Início Viagens As 9 melhores praias fluviais da Serra da Estrela

As 9 melhores praias fluviais da Serra da Estrela

Na Serra mais alta de Portugal Continental existem rios de água pura e límpida. Estas são as melhores praias fluviais da Serra da Estrela.

19845
0
praias fluviais
Praia Fluvial de Vila Cova à Coelheira

É um dos segredos mais bem escondidos da Serra da Estrela: há uma imensidão de praias fluviais, algumas quase secretas, em pequenas aldeias, que durante o Verão se transformam em autênticos locais de romaria para os habitantes e para os turistas que visitam a serra. As praias fluviais da Serra da Estrela estendem-se por toda a região e existem em vários dos concelhos da área: Seia, Gouveia, Manteigas, Covilhã…

São praias de águas puras e límpidas, muitas delas com Bandeira Azul e com todas as condições necessárias para desfrutar de um bom mergulhos. Estas são as melhores praias fluviais da Serra da Estrela.

 

1. Praia Fluvial de Loriga (Seia)

Localizada no Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga é um santuário para os amantes da natureza, do ambiente, da calma e da serenidade. Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga está situada no Vale glaciar de Loriga, cujos vestígios ainda hoje são visíveis.

Loriga
Loriga – Rui Videira

Com águas puras e cristalinas que brotam de uma nascente na serra, esta praia está rodeada por um ambiente preservado, numa área de relevo acidentado e grande beleza natural. Num lugar de muita tranquilidade e sossego, esta praia possui boas infraestruturas de apoio, oferecendo ainda a possibilidade de praticar diversas actividades de aventura e passeios pedestres.

 

2. Praia Fluvial do Vale do Rossim (Penhas Douradas)

Nesta praia fluvial não há areia, jardins relvados, espreguiçadeiras ou chapéus de sol. Só terra batida, rochas e salgueiros. A falta de comodidades é compensada pelo ambiente selvagem, ideal para quem procura um refúgio na montanha. E são muitos: no verão a temperatura da água chega aos 22 graus, e as margens da lagoa enchem-se de toalhas e cadeiras de praia.

Vale do Rossim

Este local é um dos ex-libris paisagísticos e naturais da serra da Estrela a par do planalto da Torre, do vale glaciar do Zêzere, das Penhas Douradas e das Penhas da Saúde. Recomenda-se a realização de um passeio a pé para melhor conhecer este espaço. A praia fluvial de Vale do Rossim foi uma das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, sendo a que fica a maior altitude no país.

 

3. Praia Fluvial de Valhelhas

A qualidade das águas e as suas infraestruturas mereceram-lhe estes anos a classificação de “Bandeira Azul”. A praia fluvial de Valhelhas, que nos últimos anos já usufruía do título de “praia acessível”, ideal para as pessoas com problemas motores, vê reconhecida a limpidez e a tranquilidade das águas do rio Zêzere, mas também a beleza natural de toda a área envolvente.

Praia Fluvial de Valhelhas
Praia Fluvial de Valhelhas

Escondida num dos muitos recantos da Serra da Estrela. que alberga uma imensa variedade de espécies de fauna e flora, esta praia tem vindo a ser requalificada, todos os anos. O visitante pode usufruir de passadiços nas áreas de circulação, parque de campismo, parque de merendas, bar de apoio, campo de jogos, sanitários, rampa de acesso à água, área relvada, além de inúmeras zonas de sombra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here