Início Viagens As 9 melhores praias de Loulé

As 9 melhores praias de Loulé

Apesar de Loulé não ser uma localidade junto ao mar, possui algumas das mais bonitas praias do país, como Vilamoura. Estas são as melhores praias de Loulé.

0
Praia do Vale do Lobo
Praia do Vale do Lobo

 

A fundação da cidade é incerta e longínqua no tempo, mas existem vestígios concretos de ocupação romana, de que o centro de pesca e salga de peixe do Cerro da Vila em Vilamoura são o melhor exemplo, e sabe-se que quando os mouros aqui chegaram, em 715, já existia uma vila importante. Sendo uma vila do interior, não beneficiou directamente das riquezas da Época dos Descobrimentos como vários lugares do litoral, embora se encontrem pormenores decorativos manuelinos nas casas e monumentos desse tempo que a reflectem, como na Igreja de São Clemente ou na Igreja da Misericórdia.

Vilamoura
Vilamoura

O desenvolvimento económico veio da aposta nos produtos agrícolas, sobretudo dos frutos secos (amêndoas e figos) e das produções artesanais que se mantiveram durante séculos. Foi elevada a cidade em 1988. A explosão do turismo aconteceu depois e não é de estranhar já que no concelho de Loulé estão algumas das praias mais bonitas do Algarve. Actualmente, Loulé é o centro económico do concelho mais extenso do país, onde as povoações costeiras vivem do turismo e as do interior do comércio e da agricultura. No seu perímetro, guarda alguns dos sítios turísticos mais conhecidos do Algarve, como Vilamoura ou Quarteira na costa e Salir ou Alte no interior.

localidades de portugal com maior taxa de criminalidade
Loulé

Dentro do município vale a pena conhecer a localidade turística Vilamoura com a sua espectacular marina e o Museu Arqueológico; a localidade de Quarteira; o Museu e a vila romana de Cerro da Vila; a aldeia de Alte, com a bonita Queda do Vigário e a povoação de Almancil. Este município também tem excelentes praias equipadas com tudo o que é necessário para passar umas férias inesquecíveis.

Muito próximo da cidade, os amantes da natureza serão surpreendidos com os Sítios Classificados de Benémola e da Rocha da Pena que guardam um Algarve diferente, ainda com vegetação endémica e onde poderá fazer passeios organizados. Apesar de não se encontrar à beira-mar, a sua oferta de praias é alargada às suas freguesias de onde surgem os mais famosos empreendimentos turísticos do Algarve. São os casos de Vale do Lobo, Quinta do Lago, Vilamoura e Quarteira. Descubra as melhores praias de Loulé!

 

1. Praia de Vilamoura

Cosmopolita e vigorosa é caracterizada pela elevada qualidade dos equipamentos e serviços e apresenta amplos espaços e excelentes condições de acessibilidade e mobilidade para todos.

Praia de Vilamoura
Praia de Vilamoura

Vilamoura é um grande centro de lazer, desporto e cultura, onde predomina o golfe e se destaca a Marina com uma sofisticada envolvente de alojamentos, esplanadas e lojas e uma vasta oferta de actividades e desportos náuticos. Na envolvente, a extensa rede de ciclovias favorece o contacto com os espaços naturais em perfeita harmonia com o aglomerado urbano.

 

2. Praia de Quarteira

Quarteira foi uma antiga povoação de pescadores do município de Loulé, no Algarve, que se transformou num grande centro turístico. Isto graças à sua praia e às suas extensas avenidas repletas de bons restaurantes onde se pode degustar peixe fresco, tendas, hotéis e complexos turísticos.

Praia de Quarteira
Praia de Quarteira

A Praia de Quarteira é uma praia de carácter urbano que conta com um extenso areal de cerca de 3 quilómetros de longitude que oferece banhos tranquilos. Junto à praia encontrará uma grande e animada avenida litoral conhecida como Calçadão que oferece numerosas instalações turísticas, esplanadas para apanhar sol e muita animação. No extremo Oeste da praia ainda existe um núcleo pesqueiro com bonitas embarcações.

 

3. Praia do Almargem

Nesta preciosa praia os penhascos avermelhados característicos da costa algarvia irrompem para acomodar a parte final da Ribeira do Almargem, que em certas ocasiões não vence a barreira arenosa e permite que a agua corra até ao mar. Cria assim um espelho de água muito tranquilo, habitualmente visitado por aves aquáticas sendo possível estar na praia e observar tranquilamente os banhos e a pesca de espécies de aves aquáticas como as garças.

Praia do Almargem
Praia do Almargem

O seu areal, mais tranquilo em comparação com o resto das praias de Quarteira, mistura as dunas com uma vegetação húmida com canas e juncos. Junto a este areal há uma pequena lagoa que rodeia um bosque de pinheiros e sobreiros, de onde é possível observar uma grande quantidade de plantas exclusivas da região do Algarve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here