A Noruega sempre despertou a curiosidade do resto do mundo pela sua elevada qualidade de vida. Mas não é apenas isso que este país nórdico tem para oferecer. Há muito para visitar na Noruega e, apesar de esta ser famosa pelos seus magníficos fiordes, estes não são a sua única atracção turística: belas cidades, monumentos, museus, palácios, pequenas aldeias paradisíacas encravadas no fundo de montanhas, parques naturais, vales esculpidos pelo gelo e… a fantástica Aurora Boreal, também chamada de Luzes do Norte, que pode ser vista em algumas zonas da Noruega durante certos períodos de tempo.
A Noruega faz parte da Escandinávia, pátria dos famosos Vikings, e que hoje inclui diversos países independentes com a Islândia, a Suécia, a Dinamarca e a Finlândia. Portugal mantém intensos contactos comerciais e culturais com esta região desde há séculos (não é por acaso que é nestes mares onde vive o nosso famoso bacalhau).
Se a sua única experiência com a Noruega se resume a comer bacalhau, talvez não valha a pena ler este artigo… mas se pretende visitar um dos mais belos países da Europa, então vale mesmo a pena seguir as nossas dicas e construir o seu roteiro de viagem. Descubra 15 fantásticos locais para visitar na Noruega.
1. Oslo

Oslo é uma das cidades que mais cresce na Europa, com uma população aproximada de 700.000 habitantes e novos bairros com arquitectura atraente que se revela por toda as partes. A maior cidade da Noruega vem transformando-se rapidamente num centro cosmopolita e destaca-se pela abundância de museus, restaurantes e arte de nível internacional. O diferencial do desenvolvimento está no fato de que foi mantida a atmosfera relaxada, própria das pequenas cidades.
A cidade encontra-se situada ente o Oslofjord e centenas de quilómetros quadrados de colinas cobertas por florestas onde prevalecem as paisagens verdes. O centro da cidade é compacto e propicia a mobilidade a pé ou de bicicleta, enquanto também facilita a utilização eficiente do sistema de transporte público, permitindo que toda a cidade seja acessível sem a necessidade de um automóvel.
Capital da Noruega desde 1814, Oslo é a sede do governo norueguês e da família real. A cidade também reúne algumas das maiores instituições culturais do país, que incluem a Ópera & Ballet da Noruega, o Teatro Nacional e o Museu Nacional de Arte e Design, promovendo exibições de arte, eventos de ópera e espectáculos teatrais.
2. Trolltunga

Trolltunga é um dos penhascos mais espectaculares da Noruega. Trolltunga está situado a cerca de 1100 metros acima do nível do mar, pairando a 700 metros acima do lago Ringedalsvatnet. A visão é de tirar o fôlego. A caminhada começa em Skjeggedal e atravessa as altas montanhas, levando cerca de 10 a 12 horas (27,5 km no total para Trolltunga e retorno) e a subida é de cerca de 1000 metros.
É uma caminhada longa e exigente. O trilho é marcada a partir do estacionamento em Skjeggedal. Ao longo do trilho há sinais que mostram a distância que falta até chegar a Trolltunga. Geralmente, é possível realizar a caminha a partir de meados de Junho, dependendo de quando a neve derrete nas montanhas. Normalmente, pode caminhar-se até Trolltunga até meados de Setembro.
Atenção: não realize este trilho durante o Inverno devido ao elevado risco de ficar preso na neve. Todas as actividades baseadas na natureza são da sua responsabilidade. Você vai precisar de botas de caminhada resistentes, traga roupas extra quentes, roupas de chuva e esteja preparado para o mau tempo.
Traga mapa e bússola, muito para comer e beber, uma tocha e um simples kit de primeiros socorros. O tempo nas montanhas altas pode mudar rapidamente e por isso convém verificar a previsão mais recente do tempo antes de ir para Trolltunga. Não caminhe para Trolltunga com fortes ventos, chuva forte ou neblina.
3. Geirangerfjord

