Início Viagens As 12 melhores praias de Aveiro e arredores

As 12 melhores praias de Aveiro e arredores

É conhecida como a Veneza portuguesa mas o seu encanto não se fica apenas pela Ria. Estas são as melhores praias de Aveiro e arredores.

34481
0
Praia de São Jacinto
Praia de São Jacinto

 

A belíssima banhada pela Ria e conhecida como a Veneza portuguesa não possui muitas praias. Na realidade, se atendermos aos limites do concelho, existe apenas uma pequena faixa litoral pertencente a Aveiro e as restantes praias desta região localizam-se nos concelhos vizinhos da Murtosa, Ílhavo, Ovar e Vagos. No entanto, podemos dizer que as praias perto de Aveiro são das mais procuradas nas zonas norte e centro do país. São praias de elevada qualidade, muitas com Bandeira Azul e onde ainda é possível presenciar algumas tradições ancestrais, como a pesca por Arte Xávega. A partir de Aveiro pode deslocar-se facilmente para várias praias, desde praias para fazer surf ou windsurf, praias para famílias com crianças e até praias para nudistas.  E não fique apenas pelas praias. Afinal de contas, existe muito locais para visitar em Aveiro, a Veneza Portuguesa. Estas são as melhores praias de Aveiro e arredores.

 

1. Praia de São Jacinto

A Praia de São Jacinto está situada junto ao Canal da Barra, no extremo sul de uma longa faixa de terra que separa a Ria de Aveiro do mar. Para quem está em Aveiro, o transporte mais rápido para chegar a São Jacinto é o barco que atravessa a Ria em ligações regulares, já que para vir de automóvel é necessário ir até à Torreira ou Ovar, onde existem pontes, e depois voltar para sul.

Praia de São Jacinto
Praia de São Jacinto

Nos limites da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, área protegida onde se conservam espécies de fauna e flora únicas, esta praia possui um areal extenso, em estado quase selvagem. Nem sempre vigiada, a Praia de São Jacinto oferece excelentes condições para a prática de surf, e para longas caminhadas, num areal que se estende para norte sem fim à vista.

 

2. Praia da Torreira

Situada no cordão litoral que separa a Ria de Aveiro do mar, a Praia da Torreira para além de uma beleza natural ímpar, permite ao veraneante poder optar por ir a banhos num mar com condições óptimas para a prática do surf ou simplesmente passar um dia nas águas mais tranquilas da Ria, também propícias à prática de desportos náuticos.

Praia da Torreira
Praia da Torreira

Com uma extensão de quilómetros, a Torreira tem sempre um espaço reservado para mais um banhista. No seu imenso areal também existem condições para a pesca, razão pela qual a presença de barcos é mais que comum. Mas se optar por não ir a banhos, reserve umas horas para passear de bicicleta numa agradável ciclovia paralela à praia. A Praia da Torreira é a combinação perfeita entre a natureza e a influência do urbanismo.

 

3. Praia da Barra

Com o seu farol imponente, um dos mais altos da Europa, a Barra é uma das mais procuradas pelos veraneantes. É aqui que desagua a ria de Aveiro. Também aqui se assiste a entrada e saída dos barcos de pesca, ora escoltados pelas gaivotas, ora acenados com lenços brancos. A Barra é um local ideal para a prática do surf, windsurf, vela e pesca de mar.

Praia da Barra
Praia da Barra

Muito procurada pelos banhistas, esta é uma zona bastante agitada durante o verão, com a animação a prolongar-se noite dentro, nos muitos bares e festas. Galardoada com a Bandeira Azul desde 1989 e com a Bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos” desde 2002, as características mais marcantes da Praia da Barra são o seu enquadramento paisagístico.

 

4. Praia da Costa Nova

A imagem mais pitoresca da Costa Nova é a da sua marginal onde se alinham os palheiros de madeira, pintados de riscas de cores fortes alternadas com o branco. Construídos pelos pescadores para abrigo ou armazenagem de apetrechos de pesca, estes palheiros, restaurados, são hoje em dia agradáveis casas de férias.

Praia da Costa Nova
Praia da Costa Nova

Banhada por um mar agitado, muito apreciado pelos surfistas, a Praia da Costa Nova do Prado possui um vasto areal que se prolonga para sul em direcção à Praia da Vagueira, onde os apreciadores de caminhadas se podem exercitar. Do outro lado da estrada, a Ria de Aveiro com as suas águas tranquilas, óptimas para a prática de vela e windsurf, proporciona uma paisagem completamente diferente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here