Início Viagens As 15 melhores praias da Zambujeira do Mar e arredores

As 15 melhores praias da Zambujeira do Mar e arredores

Já foi uma pequena e pacata localidade alentejana mas agora atrai milhares de turistas. Estas são as melhores praias da Zambujeira do Mar e arredores.

878
1
Praia dos Alteirinhos

 

Excelente miradouro sobre a praia, a Zambujeira do Mar é uma pequena povoação de pescadores onde ainda se consegue sentir a calma e a tranquilidade. As bonitas praias são um dos principais motivos de atracção aos muitos visitantes que aqui chegam, sobretudo durante o Verão, devido às suas condições naturais ainda preservadas e para a prática de desportos náuticos.

O turismo de natureza e o desporto são as vertentes mais fortes desta região que se integra no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A nível de eventos, uma das grandes atracções desta zona é a realização do Festival do Sudoeste, em Agosto, na Herdade da Casa Branca. Durante três dias acontecem vários espectáculos de música, atraindo então centenas de jovens. Descubra as melhores praias da Zambujeira do Mar e arredores.

 

1. Praia da Zambujeira do Mar

Integrada no Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, a Praia da Zambujeira do Mar está rodeada por falésias altas, de onde se pode apreciar um deslumbrante panorama sobre o oceano. Banhada por um mar de ondulação forte, com boas condições para a prática de surf e bodyboard, a praia está situada junto à povoação da Zambujeira do Mar, com acesso directo.

Praia da Zambujeira do Mar
Praia da Zambujeira do Mar

Muito concorrida durante o verão, esta região regista uma enorme afluência de jovens que no 1º fim de semana de Agosto vêm assistir ao Festival do Sudoeste, um dos mais importantes festivais de música de Portugal.

 

2. Praia dos Alteirinhos

Bem perto da Zambujeira do Mar, a Praia de Alteirinhos é muito procurada por adeptos do nudismo, sendo esta uma das várias praias autorizadas para a prática do mesmo. Com um parque de estacionamento no alto da falésia, o acesso à praia faz-se por uma escadaria.

Praia dos Alteirinhos
Praia dos Alteirinhos

Sem infra-estruturas para o veraneante que por cá vem a banhos, tem-se mantido no seu estado selvagem, permitindo apreciar uma praia de beleza única, pela imponente falésia que a contorna e pelas rochas que aparecem e desaparecem consoante a maré alta ou baixa.

 

3. Praia do Alvorião

A Praia do Alvorião localiza-se na frente de mar da Quinta Altavista do Carvalhal, um alojamento turístico. Existem duas áreas distintas de areal entrecortadas por rochas, sendo a mais conhecida a que está na parte Sul. A situada mais a Norte, torna-se acessível durante a maré baixa, após a transposição de uma laje de grandes dimensões. No mar, é preciso alguma atenção às rochas e lajes imersas por parte dos banhistas.

Praia do Alvorião
Praia do Alvorião

Esta paisagem lindíssima apresenta-nos uma falésia rochosa, alta e escarpada que acompanha o areal em toda a sua extensão. Existe um trilho na zona Sul da falésia que permite a descida à areia, junto ao largo de terra utilizado para estacionar. O acesso é feito pela Estrada Nacional 120, virando em direcção ao mar no cruzamento com a placa “Azenha do Mar”. A partir daqui, siga sempre em frente até chegar à conhecida Praia do Carvalhal e atravesse para o serro seguinte onde encontrará o alojamento supracitado.

 

4. Praia do Carvalhal

A Praia do Carvalhal está localizada a poucos quilómetros a Sul da Zambujeira do Mar, no município de Odemira, Portugal. Esta praia tem acesso por uma pista de terra batida. Nos últimos anos tem-se tornado numa alternativa à concorrida Praia da Zambujeira do Mar.

Praia do Carvalhal
Praia do Carvalhal

A Praia do Carvalhal tem uma grande beleza natural e caracteriza-se por conformar um profundo vale, recortado por um pequeno riacho que atravessa a praia até ao mar.

 

5. Praia dos Machados

A Praia dos Machados é uma praia selvagem que se situa a sul da Zambujeira do Mar, logo depois da praia do Carvalhal. Para lá chegar pode deixar o carro no topo da falésia da praia do Carvalhal sentido sul, e seguir pelo trilho da Rota Vicentina que passa ali pertinho; são cerca 10 minutos a pé e quando avistar a praia, à sua frente, encontra uma paisagem deslumbrante que só apetece lá ficar.

Praia dos Machados
Praia dos Machados

A falésia alta rodeia toda a praia e o trilho na zona central que a desce não é muito fácil de encontrar. A insistência na descida é compensada com a visão de uma magnífica cascata. O acesso mais indicado é feito através do Brejão, pelo último caminho de terra batida junto a uma casa isolada, antes de chegar à praia vizinha a Norte.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here