Um fiorde de azul profundo, que integra a lista de patrimónios mundiais da UNESCO, o Geirangerfjord é uma obra da natureza, onde majestosos picos nevados, cascatas intocadas e campos verdejantes compõem a moldura de um cenário exuberante. Só mesmo os muito distraídos não se impressionam com esta criação magnífica da Mãe Natureza, marcada pela harmoniosa presença humana nos pequenos povoados que ocupam os pés das montanhas e margens do fiorde.
Nas encostas das montanhas, o visual impressiona pelas enormes cascatas, que fazem um tremendo barulho. Destacam-se a famosa De syv søstrene (“as Sete Irmãs”), Friaren (“o Pretendente”) e Brudesløret (“o Véu da Noiva”). Enquanto rasgam os penhascos em grandes quedas‐as cascatas levantam véus de neblina, cuja missão parece ser criar‐um espectáculo contínuo de arco-íris para a o seu deleite e encantamento.
As paisagem única da região formou-se durante a última Era do Gelo, quando glaciares esculpiram os fiordes profundos e desenharam as altas montanhas – e não é uma coincidência que o fiorde Geirangerfjorden hoje apareça na lista dos lugares mais espectaculares do planeta.
4. Undredal

Undredal é uma aldeia que está situada no final de um majestoso fiorde. A principal atracção é a sua pequena igreja de madeira, bem como o famoso queijo de cabra tradicionalmente preparado pelos habitantes locais. Antigamente era acessível apenas por barco, mas agora a aldeia está conectada à rede rodoviária norueguesa. Com apenas 100 habitantes (mas com 500 cabras!), casinhas coloridas e cercado por uma natureza de tirar o fôlego, é sem dúvidas um lugar para entrar na lista de “visitar antes de morrer”.
Visitar Unredal é entrar num mundo completamente diferente. A pequena aldeia não tem muito para ver, à excepção da sua Igreja, considerada a mais pequena de toda a Escandinávia, mas a paisagem deslumbrante, o fiorde e as tradições locais fazem desta pequena aldeia um destino turístico obrigatório na Noruega para quem procura paz e sossego.
5. Bleik

Bleik é um dos melhores pontos para observar as auroras boreais também conhecidas como “Northern Lights”. Não podes deixar passar esta oportunidade! A aurora boreal é um dos fenómenos mais deslumbrantes da Natureza. Este fenómeno acontece em virtude do choque produzido por partículas de vento solar no perímetro magnético terrestre. Geralmente estas luzes manifestam-se nos períodos que vão de Setembro a Outubro e de Março a Abril.
Apesar da beleza natural deste processo, ele pode ser igualmente reproduzido através de explosões nucleares ou em pesquisas laboratoriais. A Aurora Boreal pode se expressar de diversas formas – sob a aparência de pontos de luz, como faixas horizontais ou pequenos círculos luminosos -, embora estejam constantemente ajustados à linha do campo magnético do Planeta.
Em Bleik, além de poder observar a aurora boreal, pode ainda aventurar-se num safari para observar os papagaios-do-mar ou as baleias no seu habitat natural. Bleik é conhecido por proteger a maior colónia de papagaios-do-mar na Noruega! Siga o caminho costeiro de Bleik e passeie pelas colinas, montanhas e rochas que formam o litoral entre Stave e Bleik via Måtinden. Esta caminhada demora entre 5 e 6 horas.
6. Flam

