VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

5 belíssimas aldeias de xisto para visitar na Serra da Freita

A Serra da Freita esconde várias aldeias de xisto que são algumas das mais típicas e genuínas de Portugal. Descubra as mais bonitas para visitar.

VxMag by VxMag
Abr 30, 2022
in Viagens
0
serra da freita aldeias de xisto

Aldeia da Pena

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Ponte de Pedrógão

7 estradas com algumas das paisagens mais bonitas de Portugal

Set 22, 2023
Edifícios mais estranhos de Portugal

Provavelmente, o edifício mais caricato de Portugal

Set 22, 2023
Parque Eduardo VII

7 belíssimos locais grátis para visitar em Lisboa

Set 21, 2023
aldeias mais bonitas de Portugal

7 vilas e aldeias medievais para descobrir em Portugal

Set 20, 2023

Nos últimos anos, a serra da Freita ganhou mais notoriedade e atraiu mais visitantes, graças aos Passadiços do Paiva. Mas a verdade é que, mesmo antes da sua construção, por aqui andavam muitos viajantes, à procura de alguns dos locais mais genuínos do nosso país, como as belíssimas aldeias de xisto, por exemplo.

A primeira a tornar-se mais conhecida foi Drave, que foi abandonada e depois redescoberta pelos escuteiros, que cuidam dela com dedicação. No entanto, existem outras aldeias de xisto que merecem destaque na região, pela sua grande beleza.

A verdade é que, apesar de nenhuma destas aldeias fazer parte da rede oficial das Aldeias do Xisto (que se concentram sobretudo na serra da Lousã e na serra do Açor), isso não quer dizer que estes locais sejam menos especiais ou menos merecedores de uma visita. Portanto, deixamos-lhe aqui as nossas sugestões:

1. Drave

locais para visitar na Serra da Freita
Drave (Rui Videira)

Esta é, talvez, a aldeia abandonada mais especial do nosso país. Encontra-se encaixada entre a serra da Freita e a serra de São Macário, e deslumbra todos os visitantes pela sua natureza intocada. Chegar aqui de carro é impossível: a melhor opção é seguir um trilho (o PR14 ARC) que parte de uma aldeia vizinha.

O caminho é um pouco exigente, mas a paisagem deslumbrante e a pequena lagoa que o esperam valem a pena. Drave foi “redescoberta” pelos escuteiros, que a tornaram numa das suas bases nacionais, e, por isso, não estranhe a quantidade de gente que por aqui pode encontrar em quase todas as alturas do ano.

2. Covas do Monte

Covas do Monte
Covas do Monte

Nesta aldeia, existem mais cabras que pessoas. Aqui, os habitantes e as cabras percorrem as ruas em xisto e vivem como viveriam há algumas décadas atrás, com os mesmos hábitos e o mesmo ritmo. O caminho para chegar à aldeia é sinuoso, mas de uma rara beleza.

Atravessa a serra de São Macário até chegar à serra da Freita, mas as vistas, o ar puro e a forte presença da tradição são uma excelente recompensa quando se chega a Covas do Monte, no município de São Pedro do Sul. Uma vez na aldeia, passeie pelas suas ruas, converse com os habitantes locais, e procure provar a gastronomia da região, para momentos muito bem passados.

3. Aldeia da Pena

aldeia da pena aldeias de xisto
Aldeia da Pena

Esta típica aldeia de xisto tem seis habitantes e dez casas de habitação, todas aninhadas no fundo do vale profundo da serra de São Macário. A localidade tem ganho mais destaque e atraído mais turistas nos últimos anos, graças ao seu sossego e beleza. Para aqui chegar, deve passar por São Pedro do Sul, pelo IP5, até chegar às proximidades desta aldeia que se confunde com a natureza.

À entrada, junto de um ribeiro de águas cristalinas, vai encontrar a Adega Típica Pena, também em xisto. Os carros não podem entrar na aldeia, o que ajuda a contribuir para a atmosfera de sossego, complementada pelo casario em xisto e ardósia que nos oferece um cenário único no mundo.

4. Meitriz

Meitriz
Meitriz

Encontra-se numa pequena curvatura do rio Paiva, que a separa da aldeia vizinha de Barco. Meitriz é um pequeno paraíso que conserva muitas das suas caraterísticas ancestrais, como as casas de xisto e lousa, que se espalham pelas ruas antigas, e os socalcos agrícolas, que complementam a paisagem de montanha e de rio. Não pode perder a praia fluvial da aldeia, pequena, mas muito agradável, especialmente em dias quentes.

5. Janarde

Janarde
Janarde

Esta é uma das aldeias mais típicas de Arouca e, por isso, é também uma das mais visitadas. Tem um casario de xisto, com as ruas e ruelas labirínticas a coexistirem em perfeita comunhão com o rio Paiva.

Muitas das casas começaram já a ser recuperadas, o que faz antever uma maior vida na aldeia num futuro próximo, com turistas e moradores a animarem as ruas. A partir de Janarde, é possível realizar o trilho pedestre PR5 – Livraria do Paiva, que lhe vai permitir descobrir a natureza circundante à aldeia.

Tags: aldeias de xistoserra da freita
VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nisa
História

História desconhecida de Portugal: os franceses que colonizaram o Alentejo no século XII

by VxMag
Set 23, 2023
0

Portugal é um país com uma história rica e diversificada, que remonta à pré-história e que foi influenciado por vários...

Read more
Hall de entrada moderno

7 ideias de decoração para um hall de entrada moderno

Set 23, 2023
Manjericão

Manjericão: guia completo para plantar e cuidar desta erva aromática

Set 23, 2023
decoração de salas minimalistas e modernas

7 dicas de decoração para ter uma sala moderna e minimalista

Set 23, 2023
decoração de casas de banho pequenas e modernas

7 ideias de decoração para casas de banho pequenas e modernas

Set 22, 2023
Peónias

Peónias: guia completo para plantar e cuidar destas belas flores

Set 22, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine