Início Viagens As 16 melhores praias de Sines e arredores

As 16 melhores praias de Sines e arredores

De pequena vila alentejana a centro industrial e turístico. De Porto Covo a Melides, da Samoqueira a Buizinhos: as melhores praias de Sines e arredores.

0
Sines

 

Antiga vila de pescadores, foi sendo alterada pelo turismo e pela indústria. Actualmente é um porto industrial petrolífero muito importante na economia do país. Sobre a baía, podem-se ver as ruínas de um castelo medieval, restaurado no séc. XVI. Diz-se que foi aqui que nasceu Vasco da Gama (1468-1524), filho do Alcaide-mor de Sines. Numa das torres do castelo está instalado um núcleo museológico dedicado ao navegador. Em Sines pode ainda visitar o Museu Arqueológico, onde se guardam vestígios arqueológicos encontrados na região, comprovando a sua ocupação em tempos remotos.

Sines
Sines

Sines é um pequeno mas rico território que junta o melhor da Costa Alentejana a uma vocação cosmopolita simbolizada pelo seu filho mais ilustre, Vasco da Gama, e pela força da sua actividade portuária. Das praias de Porto Covo, entre as mais belas de Portugal, a eventos de referência internacional como o Festival Músicas do Mundo, não faltam razões para visitar Sines todo o ano. A vasta oferta turística também tem contribuído para o seu crescimento.

Situada na costa e inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a cidade de Sines atrai imensos visitantes principalmente no Verão. Um centro piscatório que nos convida a provar a rica gastronomia em peixe fresco e marisco, aliada a iguarias típicas do Alentejo litoral, sugerem-nos uma visita para descobrir a história da cidade. As suas praias e o seu património histórico são razão para descobrir Sines. Descubra as melhores praias de Sines e arredores, desde Porto Covo até Melides!

 

1. Praia Vasco da Gama

Praia urbana na baía de Sines, a alguns metros do centro da cidade. É a praia mais querida dos sineenses, testemunha dos principais eventos da história local e atracção para os veraneantes alentejanos durante grande parte do século XX. Apesar da pressão das estruturas portuárias, mantém-se agradável e continua a ser a preferida pelas famílias da cidade.

Praia Vasco da Gama
Praia Vasco da Gama

Ocasionalmente, é cenário de espectáculos de música e de fogo-de-artifício, e eventos gastronómicos. Infra-estruturas de Apoio: Vigiada na época balnear por nadadores-salvadores. Há apoios de praia, parque de estacionamento, limpeza do areal e recolha de lixo. Água e areal em condições.

 

2. Praia da Costa de Santo André

O cabo de Sines divide o litoral alentejano ao meio. A sul ficam as pequenas praias entrecortadas de rochedos. A norte, ficam quilómetros e quilómetros de areal contínuo, até à península de Tróia. A Costa do Norte é toda uma outra forma de ser e viver a praia. É o domínio dos grandes espaços, do mar vigoroso.

Praia da Costa de Santo André
Praia da Costa de Santo André

Devido à agitação marítima e aos fundos perigosos, esta praia está indicada para banhos, mas pode proporcionar uma experiência gratificante a quem procura isolamento e a pujança dos elementos.

 

3. Praia de Melides

Praia de extenso areal equipada com apoio de praia, restauração e estacionamentos, bem como condições de excelência ao nível ambiental e acessibilidades, tendo sido estas reconhecidas com atribuição dos galardões Bandeira Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro. A sul da frente de praia encontram-se formações dunares com flora endémica e classificada e a norte arribas de arenitos proporcionando conjugações paisagísticas e ambientais de elevado interesse.

Praia de Melides
Praia de Melides

As características do mar e da linha de costa permitem a prática de variadas actividades desportivas, de entre elas o surf ou bodyboard, durante praticamente todo o ano. Nas imediações da praia surge uma lagoa (Lagoa de Melides), que se prolonga até à aldeia de Melides através de extensos arrozais e pequenas ilhas onde a riqueza da flora e da fauna garantem actividades como bird watching, canoagem ou passeios pedestres.

 

4. Praia de São Torpes

Situada perto da Central Termoeléctrica da CPPE, é a praia mais concorrida no Verão, sobretudo pelos banhistas e surfistas da região. Praia com grande importância na “mitologia local”, tem a ela ligadas duas lendas – a do mártir São Torpes e da cidade que teria existido sob as suas areias – e uma forma especial de embarcação de pesca, a jangada de São Torpes.

Praia de São Torpes
Praia de São Torpes

Infra-estruturas de Apoio: Vigiada na época balnear por nadadores-salvadores. Tem parque de estacionamento, limpeza do areal e recolha de lixo. Restaurante e Escola de surf.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here