Todos os anos, milhares de visitantes chegam a Flåm, seja pela ferrovia Flåmsbana Railway, pedalando por Rallarvegen ou explorando as montanhas e paisagens exuberantes desta pequena localidade. Nas margens mais isoladas do fiorde Aurlandsfjord, cercado por montanhas escarpadas, poderosas cascatas e vales estreitos, você encontra a pequena aldeia de Flåm. Excelentes condições de transporte viabilizam o acesso a Flåm de comboio, barco, autocarro ou automóvel e, nos meses de primavera e verão, você encontra enormes navios de cruzeiro deslizando pelo Sognefjord rumo ao porto de Flåm.
A Ferrovia de Flåm foi reconhecida como a viagem de comboio mais incrível do mundo pela publicação Lonely Planet em 2014. A viagem leva-o pelo topo das montanhas e, durante o trajecto de 20 quilómetros, o visual reúne rios que atravessam desfiladeiros profundos, cumes nevados e fazendas nos pés das montanhas. Saindo de Flåm, poderá participar de várias caminhadas de montanha e explorar as paisagens mágicas do Aurlandsfjord e Nærøyfjord.
A partir de Flåm você encontra várias possibilidades para caminhadas nas montanhas da região bem como para explorar o Aurlandsfjord e o Nærøyfjord. O fiorde Nærøyfjord, que integra a restrita lista de Patrimónios Mundiais da UNESCO, é o fiorde mais estreito do mundo, com apenas 250 metros em sua passagem mais apertada com montanhas projectando-se sobre as suas tranquilas águas.
7. Fredrikstad

Fredrikstad é uma cidade acolhedora com profundas raízes históricas. É uma das cidades fortaleza mais bem preservada da Escandinávia. O calor é frequentemente usado como uma palavra-chave quando os noruegueses são convidados a descrever Fredrikstad. Refere-se principalmente aos habitantes, que são conhecidos por ser amigáveis, abertos e com humor. Falando em calor, as ilhas Hvaler, localizadas nos arredores de Fredrikstad, são a área mais ensolarada da Noruega.
As ilhas são um destino de férias incrivelmente popular e é altamente recomendável para aqueles que estão interessados em férias relaxantes com pesca, banhos, remo e vela, banhos de sol em rochas de granito polido, refeições num ambiente panorâmico e explorar o belo Parque Nacional Ytre Hvaler.
A cidade velha de Fredrikstad é muito visitada, pois é uma das cidades fortificadas melhor preservadas da região nórdica. A cidade fortificada foi fundada em 1567 pelo rei Frederik II e foi construída de acordo com modelos arquitectónicos holandeses, com grandes fossas cheias de água e altas muralhas terrestres. Aqui você pode visitar a maior exposição da história da ferrovia na Escandinávia, e não perca a própria miniatura em escala da cidade de “Gamlebyen” – a cidade fortificada. Tudo está nos detalhes!
8. Nusfjord

Bem-vindo a uma autêntica vila de pescadores. Nusfjord é uma das vilas de pescadores mais antigas e melhor preservadas da Noruega, um verdadeiro monumento industrial, técnico e cultural que representa mais de dois séculos de pesca e exportação de peixes.
Descubra a sua história através dos edifícios preservados e da sua atmosfera única. Também pode visitar Ramberg, uma bela vila localizada no município de Nordland. As caminhadas ao redor de Nusfjord são excepcionais! Pode seguir diferentes trilhos e ir recolhendo bagas selvagens ao longo do caminho. Os hotéis da área geralmente oferecem barcos para explorar a baía. Também pode praticar mergulho e snorkel!
9. Ilhas Lofoten

O arquipélago de Lofoten está localizado nas turbulentas águas do Mar da Noruega, bem acima do Círculo Árctico. Este raro paraíso natural é cercado por visuais impactantes, com montanhas majestosas, fiordes profundos, colónias de pássaros e longas praias, perfeitas para o surf. Se procura experiências naturais inesquecíveis, não se irá decepcionar com Lofoten.
A diversidade de paisagens na região proporciona condições ideais para caminhadas de montanha, esqui, pesca, rafting marítimo e mergulho. Lofoten destaca-se como um dos melhores destinos para surfistas na Noruega e é um dos locais de surf com localização mais sententrional do mundo.
Lofoten apresenta uma forte conexão com o passado histórico dos Vikings e no Museu Viking de Lofoten poderá conhecer a vida real nos tempos da Era Viking. Em Borg, arqueólogos revelaram a maior construção de casa longa da Era Viking encontrada na região. A casa estende-se por 83 metros e foi reconstruída como um museu-vivo.
Por causa do calor da Corrente do Golfo, apresenta um clima ameno em comparação a outras partes do mundo situadas na mesma latitude. Entre fins de Maio e meados de Julho você poderá encantar-se com o fenómeno do sol da meia noite. De Setembro até meados de Abril, o espectáculo fica por conta das auroras boreais.
10. Stavanger

