Início Viagens As melhores Caves do vinho do Porto para visitar

As melhores Caves do vinho do Porto para visitar

Nas caves do vinho do Porto, são vários os aromas de vinho que são provados e várias as histórias que são conhecidas. Viaje no tempo até Vila Nova de Gaia.

908
0
Caves do Vinho do Porto
Caves do Vinho do Porto

O nome do vinho é o da bela cidade Invicta, porém a sua sede fica na margem oposta do Douro: Vila Nova de Gaia. Tratam-se das caves do vinho do Porto com centenas de anos, onde estão depositadas nelas imensas memórias e histórias. Nas visitas às caves, é possível perceber como é feito todo o processo das colheitas das uvas até chegar, finalmente, à elaboração dos vinhos que ainda passam por uma fase de repouso para atingirem o equilíbrio perfeito deste tão famoso símbolo português.

Com isto, a sua visita é imprescindível, pois para além de se deparar com a magia do vinho, pode-se entrar numa viagem no tempo. Descubra algumas das caves mais conhecidas:

A Cave Calém, sendo uma referência mundial, é uma das mais visitadas em Vila Nova de Gaia, encontrando-se muito perto da ponte D. Luís I. Ao acompanhar a realidade dos dias de hoje, a cave desenvolve uma forte componente tecnológica, dispondo assim de um inovador centro de visitas, de um mapa tridimensional da região do Douro e de um ecrã que transmite um filme 5D a explicar todo o processo de elaboração do vinho do Porto.

Para além disto, esta consegue unir dois dos símbolos portugueses – o vinho e o fado -, proporcionando assim a observação de espetáculos de fado, durante a degustação de vinhos, ao final da tarde.

Cave Calém
Cave Calém

Fundada por Adriano Ramos Pinto em 1880 e situada no Cais da Gaia, a Cave Ramos Pinto é caraterizada pela sua decoração que tem por base a Arte Nova. Esta é composta por um museu que se trata do antigo escritório do fundador e aqui, pode-se deixar levar pelo ambiente da imaginária viagem aos tempos passados.

Cave Ramos Pinto
Cave Ramos Pinto

É considerado um dos maiores armazéns de vinho do Porto, cujo o nome é Cockburn’s Port mas, é também considerada como uma das caves mais bonitas de Vila Nova de Gaia.

A renovação desta cave permitiu abrir um museu, algumas salas de provas de vinhos e também a entrada de público na tanoaria, onde é possível observar as limpezas diárias das pipas e também o repouso dos vinhos denominados como vintages.

Cockburn’s Port
Cockburn’s Port

Assim como a Cockburn’s, a Cave Ferreira também é considerada como uma das mais belas da cidade. Com a música clássica e as paredes repletas de fotografias antigas que retratam a vindima, durante o percurso pela cave, o ponto mais emblemático é o túnel que faz a ligação entre o patamar inferior e o superior. Nascida em 1751, esta cave é um símbolo vintage que proporciona, sempre, uma prova de vinhos no final de cada visita.

Cave Ferreira
Cave Ferreira

Sendo considerada a mais importante de Vila Pouca de Aguiar, a Cave de Sandeman convida os seus visitantes para um ambiente misterioso e, ao mesmo tempo, tradicional. Confundido com o zorro, Sandeman Don é a personagem que representa a marca que é considerada aquela com maior impacto internacional: um senhor vestido de preto com a típica capa académica e com um sombrero espanhol.

Para além disto, as visitas a esta cave são diferentes, uma vez que são guiadas por um guia que se “mascara” desta personagem que surgiu em 1928.

Cave de Sandeman
Cave de Sandeman

Estas são algumas das famosas Caves do vinho do Porto que se localizam no concelho de Vila Nova de Gaia, onde se entra com a curiosidade de conhecer, não só o vinho como a sua história. Mesmo não sendo um apreciador de um copo de vinho, estas merecem a sua visita, uma vez que lhe dão a conhecer, ainda mais, a cultura portuguesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here