Início Viagens As 12 melhores praias da Costa da Caparica

As 12 melhores praias da Costa da Caparica

Bem perto de Lisboa, são muito procuradas pelos alfacinhas e pelos moradores na Margem Sul. Estas são as melhores praias da Costa da Caparica.

6702
1
Costa da Caparica
Praia da Rainha

É uma tradição de Verão para os Lisboetas e para os habitantes da margem sul: rumar até às praias da Costa da Caparica. E não é por acaso que isto acontece: as praias da Costa da Caparica, em Almada, são conhecidas pela sua qualidade (muitas delas possuem Bandeira Azul e galardão Praia de Ouro). Além disso, a oferta de restaurantes, bares e animação, tanto para adultos como para as crianças, é vasta e variada. As praias da Costa da Caparica proporcionam todas as condições para pequenas (ou grandes) escapadinhas de Verão e ajudam a relaxar do stress do dia-a-dia. Estas são as melhores praias da Costa da Caparica.

 

1. Praia do Infante

A praia do Infante comparativamente com as outras praias da Costa, é muito calma, com um extenso areal, de areia fina e branca, rodeada de vistosas dunas e pequena vegetação, muito bem conservada. Toda esta envolvente florestal faz parte das Matas Nacionais, estando muito próxima da área de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica. Para se chegar a esta bonita paisagem pode-se optar por dois meios, o automóvel ou o comboio. Enquanto que para os automóveis a praia dispõe de um enorme parque de estacionamento gratuito.

Praia do Infante
Praia do Infante

A escolha pelo comboio turístico Transpraia traz um passeio pelas várias praias da Costa, que vale a pena tanto pelo seu valor económico, como pelo seu valor cultural. A praia do Infante está galardoada com a Bandeira Azul cumprindo e ultrapassando os requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, estruturas de apoio à praia e ,durante os meses de verão um nadador-salvador que está encarregue pela segurança. Todas estas medidas fazem da Praia do Infante uma praia segura, limpa e de excelente qualidade.

 

2. Praia Morena

A Praia da Morena é conhecida sobretudo pela camada jovem da população que aqui acorre com frequência nos meses de verão. É também muito procurada por famílias com crianças que, na maré vazia, aproveitam as formações da areia e do mar, que criam pequenas lagoas, perfeitas para os mais novos.

Praia Morena
Praia Morena

É um dos sítios onde se come melhor em cima da areia da Caparica e tem uma esplanada preparada para as enchentes, principalmente ao fim-de-semana. O Borda d’Água é tão famoso que poucos se lembram que a praia onde está se chama Morena. Toda a gente lhe chama Praia do Borda d’Água, como se não ostentasse um belo bronze.

 

3. Praia do CDS

A praia do CDS é a praia vigiada, concessionada e com Bandeira Azul mais perto do centro de Lisboa (16,2 km), que corresponde a um dos segmentos de praia do pontão da Costa de Caparica, sendo uma das praias mais frequentadas dessa zona. Foi apelidada de “praia do CDS” na segunda metade da década de 1970, depois de ser pintada numa pedra do lado norte do pontão a sigla “CDS” (abreviatura de Centro Desportivo de Surf) depressa se generalizou como nome para distinguir esta das outras praias do pontão.

Praia do CDS
Praia do CDS

A praia do CDS começou a ser utilizada como zona balnear a partir da década de 1970, alcançando o seu auge no ano de 1987. No entanto devido a mudança das correntes no inicio do milénio a praia ficou sem areia, ficando vazia até o ano de 2007, ano esse em que houve uma reposição de areia. Desde a reposição das areias, a praia ganhou o seu número de banhistas actual. A praia tem cerca de 300 metros de comprimento e um areal actualmente bastante estreito. Uma das mais procuradas da zona para a prática do surf e de bodyboard, possui maior quantidade de areia no extremo sul (perto do cotovelo do paredão) e no recanto formado pelo esporão que a delimita a norte. É partilhada por famílias e adeptos das referidas modalidades. É envolvida por um pontão de pedra, tendo um passeio de alcatrão por cima e alguns bares. É também possível visualizar Lisboa e a Serra da Arrábida da praia.

 

4. Praia da Saúde

Esta praia complementa-se com um jardim a bancos do rio e um passeio marítimo que dá acesso ao parque urbano de Albarquel. A praia conta com fáceis acessos a diferentes meios de transporte e conta com uma grande variedade de serviços de restauração. As típicas casas de madeira de pescadores em cima da areia distinguem-na das vizinhas.

Praia da Saúde
Praia da Saúde

A Praia da Saúde tem um areal extenso, delimitado pela frente de mar do Clube de Campismo do Concelho de Almada. Encontra-se inserida na unidade geográfica das Terras da Costa. A praia é frequentada pelos utentes do parque de campismo devido à proximidade imediata e por amantes de desportos náuticos, pelas características do mar. Este é o sítio da paragem número quatro do Transpraia que percorre as praias nos meses de Verão.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here