Será uma das maiores lutas nos próximos tempos: como diminuir de forma massiva a dependência do plástico? Até 2022 Portugal quer banir utensílios de plástico descartáveis, minimizando os efeitos sentidos atualmente. Ainda que se perceba a dificuldade em readaptar muitos dos hábitos quotidianos, é perfeitamente possível… e bem mais fácil do que parece. Afinal de contas, é perfeitamente possível substituir o plástico por outros materiais menos nocivos para o ambiente.
No entanto, nem tudo são rosas num assunto cada vez mais atual: tenha cuidado com as alternativas ao plástico que podem causar ainda mais danos do que o próprio plástico.
Plástico descartável:
São várias as alternativas ao plástico que podem ser pensadas nas várias dimensões do nosso quotidiano. Na vida doméstica ou no trabalho e em atividades de lazer podem ser desenvolvidas muitas ações. Um dos grandes princípios é escolher para reutilizar o maior número de vezes possível.

Atividade doméstica ou laboral “sem” plástico:
- Utilizar garrafas de vidro para a água ao invés de garrafas de plástico (e privilegiar a água da rede…que em Portugal é de qualidade…);
- Adotar a utilização de palhinhas de aço inoxidável ou de bambu;
- Evitar os talheres de plástico, substituindo os mesmos por kits de bambu, ou mesmo por pauzinhos de comida asiática;
- Utilizar copos reutilizáveis e não descartáveis;
- Privilegiar panos reutilizáveis ao invés de papel para embrulhos e para ações de limpeza;
- Confecionar os próprios snacks (batatas fritas, bolachas, frutos secos no forno, etc.) e coloca-los em embalagens herméticas, ao invés de os adquirir em embalagens plásticas;
- Optar por detergentes ecológicos. O vinagre, o limão e o bicarbonato de sódio podem ser excelentes opções.
Atividades de lazer “sem” plástico:
- Utilizar sacos de compras de pano ou de papel, que possam ser dobrados e não pesem na carteira;
- Evitar ao máximo adquirir produtos em embalagens de plástico, privilegiando a compra a granel…além de significar um acréscimo de qualidade…e de sustentabilidade…é muito mais económico!!!;
- Optar por roupa fabricada com materiais naturais e por comprar menos roupa, ou mesmo roupa em segunda mão;
- Preferir as formulações sólidas no que respeita a produtos de higiene pessoal. Além disso existem imensas possibilidades originais para adquirir produtos isentos de plástico, como escovas de dentes e cotonetes de bambu, fio dentário de cardamomo, esponjas naturais ou discos de algodão reutilizáveis.
Materiais em bambu:
A aquisição de produtos reutilizáveis pode parecer mais cara do que os descartáveis, mas lembre-se da longevidade dos produtos e compare…irá facilmente perceber que fica a ganhar em quase toda a linha!!!

Se ainda assim não está convencido, faça um pequeno exercício, e compare o preço de aquisição de alguns produtos a granel, com a sua aquisição em embalagens de plástico. Poupará imenso e ganhará claramente qualidade. Chás, café, frutas, verduras ou até a própria água são excelentes exemplos.
Muitas são também as empresas que já divulgaram estratégias destinadas à eliminação do plástico. Portanto, de que está à espera invista na sustentabilidade e ganhe na qualidade de vida!