Início Sociedade Histórias da raia portuguesa: 2 aldeias que pertencem a 2 países diferentes

Histórias da raia portuguesa: 2 aldeias que pertencem a 2 países diferentes

A história da raia tem destas coisas... conheça 2 aldeias na fronteira entre Portugal e Espanha, divididas por 2 países, unidas por uma cultura comum.

7250
1
COMPARTILHE
Rio de Onor

Html code here! Replace this with any non empty text and that's it.

As histórias da fronteira entre Portugal e Espanha sempre foram lendárias, associadas ao contrabando, à ajuda e solidariedade em tempos complicados. Mesmo quando os 2 países estavam em guerra, os habitantes da Raia tinham outro tipo de regras entre eles.

Rio de Onor
Rio de Onor

A guerra poderia existir entre os dois países, mas de um lado e do outro da fronteira, a amizade e os laços familiares mantinham-se apesar das circunstâncias. Neste contexto, surgem em Portugal 2 aldeias muito peculiares. Rio de Onor, em Bragança, e Marco, em Arronches.

Rio de Onor - Bragança
Rio de Onor – Bragança

Em ambas, a fronteira divide as aldeias ao meio, existindo uma parte da aldeia que é portuguesa e outra que é espanhola. Rio de Onor partilha com a aldeia alentejana de Marco uma característica única: a aldeia é atravessada a meio pela fronteira internacional entre Portugal e Espanha, sendo para efeitos oficiais a parte espanhola distinguida como Rihonor de Castilla, e sendo ambas as partes conhecidas pelos seus habitantes como “povo de acima” e “povo de abaixo”, não se distinguindo assim de facto como dois povoados diferentes, como erradamente se assume em diversas literaturas.

Rio de Onor
Rio de Onor

Na verdade, este povoado singular assume, para além de um regime de governo próprio, um dialecto próprio e quase extinto, pertencente ao grupo do asturo-leonês, à semelhança da língua mirandesa. Tipicamente trasmontana, a aldeia apresenta casas tradicionais compostas por dois andares: no andar de cima moram as famílias, no andar de baixo ficam o gado, os cereais e outros produtos da terra.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here