Início Viagens As 12 melhores praias da Madeira

As 12 melhores praias da Madeira

A maioria das suas praias de areia branca situam-se na Ilha de Porto Santo. Descubra as melhores praias do arquipélago da Madeira.

0
Praias madeira
Praia de Porto Santo

A Madeira é uma ilha belíssima no Oceano Atlântico, tão bem conhecida como a Pérola do Atlântico, e é um lugar único de montanhas e praias. A Madeira, como qualquer ilha, tem muitas praias ao longo da costa. No entanto, ao contrário de outras ilhas, aqui não encontramos longas praias de areia branca.

Por quê? A Madeira deve a sua origem à atividade vulcânica e as suas paisagens e praias lembram-nos isso. Mas as suas praias rochosas também abrigam piscinas naturais e águas transparentes.

Se procura por praias de areia branca no arquipélago da Madeira, então o melhor é dar um salto até à Ilha de Porto Santo. Esta pequena mas lindíssima ilha transformou-se, nos últimos anos, num destino turístico popular. As suas praias são de excelente qualidade e o pequeno tamanho da ilha faz com que nunca existam turistas em excesso. Estas são as melhores praias da Madeira e de Porto Santo.

Melhores praias da Ilha da Madeira

1. Praia da Ribeira Brava

Praia da Ribeira Brava

Esta praia tem na sua costa a cidade com os edifícios mais antigos da ilha. A praia da Ribeira Brava está localizada no centro da cidade. Um lugar muito tranquilo para desconectar, mas com todos os serviços que qualquer turista precisa. Também tem inúmeras piscinas, bares, locais para praticar desporto …

2. Praia da Calheta

Praia da Calheta

Para muitos, esta é uma das melhores praias. A praia da Calheta está localizada no sudoeste da ilha. Numa área rochosa e cercada por enormes falésias, esta praia de areia branca é um ótimo lugar para descansar e bronzear-se ao sol. Também se pode fazer atividades aquáticas.

3. Piscinas Naturais do Porto Moniz

Piscinas Naturais do porto Moniz
Piscinas Naturais do porto Moniz

As Piscinas Naturais do Porto Moniz são o grande “ex-libris” da vila do Porto Moniz. As piscinas naturais de água salgada são compostas por rochas vulcânicas onde o mar entra naturalmente. O espaço, que tem uma área de 3.800 m², dispõe também de uma piscina para crianças, parque infantil e acessos para deficientes.

Esta praia dispõe ainda de parque de estacionamento, vestiários e balneários com cacifos para guardar os bens pessoais, snack-bar aberto na estação de verão, primeiros-socorros, espreguiçadeiras e Guarda-sóis para aluguer.

4. Praia Formosa

Praia Formosa

A Praia Formosa é dividida em três pequenas praias de pedra e areia. Está localizado na Baía do Funchal. Como outras praias que já mencionamos, esta praia tem muitos serviços para os turistas. Entre eles destacamos as atividades náuticas para os mais ousados. À noite, esta área costeira ganha vida, inclusivamente com atividades para toda a família!

5. Praia da Ponta do Sol

Praia da Ponta do Sol

A praia da Ponta do Sol tem como característica o fato de que as suas águas são mais quentes que o resto da ilha. Também é uma praia muito tranquila, onde pode desfrutar de dias ensolarados e está equipada com muitos serviços.

6. Praia da Fajã dos Padres

Praia da Fajã dos Padres

É possivelmente uma das praias mais estranhas que possa ter visto. O acesso a esta praia era bastante difícil até que se construiu um elevador. Sim, sim, leu bem, um elevador.

É possível aceder a esta praia percorrendo quilómetros ou através deste elevador que conecta a parte alta do penhasco à praia. A Praia da Fajã dos Padres é um ícone da Madeira, pois representa perfeitamente as montanhas, a vegetação e as praias.