Paisagens de tirar o fôlego com belos fiordes, montanhas e longas praias de areia branca. Já reconhecida como a Capital Europeia da Cultura, Stavanger reúne uma impressionante variedade de museus e eventos culturais. A Região de Stavanger destaca-se pelas muitas atracções cénicas, entre elas o fiorde Lysefjord, a praia de Sola beach e o mundialmente famoso Preikestolen (“a Rocha do Púlpito”). Preikestolen está localizado a 604 metros acima do nível do mar, sendo a atracção mais visitada no condado de Rogaland. A publicação Lonely Planet reconheceu a atracção como o melhor visual panorâmico do mundo.
Stavanger é uma cidade universitária e abriga muitas instituições de ensino superior e pesquisa. Esta qualidade reflecte-se na animada atmosfera urbana da cidade e na grande variedade de oportunidades para compra e experiências gastronómicas. Em 2008, a Região de Stavanger e Sandnes foi reconhecida como a Capital Europeia da Cultura, confirmando sua variedade de eventos e actividades culturais.
O Festival Gastronómico de Gladmat, que normalmente acontece no final de Julho, é um grande acontecimento na região, atraindo cerca de 250.000 visitantes todos os anos. O centro da cidade de Stavanger é bem compacto, o que torna fácil o acesso à maioria das atracções a pé.
O centro histórico de Stavanger reúne um dos casarios de madeira mais bem preservados da Europa, consistindo de mais de 170 casas de madeiras brancas. Ao longo da caminhada pela cidade poderá conhecer alguns dos muitos museus, como o Museu Norueguês do Petróleo, O Museu de Belas Artes de Stavanger e o Museu Norueguês de Enlatados.
11. Igreja de Urnes Stave

A Igreja de Urnes Stave, a mais antiga das igrejas portuguesas da Noruega, está incluída na Lista do Património Mundial da UNESCO. Foi construída em torno de 1130 dC, mas as esculturas distintivas no portal norte são de uma igreja ainda mais antiga. As amostras tiradas das madeiras de base mostram que a madeira foi derrubada entre 1129 e 1131. Além da igreja actual, houve duas outras igrejas no mesmo local. A última delas foi construída na segunda metade do século 11.
Partes deste edifício foram incorporadas na igreja actual: um portal, tábuas exteriores e madeiras de suporte, decoradas com esculturas soberbas que foram designadas como estilo Urnes. As igrejas do madeira são únicas e são a contribuição mais importante da Noruega para a arquitectura mundial. A Igreja Urnes Stave, que pertence à Sociedade para a Preservação dos Monumentos Antigos da Noruega, foi adicionada à Lista do Património Mundial em 1980.
12. Reinebringen

O Monte Reinebringen é uma montanha de 448 metros de altura, localizado próximo às ilhas Lofoten, na Noruega, e que apresenta uma vista fantástica do local. O cume da montanha oferece uma das mais lindas vistas da região das Ilhas Lofoten e da sua baía, além das montanhas circundantes que forma um cenário espectacular.
Reine é uma vila de pescadores do município de Moskenes, localizado na ilha de Moskenesoya, no arquipélago de Lofoten, acima do Círculo Polar Árctico. O cume é acessível através de uma trilha a partir de Reinebringen. A caminhada começa como um caminho lamacento através da floresta de vidoeiro, depois inicia a parte mais sinuosa, com subida íngreme entre as rochas escarpadas. É recomendado que se espere por um ou dois dias secos consecutivos para fazer esta caminhada, que leva aproximadamente 4 horas ida e volta.
13. Senja

