VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

7 dos bairros mais bonitos e típicos de Lisboa

Podem ser mais antigos e tradicionais ou mais modernos, mais pitorescos e típicos ou mais cosmopolitas. O certo é que os bairros de Lisboa encantam sempre quem os visita.

VxMag by VxMag
Fev 19, 2022
in Viagens
0
bairros de Lisboa

Bairros de Lisboa

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Estremoz

Estremoz: o castelo de mármore branco único em Portugal

Mai 21, 2025
Curral das Freiras

Curral das Freiras: o recanto secreto da Madeira onde as freiras se esconderam dos piratas

Abr 22, 2025
Dornes

Dornes: a aldeia mágica dos Templários

Abr 21, 2025
Aqueduto das Águas Livres

Aqueduto das Águas Livres: a obra que levou água e imponência a Lisboa

Abr 11, 2025

A cidade das sete colinas esconde segredos em becos e ruelas que temos a certeza que irá adorar conhecer. Aliás, para se conhecer bem Lisboa, é essencial um passeio demorado pelos seus bairros mais típicos. Há quem prefira os bairros mais típicos e há quem prefira os bairros mais modernos e cosmopolitas, mas nenhum deixa ninguém indiferente.

Passear pelos bairros de Lisboa é descobrir ruas estreitas, calçadas, roupa à janela e gaiolas com periquitos. É encontrar a Lisboa genuína onde as pessoas ainda conhecem e cumprimentam os vizinhos e onde, apesar da cada vez maior afluência de turistas, algumas das coisas e rituais mais tradicionais se vão mantendo vivos, fruto da determinação de quem lá vive.

Por isso, se quer partir à descoberta da capital de Portugal, deixamos-lhe aqui os principais bairros de Lisboa que não pode mesmo perder. E não se esqueça de vestir roupas e calçado confortável, porque, mesmo que opte por se mover na cidade através de transportes, sempre vai ter que enfrentar a calçada portuguesa e andar de um lado para o outro!

1. Bairro Alto

Rua da Bica
Rua da Bica

É conhecido por ser o bairro de excelência para os notívagos e é ideal para quem gosta de vivenciar uma cidade durante a noite. É nesta altura que as pessoas tomam conta das ruas e onde os pequenos bares se enchem de clientes, que estão na rua a conviver e a consumirem as suas bebidas. Se gosta de arte, pode também encontrar por aqui várias galerias de arte alternativas.

Apesar de ser conhecido como um local de divertimentos noturnos, este é um bairro bastante seguro, ao contrário da ideia instalada. Durante o dia, o bairro alto é um bairro pacato e tradicional, típico de Lisboa. Este bairro foi classificado como Conjunto de Interesse Público em 2010.

2. Chiado

Chiado
Chiado

Este é um dos bairros mais emblemáticos da Lisboa romântica, sendo que aqui teve lugar o Grémio Literário, e sendo o local onde se juntavam vários escritores e intelectuais da época, em cafés do bairro, para conversas e tertúlias literárias. Exemplo disto é a estátua de Fernando Pessoa no café “a Brasileira”. Quem queria ver e ser visto vinha para o Chiado, que era também uma zona nobre do comércio em Lisboa.

Na década de 80, este bairro começa a perder o seu encanto, com o primeiro centro comercial da cidade, o Amoreiras Shopping Center, e com a mudança nos hábitos dos lisboetas. Em 1988, um grande incêndio, com origem nos Armazéns do Chiado, destruiu o bairro, tendo a reconstrução lugar durante toda a década de 90.

Hoje, o Chiado voltou a estar na moda e recuperou todo o seu esplendor. Para além de restaurantes, rooftops e lojas de comércio, pode encontrar arte e cultura, com destaque para a visita às ruínas do Convento do Carmo e aos terraços do Carmo e para a subida ao Elevador de Santa Justa.

3. Alfama

Alfama
Alfama

Se há um bairro típico em Lisboa, é este. Aqui, pode passear pelas ruas estreitas e íngremes e admirar a cidade a partir do Miradouro de Santo Estêvão, bem como passear pela calçadinha com o mesmo nome. É em Alfama que se encontra a Igreja de São Vicente de Fora e o Panteão Nacional.

Também é aqui que se realiza a Feira da Ladra, no Campo de Santa Clara, onde pode encontrar um pouco de tudo à venda. Na essência do bairro, estão sempre presentes o fado e as marchas populares, numa vivência lisboeta que ultrapassa gerações.

