VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Castro Daire: o que visitar e o que fazer nesta pitoresca vila do centro de Portugal

Património natural, arquitetónico, trilhos, aldeias típicas e boa gastronomia. Conheça os melhores locais para visitar em Castro Daire, no Centro de Portugal.

Patrícia Rodrigues by Patrícia Rodrigues
Out 25, 2022
in Viagens
0
Igreja Matriz de Castro Daire

Igreja Matriz de Castro Daire

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Convento de Santo António da Castanheira

Convento de Santo António da Castanheira: uma testemunha incrível da história de Portugal está em ruínas

Set 28, 2025
aldeia de Pias

Pias: uma aldeia entre o rio e a memória, no coração de Cinfães

Set 26, 2025
Sé de Braga

Sé de Braga: uma viagem milenar pela história de Portugal

Set 26, 2025
Monsaraz

Monsaraz: uma viagem no tempo com vista para o Alqueva

Set 26, 2025

Situa-se no Centro de Portugal, a trinta minutos de Viseu e a hora e meia do Porto. Castro Daire abre portas a uma viagem que nos corta a respiração a cada vista surpreendente que concilia o vale e a serra, o rio e o planalto. Localizada em cima de um cume, a vila é enquadrada num verdadeiro quadro paisagístico, onde o verde da vegetação é predominante. 

Ruralidade e natureza são as palavras chaves que caraterizam a vila de Castro Daire. No entanto, esta terra milenar convida quem por ali passa a visitar e conhecer o património histórico, assim como os costumes e tradições das aldeias tradicionais. 

1. Melhor altura para visitar

Qualquer altura do ano é boa para visitar esta vila que é um destino agradável nas quatro estações do ano. No entanto, existem eventos culturais e atividades na natureza ao longo do ano, adequados aos diversos gostos e interesses… desde festas a romarias e feiras a festividades, Castro Daire tem marcos durante qualquer época. 

2. Locais a visitar em Castro Daire

Há terras que são dignas de serem visitadas. Castro Daire é uma delas. A vila tem vários pontos de interesse históricos e paisagísticos… eis alguns destes recantos.

Igreja Matriz de Castro Daire
Igreja Matriz de Castro Daire

Detentora de um dos mais belos altares do estilo barroco em Viseu, a Igreja Matriz de Castro Daire situa-se na parte mais antiga da vila. As origens remontam ao período medieval, mas a fachada principal apresenta caraterísticas neoclássicas com linhas arquitetónicas mais simples. Já o interior é constituído por vários altares com talha dourada. Esta igreja é classificada como imóvel de interesse público desde 1993. 

Cascata da Pombeira
Cascata da Pombeira

Entre o património geológico e natural, destaca-se o Penedo do Nuno, a Cascata da Pombeira, o Penedo Pudim e o Taffoni de Faifa. Quase todo o património é envolvido pelo rio Paiva e oferece oportunidades de lazer e relaxamento. A vila possui uma biodiversidade notável: abrange uma área significativa da serra de Montemuro e do Rio Paiva, exibindo assim paisagens montanhosas de uma beleza inquestionável.

O Centro Histórico de Castro Daire é a zona mais antiga da vila onde se pode apreciar uma série de pontos de interesse, entre os quais se destacam o Solar dos Aguilares, o miradouro da Misericórdia, o Pelourinho de Castro Daire e a Casa dos Condes de Ferreira. Também se destacam as chamadas “Casas de Brasileiros” que são edifícios reconstruídos por emigrantes abastados regressados do Brasil. 

Capela das Carrancas
Capela das Carrancas

É um bom exemplar da arquitetura barroca: a Capela das Carrancas, que é caraterizada pela sua plena simetria. Trata-se de um templo que foi construído no final do século XVIII para servir de capela na Casa da Cerca. Além da escadaria no alçado principal, no exterior pode-se ainda deparar também com a Fonte das Carrancas.

3. Trilhos pedestres

São vários os caminhos de Castro Daire que se pode percorrer para conhecer melhor a vila e em conjunto, a contemplar. 

Trata-se de um percurso curto com elevado interesse paisagístico e ambiental. O Trilho dos Moinhos é um percurso circular com quase sete quilómetros que tem como ponto de partida e chegada o largo junto à estrada nacional 225. Ao longo do percurso, é possível desfrutar das quedas de água situadas no ribeiro de Mós e ainda da cascata da Tojosa. 

Rio Paiva
Rio Paiva

O Trilho do Paiva é um percurso circular com um grau de dificuldade fácil ao longo de quase sete quilómetros de extensão. Tem como ponto de partida e chegada o largo da Igreja Paroquial de Reriz. Os pontos de interesse é o Parque de Merendas, a Igreja da Ermida, a Ponte do Brasileiro e as Casas brasonadas. 

O Trilho das Levadas é um percurso circular que tem como ponto de partida e chegada o Parque de Merendas. Conta com um grau de dificuldade média ao longo de onze quilómetros de extensão, aproximadamente.