Senja é a segunda maior ilha da Noruega em área, depois de Hinnøya. Fica na linha costeira do condado de Troms, sendo Finnsnes a cidade mais próxima. Está ligada ao continente mediante a ponte Gisund. Tem 1586,3 km² e em 2008 contava 7782 habitantes. Senja está localizada numa faixa de transição entre as culturas norueguesa e lapã.
Na ilha fica o Parque Nacional de Ånderdalen, algumas comunidades pesqueiras tradicionais e o maior troll do mundo; Senja Trollet (o Troll de Senja). O município de Tranøy, no sul da ilha, conta com vários pequenos museus que documentam a história local.
As montanhosas costas norte e oeste não estão protegidas do mar aberto; nelas se alojam algumas aldeias piscatórias (como Gryllefjord ou Husøy), podendo encontrar-se também algumas terras baixas. As costas este e sul são de clima mais temperado e montanhas mais suaves, bosques, rios e algumas terras agrícolas.
A ilha de Senja já se chamou a “Noruega em miniatura”, pela diversidade de paisagens da ilha que reflectem a natureza da Noruega. As comunas de Senja são Lenvik (parte da qual no continente), Berg, Torsken, e Tranøy.
14. Trollstigen

A Rota Turística Nacional de Trollstigen compreende um roteiro de 106 quilómetros de estrada em território de Natureza abundante na porção ocidental da Noruega, com vistas impressionantes de montanhas escarpadas, cascatas, fiordes profundos e vales verdejantes.
A estrada da montanha Trollstigen destaca-se pelo terreno íngreme (com inclinação de 9 por cento) e sobretudo pelas 11 curvas acentuadas que desenham o seu curso, serpenteando as encostas. Montanhas imponentes circundam a estrada. Nomes como Kongen (o Rei), Dronningen (a Rainha) e Bispen (o Bispo) confirmam a sua imponência.
Trollstigen tem atraído turistas desde a abertura da estrada em 1936. A possibilidade de conduzir um automóvel pela área íngreme entre Trollstigfoten e Stigerøra deve-se ao feito de habilidosos engenheiros e construtores. Ørnevegen (“a Estrada da Águia”) é o nome dado ao trecho mais acidentado da estrada, que cobre o trajecto de subida com origem em Geiranger e destino em Eidsdal, na rodovia Fv63, numa altitude de 620 metros acima do nível do mar.
Em Ørnesvingen você poderá apreciar o magnífico panorama sobre Geiranger, o Geirangerfjord, a cascata “De syv søstrene” (as Sete Irmãs) e a fazenda alpina em Knivsflå, além do fiorde mais famoso do mundo – o Geirangerfjorden, que integra a Lista de Patrimónios Mundiais da UNESCO.
15. Tromsø

Tromsø é o lugar ideal para avistar as auroras boreais e oferece a combinação perfeita entre actividades ao ar livre, uma vida nocturna agitada além de muitas oportunidades para saborear a comida local. Esta moderna cidade do Árctico é um lugar onde natureza e cultura andam lado-a-lado. Aqui você encontrará atracções que incluem um aquário, vários museus e o jardim botânico mais setentrional do mundo. É também um lugar ideal para a observação do fenómeno das auroras boreais.
Tromsø encontra-se situada a 350 quilómetros norte do Círculo Árctico e é a maior cidade na Região Norte da Noruega. A cidade é um destino popular para pessoas ansiosas para conhecer o fenómeno das auroras boreais, que acontece num período que estende-se de Setembro até Março. Entretanto, as probabilidades de encontrar as auroras boreais dependem de factores que tornam o espectáculo difícil de prever, como formação de nuvens e a intensidade da actividade solar.
De 20 de Maio a 20 de Julho o sol da meia noite brilha nos céus e permite a realização de várias actividades durante todas as 24 horas do dia. Em geral, o clima em Tromsø é ameno para uma localidade tão próxima ao Árctico, o que se deve a sua localização costeira e aos efeitos de aquecimento da Corrente do Golfo.
Comments 1