de Portugal.

4935
0
Rei D. Luis I e a sua esposa D. Maria Pia

O rei D. Luís I era bem diferente do seu irmão e antecessor, D. Pedro V: apreciava clubes nocturnos, mulheres, tabaco e boa comida.

Rei D. Luis I
Rei D. Luis I

Mesmo depois de subir ao trono, manteve uma vida dupla: de dia era Rei, marido de D. Maria Pia de Sabóia e pai de Carlos e Afonso; à noite, Dr. Tavares. O rei preferia não ser reconhecido, e acompanhado do seu amigo, Dr. Magalhães Coutinho, que era médico, adoptava o pseudónimo Dr. Tavares para percorrer a noite de Lisboa.

D. Maria Pia
D. Maria Pia

A primeira amante terá sido a actriz Rosa Damasceno. D. Maria sabia das traições do marido, mas não fazia escândalo. Vingava-se de outras formas… O marido apreciava a pontualidade, e ela atrasava-se para tudo: jantar, ir à ópera, sair para um passeio ou visita oficial.- O marido fumava e gostava de acompanhar as refeições com pão com manteiga, ela queixava-se do fumo e da falta de cuidado com a dieta no palácio.

Família Real de D. Luís I
Família Real de D. Luís I

A maior desforra reflectia-se nos gastos: Maria Pia adorava jóias e roupas caras, demorava dias a desembalar as compras que fazia em Paris. Quando a criticavam, respondia: “Querem rainhas? Paguem-nas!”.

Mais artigos

As 10 melhores cidades para viver em Portugal

  Quais os factores a ter em conta quando se elege as melhores cidades para viver em Portugal? A opinião poderá variar segundo o estilo...

Mais recentes

Os 12 melhores locais para visitar na Guarda e arredores

A cidade da Guarda é uma das principais localidades no Interior Centro de Portugal. Localizada bem perto da Serra da Estrela, trata-se de uma...

REDES SOCIAIS

183,344FãsCurtir
277SeguidoresSeguir
759SeguidoresSeguir

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here