É um dos mais belos trilhos, uma vez que quem o percorre passa pela serra e pelo rio, sendo privilegiado com uma fantástica paisagem. São vários os pontos de interesse, tais como o Moinho da Ribeira, a Mina do Porto Seixo, a Cascata do Toqueiro, a Igreja Paroquial de Granja, entre outros. 

A paisagem é um dos pontos fortes do Trilho da Pombeira que é um percurso circular de pequena rota com dez quilómetros. O nível de dificuldade é moderado, mas é um percurso que vale a pena para aqueles que gostam de ser surpreendidos pelos encantos da natureza. O ponto de partida e de chegada é junto à Igreja da Nossa Senhora dos Remédios em Lamelas.

Durante o trilho, são vários os pontos que são considerados de interesse: a Cascata da Pombeira, os Moinhos da Pombeira, o miradouro, a barragem e a Igreja Matriz de Lamelas.  

4. Atividades

A terra de Castro Daire é bastante procurada para a prática de desportos, proporcionando desafios àqueles que mais gostam de adrenalina. O posicionamento geográfico do território promove a aventura que pode ser vivida através do MTM – Team. O paintball, a caminhada aquática, o bungee jumping, o rafting em canoas, entre outros, são algumas das atividades possíveis de ser desfrutadas em plena natureza. 

Na altura do Verão, a Praia Fluvial da Folgosa é quase que uma paragem obrigatória. Oferece a quem visita, o verdadeiro significado de tranquilidade… as águas da praia são calmas e mesmo sendo em pleno leito do Rio Paiva, são conhecidas por serem das menos poluídas da Europa; esta praia foi distinguida pela QUERCUS como “qualidade de ouro” em 2022.

5. Onde comer e dormir

Situada nas margens do Rio Paiva, a Quinta da Rebaçosa é um pequeno paraíso onde predomina a harmonia e apresenta residências de pedra isoladas. Com vistas para o rio e para a piscina, os quartos são revestidos com madeira que proporciona um ambiente rústico e acolhedor. Todos eles são devidamente equipados com uma casa de banho privativa e com o máximo de conforto possível. 

Pertence à Associação Etnográfica e Social de Montemuro; o restaurante “Cozinha Típica do Mezio” é composto por duas salas onde é possível saborear os pratos típicos da região. O restaurante tem participado em vários festivais gastronómicos e atualmente, tem como especialidades o cabrito assado no forno de lenha e o arroz de feijão com salpicão.

É de salientar a fantástica vista para a serra do restaurante “O Músico”. Com uma decoração rústica, este restaurante é distinguido pela sua elegância e luz natural que entra para o interior do espaço. No restaurante, é possível apreciar diversos pratos da comida típica portuguesa e alguns tradicionais da região. 

Perante os diversos pontos maravilhosos de Castro Daire, esta é uma vila que merece ser visitada, seja qual for a altura do ano. Desde a zona mais histórica até às aldeias rústicas onde a natureza predomina, esta terra no Centro de Portugal tem tudo para agradar quem por ali passa.

Patrícia Rodrigues

Patrícia Rodrigues

Sou natural de Lisboa e a área da comunicação sempre despertou o meu interesse, por isso decidi seguir o meu coração e tirar esta mesma licenciatura. Porquê adiar aquilo que gostamos e que nos preenche? Foi com este pensamento que me juntei à Vortex Magazine.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ventilação da casa de banho: o erro comum que aumenta a humidade e a fatura da eletricidade
Notícias

Ventilação da casa de banho: o erro comum que aumenta a humidade e a fatura da eletricidade

by VxMag
Dez 5, 2025
0

A casa de banho é uma das divisões onde a humidade se acumula mais rapidamente. O vapor gerado pelos duches...

Read moreDetails
Vai ao Multibanco levantar dinheiro? Nunca use terminais com estes 2 sinais visíveis

Vai ao Multibanco levantar dinheiro? Nunca use terminais com estes 2 sinais visíveis

Dez 4, 2025
A pensão não chega para as despesas? Conheça os apoios do Estado que podem reforçar o rendimento mensal

A pensão não chega para as despesas? Conheça os apoios do Estado que podem reforçar o rendimento mensal

Dez 4, 2025
Reformado de 78 anos recupera casa ocupada ilegalmente com uma estratégia inesperada

Reformado de 78 anos recupera casa ocupada ilegalmente com uma estratégia inesperada

Dez 4, 2025
Ligar os quatro piscas nem sempre é permitido: saiba as regras e as coimas

Ligar os quatro piscas nem sempre é permitido: saiba as regras e as coimas

Dez 4, 2025
Multas de estacionamento em centros comerciais? São mais comuns do que possa pensar

Multas de estacionamento em centros comerciais? São mais comuns do que possa pensar

Dez 4, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine