Início História O Rei com queda para qualquer mulher que se chamasse Leonor

O Rei com queda para qualquer mulher que se chamasse Leonor

Combinou 3 casamentos com 3 mulheres, todas com o mesmo nome. Por causa disso o país entrou em várias guerras... mas o Rei teimava em ter uma Rainha Leonor.

2058
0
COMPARTILHE
Por cada Leonor com que se comprometia, D. Fernando conseguia uma guerra

Html code here! Replace this with any non empty text and that's it.

D. Fernando I, nono rei de Portugal e último da primeira dinastia, cognominado como o Formoso ou o Inconstante.

Era filho de D. Pedro I e da rainha D. Constança. Subiu ao trono com vinte e dois anos, quando em Castela se disputava a coroa entre D. Pedro, filho legítimo de Afonso X e Henrique de Trastamara, um dos muitos bastardos do falecido rei com D. Leonor de Gusmão. Assassinado D. Pedro, D. Fernando abandonou a sua neutralidade e Portugal entrou puma sucessão de períodos de guerra a paz.

D. Fernando I
D. Fernando I

D. Fernando alegando ser bisneto de Sancho IV, mas movido pela rivalidade comercial e marítima entre Lisboa e Sevilha, interveio nesse episódio peninsular. Foi reconhecido como rei em cidades do norte da península, aliado ao rei mouro de Granada, atraiu a si D. Pedro IV de Aragão, propondo-lhe casamento com sua filha D. Leonor. Em 1369 invade a Galiza. Mas D. Henrique II atravessa o Minho, apodera-se de Braga a cerca Guimarães a sai por Trás-os-Montes para ir em auxílio de Algeciras cercado pelo rei de Granada.

Túmulo de D. Leonor, filha de Henrique II de Castela
Túmulo de D. Leonor, filha de Henrique II de Castela

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here