Pode parecer lenda ou milagre… mas Portugal teve uma rainha que, apesar de ter já um filho, alegava ser virgem. Essa rainha foi a impopular D. Leonor Teles, filha de Martim Afonso Teles de Menezes e Aldonça de Vasconcelos, tendo nascido em Trás-os-Montes em 1350.
D. Leonor Teles casou-se com D. Fernando, tendo sido rainha entre 1372 e 1383. Mas o rei não foi o seu primeiro marido. Ainda jovem, casara com João Lourenço da Cunha, de quem teve um filho pouco antes de se tornar rainha.
Para uns, D. Fernando casou com a rainha por amor. Para outros, foi vítima da ambição dela. E ainda segundo outras teorias, o rei fez esta escolha como forma de assegurar alguma estabilidade política, já que os reinos que mais tarde formariam Espanha se encontravam em ardentes guerras e procuravam o apoio do monarca português.
Seja como for, o que é certo é que D. Fernando acabou por casar com D. Leonor Teles apesar do compromisso que tinha já assumido de casar com uma infanta de Castela.
Antes do casamento, corria já na Lisboa de 1372 o rumor de que o rei se iria casar com uma das barregãs, tendo o povo entrado em protestos, por não querer que uma mulher aleivosa e adúltera se sentasse no trono.
Apesar de D. Leonor ter sangue nobre, o povo queria alguém que correspondesse ao modelo de rainha virgem, algo que ela claramente não era. Apesar de tudo, a rainha escondeu o nascimento do seu primeiro filho, como forma de tentar eliminar tudo o que pudesse interferir na sua ambição de ser rainha.
Isto não impediu as revoltas populares, que foram reprimidas violentamente por D. Fernando, que acabou mesmo por se casar com D. Leonor em maio de 1372, no Mosteiro de Leça do Balio. D. Beatriz, a filha de ambos, nasceu no ano seguinte.
Em 1383, morre D. Fernando, assumindo D. Leonor a regência, passando nesse momento a viver com o amante, o conde Andeiro, que tinha já sido identificado como amante de D. Leonor quando D. Fernando ainda era vivo.
A pedido de Castela, D. Leonor aclamou D. Beatriz e o seu marido D. João I (monarca espanhol) como reis de Portugal, o que levou à revolta do povo, acompanhado por alguns nobres e pela burguesia. Na senda da revolta, acabou por ser assassinado o Conde Andeiro pelo Mestre de Avis, que assumiria depois a coroa portuguesa.
Leonor Teles fugiu para Castela, onde existem relatos de que não teve uma vida fácil, devido aos problemas com o seu genro. Por fim, este mandou internar D. Leonor Teles no Mosteiro de Tordesilhas, onde veio a falecer em 1386.
A imagem da rai ha sentada não ê Leonor Teles mas sim Leonot de Lencastre ou de Bragança esposa de D. JOÃO II
Estou de acordo. Fazem sempre confusão entre as duas.