4. Graça

Graça
Graça

Este bairro é um dos mais tradicionais de Lisboa, situado juntinho ao Castelo de São Jorge. Aqui pode encontrar antigas vilas operárias, como a “Vila Sousa”, bem como o Miradouro da Graça e o Miradouro da Senhora do Monte. Aproveite a sua visita para passear no Jardim da Cerca da Graça.

Este bairro é hoje muito rico e diversificado, contendo miradouros, edifícios que vão das residências aos mais imponentes palácios, e largos que apelam não só a locais como a estrangeiros. Um local a visitar, pela sua alma, valor histórico e localização única na cidade.

5. Baixa Pombalina

Baixa Pombalina
Baixa Pombalina

A zona da baixa da nossa capital ficou destruída por alturas do terramoto de 1755, tendo sido depois reconstruída sob a orientação do Marquês de Pombal. Desde essa altura, ficou conhecida como Baixa Pombalina. O seu eixo central é a Rua Augusta. Entre esta rua e a Praça do Comércio, pode subir ao Miradouro do Arco da Rua Augusta. É na Praça do Comércio que também pode vivenciar o terramoto de 1755, através de uma experiência imersiva no Lisboa Story Centre.

Apesar deste bairro não se caracterizar pela monumentalidade dos edifícios, que representam uma nova ordem social que valorizava a classe comerciante e financeira, a harmonia do conjunto, as suas ruas perpendiculares com vista para o Tejo, as lojas de comércio tradicional e os monumentos interessantes tornam o passeio por este bairro uma experiência muito agradável.

6. Belém

Belém
Belém

Se gosta de locais com muita diversidade de coisas a ver e fazer, Belém é o bairro ideal para si. Aqui tem o rio, museus e palácios, jardins e cultura. No terceiro domingo de cada mês, pode assistir ao render da guarda no Palácio de Belém, que é a residência oficial do Primeiro-Ministro de Portugal. É ainda possível visitar o museu da Presidência da República.

Foi deste bairro que partiram as caravelas na época dos Descobrimentos, e é nele que se pode visitar monumentos como a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, e o Mosteiro dos Jerónimos. Nos jardins da Torre de Belém, pode descansar ou assistir a atividades culturais e artísticas, como o festival OutJazz, que se realiza durante os meses de Verão em vários jardins de Lisboa. No Centro Cultural de Belém, pode assistir a diversas exposições, concertos e eventos.

7. Parque das Nações

Parque das Nações
Parque das Nações

O local, hoje conhecido como Parque das Nações, era antes chamado de zona de Xabregas. Conseguiu o seu novo nome aquando da Exposição Mundial de 1998, na qual Portugal foi o país anfitrião. A Expo 98 trouxe uma nova modernidade e uma nova vida a esta zona oriental de Lisboa.

Esta era antes composta por fábricas e armazéns e foi reabilitada, criando-se infraestruturas, zonas de restauração e pavilhões que continuaram em funcionamento após a Expo. Também foi criada uma zona ribeirinha de lazer, onde se pode andar de bicicleta, correr ou passear.

É nesta zona que se pode visitar o Oceanário, o Pavilhão do Conhecimento e as instalações da Feira Internacional de Lisboa, onde se dão eventos como o Web Summit. O bairro tem também integrado uma área residencial e o Centro Comercial Vasco da Gama, sendo que muitas empresas mudaram também as suas instalações para esta zona da cidade, servida pela estação do metropolitano Oriente.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Empanada galega de atum
Gastronomia

Empanada galega de atum: um clássico para todas as ocasiões

by VxMag
Jun 15, 2025
0

A empanada de atum à espanhola é um verdadeiro clássico das cozinhas da Galiza, cheio de cor e sabor. Uma...

Read moreDetails
Bacalhau à Minhota

Bacalhau à minhota: o clássico do norte que nunca falha

Jun 14, 2025
Lulas estufadas à moda antiga

Lulas estufadas à moda antiga: prato fácil e cheio de sabor

Jun 13, 2025
Bolo de bolacha com mousse de chocolate

Bolo de bolacha com mousse de chocolate: uma sobremesa irresistível

Jun 12, 2025
Bolo de bolacha com morangos

Sobremesa de verão: bolo frio de bolacha com morangos

Jun 11, 2025
Bolo de ananás húmido

Bolo de ananás húmido e fofo: uma delícia muito fácil de fazer

Jun 10, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine