Início História O Rei com queda para qualquer mulher que se chamasse Leonor

O Rei com queda para qualquer mulher que se chamasse Leonor

Combinou 3 casamentos com 3 mulheres, todas com o mesmo nome. Por causa disso o país entrou em várias guerras... mas o Rei teimava em ter uma Rainha Leonor.

2344
0
Por cada Leonor com que se comprometia, D. Fernando conseguia uma guerra

D. Fernando I, nono rei de Portugal e último da primeira dinastia, cognominado como o Formoso ou o Inconstante. Era filho de D. Pedro I e da rainha D. Constança. Subiu ao trono com vinte e dois anos, quando em Castela se disputava a coroa entre D. Pedro, filho legítimo de Afonso X e Henrique de Trastamara, um dos muitos bastardos do falecido rei com D. Leonor de Gusmão. Assassinado D. Pedro, D. Fernando abandonou a sua neutralidade e Portugal entrou puma sucessão de períodos de guerra a paz.

D. Fernando I
D. Fernando I

D. Fernando alegando ser bisneto de Sancho IV, mas movido pela rivalidade comercial e marítima entre Lisboa e Sevilha, interveio nesse episódio peninsular. Foi reconhecido como rei em cidades do norte da península, aliado ao rei mouro de Granada, atraiu a si D. Pedro IV de Aragão, propondo-lhe casamento com sua filha D. Leonor.

Em 1369 invade a Galiza. Mas D. Henrique II atravessa o Minho, apodera-se de Braga a cerca Guimarães a sai por Trás-os-Montes para ir em auxílio de Algeciras cercado pelo rei de Granada.

Túmulo de D. Leonor, filha de Henrique II de Castela
Túmulo de D. Leonor, filha de Henrique II de Castela

Em 1371, com a intervenção do papa Gregório XI, os dois monarcas assinaram a paz de Alcoutim. D. Fernando comprometia-se a casar com D. Leonor, uma das filhas de Henrique II, porém ao casar com D. Leonor Teles não cumpria o tratado, o que se não teve consequências com Castela, pois Henrique II não se deu por ofendido, teve-as com a Nação a quem tal casamento não agradou.

Estátuas de D. Fernando e D. Leonor Teles em Leça do Balio
Estátuas de D. Fernando e D. Leonor Teles em Leça do Balio

Ainda muito jovem, Dona Leonor casou com João Lourenço da Cunha, filho do morgado do Pombeiro, de quem teve um filho: Álvaro da Cunha. Conta-se que, numa altura em que visitou a irmã Maria Teles, aia da infanta Beatriz, seduziu o rei Fernando I de Portugal.

Mosteiro de Leça do Balio
Mosteiro de Leça do Balio

O casamento público com o rei ocorreu no Mosteiro de Leça do Balio, em 15 de maio de 1372, havendo notícia de que teria sido precedido por um outro, este secreto, ainda em 1371. Em meados de Fevereiro de 1373 nascia a infanta Beatriz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here