Melhores praias da Ilha de Porto Santo

7. Praia de Porto Santo

Praia de Porto Santo

A praia de Porto Santo é uma das poucas grandes praias de areia branca, sendo a segunda maior praia do arquipélago, com 9 km de areia branca e águas azul-turquesa.

É um dos lugares favoritos dos banhistas justamente pela sua areia e pela sua extensão. É uma praia que tem algumas ondas e é ótima para a prática de desportos aquáticos, e sua grande extensão faz com que haja lugar para todos.

8. Praia do Penedo

Praia do Penedo

A praia do Penedo é uma das melhores zonas de praia do Porto Santo e é menos frequentada devido à sua localização no extremo Sudeste da ilha, longe do comércio e da cidade. É uma zona mais calma, tendo em conta que não há tantos bares como noutras zonas.

Galardoada com a Bandeira Azul, esta praia dispõe de WC, serviço de restauração, nadador-salvador, posto de primeiros socorros e estacionamento no interior do Porto de Abrigo.

9. Praia da Calheta

Praia da Calheta

A praia da ponta da Calheta é um dos cantinhos mais especiais da ilha. A terra seca e pedregosa empurra para o mar. A entrada para a água faz-se por entre rochas onde se formam poças e onde o mar é quase transparente.

O contraste entre o azul do mar e o castanho-amarelado da rocha, a sublime visão do Ilhéu da Cal e a calma característica desta zona transportam o visitante para outra dimensão.

Situada no extremo Oeste da ilha, esta praia tem Bandeira Azul, o que comprova a existência das condições e das infra-estruturas necessárias para a sua atribuição (águas limpas, estacionamento, WC, balneários, cacifos, área de restauração, nadador-salvador e posto de primeiros socorros).

10. Praia do Cabeço

Praia do Cebeço

Situada na zona dos hotéis, a praia do Cabeço é frequentada, sobretudo, pelos turistas, conhecedores do efeito terapêutico das suas areias.

A cerca de 4 km do centro da Vila Baleira, esta praia tem nas proximidades grandes unidades hoteleiras, onde é possível usufruir de excelentes condições de alojamento e de diversas actividades de lazer. São essas mesmas unidades que asseguram os serviços de restauração e de café/bar. As crianças podem brincar no parque infantil que se situa nas dunas. As facilidades disponíveis para os utentes englobam nadador-salvador, bote salva-vidas e um posto de primeiros socorros.

A praia do Cabeço não possui parque de estacionamento público, apenas os parques privados dos hotéis. Por isso, sugerimos que estique as pernas e que caminhe até lá. O Porto Santo é o lugar ideal para andar a pé!

11. Praia da Fontinha

Praia da Fontinha

A Praia da Fontinha, com 720 m de comprimento, começa no Cais Velho e termina a cerca de 200 metros a oeste do hotel Torre Praia, fazendo fronteira com a praia das Pedras Pretas.Esta é a praia mais frequentada por locais e visitantes, cativados pelas horas de sol e pela beleza do areal.

Apresenta condições naturais peculiares. A sua areia fina é conhecida pelas propriedades terapêuticas, cientificamente comprovadas, e indicadas para o tratamento de problemas reumáticos e ortopédicos. Esta praia apresenta Bandeira Azul.

Dispõe de estacionamento, WC, balneários, cacifos, área de restauração, guarda-sóis, espreguiçadeiras e posto de primeiros-socorros.

12. Praia do Cotrim

Praia do Cotrim
Praia do Cotrim

A Praia do Cotrim está localizada no Porto dos Frades a norte da ilha do Porto Santo. É um sítio calmo, com uma praia deserta de águas cristalinas.

Trata-se uma pequena praia de areia, situada no sítio da Serra de Fora na Ilha do Porto Santo. É uma zona dotada de uma paisagem fantástica, recortada pela erosão que o mar e o vento lhe provocam. Aqui encontra-se uma antiga fábrica da cal, como o seu forno, e as antigas salinas. Não dispõe de apoio balnear.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here